Inbound Marketing ainda faz Sentido? Por que eu Devo Fazer?

Por | fevereiro 21, 2019

Quando alguém te pergunta uma referência sobre propaganda…

… qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Inbound marketing?

“Inbound o que?”

Essa pergunta pode estar passando na sua mente agora.

E se está, saiba que você está um tanto quanto preso no passado.

Mas não tem problema, você está no lugar certo para conhecer o que precisa sobre inbound marketing.

Hoje, você vai entender que deve usá-lo em seus projetos profissionais.

O Inbound marketing é um conceito que tem caminhado com a era digital que vivemos nessa virada de século.

E tem sido muito utilizado pelas empresas que perceberam a importância do marketing de conteúdo.

Se na forma tradicional das empresas se promoverem elas iam até o cliente, com propagandas nos meios de comunicação, o inbound marketing cria o conteúdo e faz com que o cliente vá até a sua marca para conhecê-la, através da internet.

Genial, certo?

Então continue a leitura, e descubra nas próximas linhas como você pode aplicar o inbound marketing também.

Por que o inbound marketing faz sentido?

Bem, vamos a um exemplo prático do porquê faz muito sentido apostar no inbound marketing hoje.

Lembra quando você assistia a algum programa na televisão, filme ou novela e, de repente, o conteúdo em que você estava desfrutando era interrompido por um bloco de comerciais, onde empresas buscavam chamar atenção para os seus produtos?

Os mais antigos chamam esse bloco de “reclame”, o que já mostra a conotação de invasão que essas propagandas geravam.

Hoje em dia, até mesmo o YouTube tem utilizado essa forma um tanto quanto invasiva das marcas se promoveram.

anuncio no youtube

A princípio, com propagandas antes dos vídeos, ou com outras em meio a vídeos mais longos.

E convenhamos… o botão “Pular Anúncio” não é tão tentador?

Inbound marketing: a fórmula da atração

Muitas pessoas chamam o método inbound marketing de “Marketing da Atração”.

O primeiro fato que torna o inbound marketing uma estratégia muito poderosa é que:

não importa se a sua empresa está há anos no mercado, se começou ontem ou se ela é de pequeno, médio, grande porte… você consegue usar o inbound marketing de qualquer jeito.

Quando você usa essa estratégia de atração de público, você atrai as pessoas certas para a sua oferta.

Que são as já que estarão com a mentalidade mais alinhada para bater o martelo e fechar o negócio contigo.

De acordo com a maior pesquisa de marketing de conteúdo do Brasil, em 2018, a Content Trends, as empresas que utilizam o método inbound marketing têm 2,6x mais visitas que as empresa que não utilizam-se do método.

E o melhor é que além de atrair mais visitas, esse público também é mais qualificado.

E isso aumenta muito as possibilidades de vender mais para a sua audiência.

Mas, além disso, o inbound marketing tem muitos outros fatores positivos, como:

  • Estabelecer um melhor relacionamento com os seus clientes;
  • Aumentar o poder de persuasão da empresa;
  • Encurtar o ciclo de vendas, gerando uma maior dinamização;
  • Diminuir custos;
  • Aumentar o ticket médio, mensurando resultados em tempo real.

A transição entre o marketing tradicional para o inbound marketing

inbound marketing nerd rico

A partir do momento em que você tem o entendimento da importância do inbound marketing para a sua empresa, precisará, então, remodelar seu marketing para para utilizar essa estratégia de atração.

Primeiramente, essa será a hora de você mudar a sua mentalidade, bem como a de quem tiver ao seu lado no seu negócio, para que a empresa, em conjunto, chegue à conclusão de como gerará valor em torno da sua marca.

Para isso, é importante que você conheça o seu público e os seus gostos, assim você sabe qual tipo de conteúdo pode atraí-lo de maneira instantânea.

Se o seu público é mais leitor, você pode criar conteúdos de textos, utilizando blogs ou e-books gratuitos que falem sobre temas relacionados com seus produtos e serviços.

Apresente, de forma natural, os benefícios da sua marca em relação ao tema abordado.

Se o seu público for mais ouvinte, podcasts online, ou disponíveis para download, são muito bons para engajar o seu público.

Se o seu público for mais visual, conteúdos em vídeos em plataformas como o YouTube são muito relevantes para a sua empresa.

O importante é que, independentemente da forma com a qual a sua empresa utilizará o inbound marketing, o conteúdo precisa sempre remeter aos benefícios da sua marca de forma natural e suave, atendendo as preferências do público em questão.

A Aplicação do Inbound Marketing

A partir do momento em que você já sabe a ferramenta que irá usar para atração do seu público, você terá que passar pelo derradeiro processo de aplicação.

Para isso, você precisa entender que o inbound marketing passa por três etapas:

  1. atração, conversão;
  2. venda;
  3. encantamento.

1. Atração

Nesse momento você chama atenção, sabendo quem são as pessoas que se interessarão no seu conteúdo, para então criar uma lista de contatos (leads) qualificados, ou seja, pessoas interessadas nos assuntos que a sua marca aborda.

2. Conversão

A partir do momento em que você sabe quem possui o interesse no conteúdo promovido pela sua empresa, precisará converter aquele lead em um comprador, principal objetivo de qualquer negócio se preze.

Para que isso aconteça, você precisa estreitar relacionamento com eles. E, nesse caso, ele precisa de algo em troca para firmar essa relação.

Por isso é necessário nutrir essa lista de contatos com conteúdo relevante.

Um conteúdo que, ao mesmo tempo que informa as pessoas sobre aquilo que querem saber, gera também autoridade para a sua marca.

Depois disso, é necessário levar esses contatos já nutridos para uma oferta.

A oferta vai ser a “cereja do bolo” na jornada de compra dos seus contatos. É quando um lead se torna, de fato, um comprador.

Nesse sentido, as landing pages são muito interessantes na extensão do inbound marketing.

3. Encantamento

É a hora de tocar as mãos e bater o martelo.

Mas a sua relação com o seu público não acaba aí.

Você precisa manter contato com o seu cliente.

Faça por meio de um sistema pós-venda que o mantenha sempre quente e envolvido às suas novidades.

isso gerará a melhor reputação possível para a sua empresa.

Esteja sempre presente para tirar as dúvidas de seus compradores e dê suporte.

A ideia é literalmente encantar seus clientes, para que eles se fidelizem à sua marca.

Nerd Rico e o Inbound Marketing

Jovem nerd e nerd rico
Nerd Rico com Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd

O inbound marketing é uma das estratégias de marketing mais poderosas que uma empresa pode usar hoje em dia.

Baseada em marketing de atração, ela foca em gerar conteúdo de qualidade, que seja relevante a temas que se relacionam com aquilo o que a sua empresa oferta no mercado.

Porque isso é poderoso?

Simplesmente porque é o consumidor que tem todo pode de informação em suas mãos hoje em dia.

Por exemplo: já percebeu que atualmente, antes de fazer qualquer compra (mesmo em uma loja física), as pessoas fazem uma pesquisa no Google primeiro para se informar?

Inbound marketing, sem dúvida nenhuma, pode levar o seu negócio para um nível acima.

E se você focar no seu projeto usando essa estratégia, quem sabe poderá ser um nerd rico também…

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