Topo de Funil – Tipo de Conteúdo para produzir e Formatos.

By | setembro 23, 2020
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Topo de Funil é o primeiro estágio de um Funil de vendas, ou fase de atração. Aqui nesta etapa se concentra a maior parte de potenciais clientes.

A fase de atração ou ToFu (Top of the Funnel) é onde se concentra a maior parte dos seus potenciais clientes. Ele é considerado como a fase de conscientização, uma vez que o público do Topo do Funil já identificou que possui um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo.

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Fases de um Funil

O objetivo do conteúdo para o Topo do Funil é “educar” o público, para que possam se tornar clientes no futuro.

Produzir conteúdo para Topo de Funil pode ser um grande desafio para muitas empresas e negócios. A produção de conteúdo para Topo de Funil deve ser constante e sempre com o objetivo de ajudar o potencial cliente a resolver algum problema.

Falar de vendas e de produtos no conteúdo para Topo de Funil, pode espantar e afastar os potenciais clientes que estão interagindo em seu negócio, seja através do seu blog, canal no YouTube ou Redes Sociais.

Pois a maior parte das pessoas que acessam seu conteúdo, buscam por soluções de problemas e a princípio ainda não estão prontas pra comprar qualquer tipo de produto.

A maior parte dessas pessoas são as pessoas que se encontram no Topo do Funil.

Usando um Funil para representar a Jornada de Compra do Cliente e dividindo esse Funil em 3 partes, você pode observar que o Topo do Funil, sempre será a parte mais larga das 3, por isso, no Topo, o volume de pessoas é maior.

O que é o Topo de Funil

O Topo de Funil, ou fase de aprendizado e descoberta, é a fase onde se concentram os visitantes do seu blog, redes sociais ou canal no YouTube e também onde se concentram os seus leads.

Por ser a parte mais larga do Funil de Vendas, nesta fase o objetivo do conteúdo, deve ser solucionar problemas e despertar a curiosidade do público para ler mais sobre o assunto e consumir mais do seu conteúdo.

O objetivo do conteúdo do Topo do Funil, deve ser direcionar o público do Topo para o Meio e do Meio para o Fundo, por meio de relacionamento.

O Topo do Funil é a etapa em que os potenciais clientes tem o primeiro contato com a empresa e vale lembrar aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”.

A primeira impressão que o público deve ter ao se deparar com sua empresa na internet deve ser positiva. O público deve ter a impressão que o seu objetivo deverá ser gerar valor e ajudar solucionar problemas.

E realmente deve ser! Ao menos para as pessoas que estão no Topo do Funil.

Por ser a fase de “aprendizado e descoberta”, o Topo do Funil representa uma oportunidade de você mostrar para as pessoas problemas que talvez elas nem sabiam que tinham. Dessa forma, elas se interessam e você pode educá-las com conteúdo para a solução do problema.

Pense por um momento, quanto mais pessoas você colocar no Topo do Funil, mais pessoas chegaram ao Fundo do Funil, logo você terá mais vendas.

Tipos de Conteúdo para Topo de Funil

Os melhores tipos de conteúdo para Topo de Funil, devem ser conteúdos mais generalizados, com linguagem clara e de fácil acesso.

O conteúdo do Topo de Funil deve fazer com que a persona do seu negócio descubra que tem um problema que deve ser resolvido, ou descubra mais problemas que nem sabia que tinha que deverão ser resolvidos.

Por isso, o conteúdo do Topo de Funil, deve ser de fácil acesso para receber um grande volume de pessoas curiosas, que não conhecem muito sobre um determinado assunto.

O conteúdo deve ser claro e objetivo para tirar dúvidas e curiosidades das pessoas sobre determinado assunto e solucionar problemas.

Evite vender, divulgando diretamente seus produtos e sua empresa no conteúdo que você está entregando.

O conteúdo para Topo de Funil é essencial no processo de geração de Leads, fazendo com que o visitante avance mais um estágio em relação à compra. Com conteúdo de qualidade, aos poucos você consegue fidelizar os visitantes e engajá-los com seu conteúdo.

Conteúdo para Topo de Funil – Formatos

O objetivo do conteúdo de qualidade, deve ser atrair leads qualificadas, ou seja, leads que tem mais chance de chegar no fundo de Funil e se tornar um cliente.

Alerta: Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo é importante entender se o conteúdo que você irá produzir atende e soluciona as dores e resolve os problemas da sua persona.

Redes Sociais

Produzir conteúdo para as mídias sociais, tais como Facebook, YouTube, Instagram, dentre outros é uma ótima oportunidade para despertar a curiosidade dos potenciais clientes. Por concentrar a maior parte do público da internet, nas Redes Sociais é possível encontrar diferentes tipos de públicos.

Existem vários formatos de conteúdo que você pode entregar nas Redes Sociais, por exemplo:

Artigos no seu feed, posts com dicas em formato de carrossel, vídeos, lives, stories entre outros.

Todo conteúdo de Topo de Funil, deve ser entregue com o objetivo de ajudar o cliente na solução de um problema.

Posts de blogs 

Os posts em um blog são um formato de conteúdo para usuários em todos os estágios do Funil.

Os posts devem ser de fácil acesso para qualquer visitante e as informações devem despertar a curiosidade do leitor de saber mais sobre o assunto.

Ao trabalhar com posts de blog você pode criar artigos e guias completos sobre um determinado assunto, além de poder personalizar os posts, com cores, imagens, infográficos, dentre outras coisas.

Email Marketing

O Email Marketing pode ser usado em qualquer etapa do Funil de vendas. O que vai diferenciar, vai ser o conteúdo que você entrega para as pessoas em diferentes etapas do Funil.

O melhor do email marketing é que você pode ter uma comunicação personalizada e mais pessoal com os potenciais clientes do seu negócio.

Existem vários tipos de conteúdo que você deve entregar por email marketing, entre eles, são: Dicas exclusivas sobre determinado assunto, ebooks, recompensas, presentes, convites para Webinários, entre outros.

Essas são os formatos de conteúdo mais comum para o ToFu. E você, o que acha do Topo do Funil? Quais formatos de conteúdo você utiliza? Compartilhe com a gente nos comentários.

Forte Abraço,

Que a Força Nerd Esteja com Você

P.S:

Este artigo, é o primeiro da série sobre: Conteúdos para cada etapa do Funil de Vendas. Nas próximas semanas, estaremos postando mais sobre Conteúdo para o Meio do Funil de Vendas e Conteúdo para o Fundo do Funil de Vendas.

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