Como vencer o bloqueio criativo para produzir conteúdo!

By | agosto 31, 2020
bloqueio criativo

Se na hora de escrever um email pra sua lista, produzir artigo para o seu blog, ou até mesmo um roteiro de vídeo, você fica travado, sem saber por onde começar em frente a página em branco, então você passa pelo bloqueio criativo.

O bloqueio criativo é o maior inimigo de quem trabalha com redação e produção de conteúdo. E se você tem que escrever conteúdos pra sua lista, para seu blog ou seu canal no YouTube é provável que você já teve de enfrentá-lo.

O que conhecemos hoje em dia como “bloqueio criativo”, em 1974 era chamado de writer’s block, termo criado pelo psiquiatra austríaco Edmund Bergler que estudava por que alguns escritores e artistas tinham dificuldade em produzir.

O bloqueio criativo não está limitado a apenas a escrita, criação de vídeos, ou conteúdo para mídias sociais, ele está sempre conosco em outras atividades do nosso dia a dia, basta uma análise atenta para descobrir.

Apesar de ser algo muito comum, as causas de um bloqueio criativo são muitas. Essas causas vão desde excesso de informação até problemas emocionais.

O bloqueio criativo não é algo de outro mundo e nem um bicho de 7 cabeças.

Bloqueio criativo pode ser consequência de algo que não vai bem com o seu corpo ou a sua mente, mas nada demais que você precise se preocupar.

E para ajudar solucionar esse problema de bloqueio criativo, vou listar aqui neste artigo alguns motivos que causam o bloqueio:

O primeiro motivo é a …

Procrastinação

A procrastinação normalmente vem antes do bloqueio criativo.

Adiar a produção de conteúdo e novas ideias pode matar sua criatividade. 

A procrastinação não é um problema de gestão de tempo, mas uma resposta emocional para evitar fazer algo desconfortável e fazer algo que traga uma sensação boa e temporária.

Isso significa que é melhor ver um filme ou série do que dedicar 1 hora ou mais de trabalho que exige mais esforço mental e mais energia.

Entre produzir conteúdo e tirar um tempo de lazer, a tendência é que você prefira a segunda opção.

Aqui, a solução para a procrastinação é começar a produzir. O que você precisa é ter ideias criativas de conteúdo e ritmo para escrever durante um mínimo de tempo sem interrupções sobre aquela ideia antes que ela desapareça da sua mente.

O segundo motivo que causa o bloqueio criativo é…

A paralisia do perfeccionismo

Se você acha que vai ter as melhores ideias de primeira … Eu preciso te alertar: as melhores ideias surgem do nada, de repente.

Por exemplo, um método que eu uso para começar a escrever quando eu to sem ideias é: Escrevendo.

Sim, exatamente, eu começo a escrever sobre qualquer coisa aleatória e quando meu cérebro entra num ritmo acelerado de escrita então as melhores ideias surgem.

Aqui o importante é começar. Você já ouviu falar que feito é melhor que perfeito né.

E seguir um ritmo constante te ajudará a desenvolver as melhores ideias, seja para gravar um vídeo ou escrever.

Em um vídeo se você errou uma frase, não é aconselhável você parar de gravar e começar de novo, vá até o final e depois regrave para não perder a nuvem de ideias na sua mente.

Para escrever, mantenha um ritmo constante, se errou na gramática e esqueceu a acentuação ou vírgulas, termine de escrever e depois revise e corrija os pequenos erros.

Assim como existe a paralisia do perfeccionismo existe também a paralisia do excesso, que é o próximo motivo que vamos falar.

A paralisia do excesso

Excesso de informação pode ser fatal para sua criatividade. Parece estranho e contra intuitivo, mas muitas ideias podem te deixar paralisado sobre como e por onde começar.

O excesso de informação pode inclusive te atrapalhar na hora de escrever ou produzir conteúdo, pois pode acontecer de as informações se desconectarem.

Para isso é importante organizar suas ideias e selecionar quais estão mais coerentes e quais fazem mais sentido sobre o que você está escrevendo.

Distração

Talvez você seja um pouco assim como eu. Em ambientes que tem muito barulho e pessoas conversando eu não consigo focar ou produzir absolutamente nada.

As distrações podem interromper seu ritmo de escrita e até mesmo comprometer a qualidade do seu conteúdo.

Além das distrações de ambientes e de pessoas, tem também as redes sociais e aplicativos que roubam a nossa atenção a cada notificação.

A melhor forma de ficar livre da distração é procurar um local silencioso para trabalhar, deixar o celular em modo avião e ter autocontrole suficiente para não pular de uma atividade pra outra.

Stress

O stress é outra causa do bloqueio criativo que afeta a maioria dos produtores de conteúdo.

Quando temos um problema e esse problema nos gera stress é difícil focar em outra coisa até que aquele problema seja resolvido.

A melhor maneira de lidar com isso é: ou resolver o problema ou aprender a fazer uma gestão do tempo e determinar o horário para focar em uma coisa por vez ou ter inteligência emocional e aprender lidar com as emoções na hora de produzir, assim você decide o que sentir a cada momento.

Bom, existem outros vários motivos que causam o bloqueio criativo, mas aqui estão os mais comuns e que mais nos afetam no dia a dia, se existe mais algum que te afeta e não está aqui nessa lista, deixe nos comentários.

7 Técnicas para superar o bloqueio criativo.

Mesmo sabendo o que causa o bloqueio criativo, ainda não é possível superá-lo depois de descobrir as causas.

O bloqueio criativo é inevitável independente da sua experiência e do seu nível de expertise.

Mas existem algumas técnicas que podem desbloquear sua criatividade.

A primeira delas é…

Pesquise

O primeiro passo é encher sua caixa de ideias, encher sua mente de ideias.

Antes de escrever sobre qualquer assunto é preciso pesquisar sobre aquilo e ler bastante sobre o conteúdo que você vai produzir.

Essa é uma das técnicas que eu uso para ter ideias, inclusive já falamos sobre ela em um artigo aqui no blog.

Durante a leitura e pesquisa, algumas ideias, frases e ganchos vão surgir em sua mente. 

Durante esse período tenha sempre um bloco de notas aberto no seu computador ou celular, para anotar as ideias mais relevantes que lhe surgirem.

Escreva livremente

Como eu falei ali em cima, é quando eu começo a escrever que as ideias surgem.

Ao escrever livremente sobre qualquer tema aleatório, sua mente irá entrar em um ritmo de escrita e a partir daí ideias vão surgir.

Essas técnica é usada por milhares de escritores em todo o mundo e tem funcionado muito bem na geração de novas ideias sobre o que escrever ou sobre o tipo de conteúdo que você deve produzir.

Use esse tempo apenas para escrever, se errou uma palavra ou outra não volte para editar, edite depois de terminar para não perder o ritmo de escrita.

Faça alguma coisa diferente

Se mesmo depois de pesquisar e escrever sobre um tema livre você ainda não tem ideias do que escrever, desligue o seu cérebro por alguns instantes e faça alguma coisa diferente. É preciso distrair um pouco.

Saia para fazer uma caminhada, leve seu pet para um passeio, jogue video game.

Enfim, faça qualquer coisa aleatória não relacionada ao seu trabalho.

Renove as energias do seu cérebro com algumas destas simples atividades.

Fazer uma pausa e dar uma voltinha pode te ajudar a encontrar a ideia que você precisa. 

Encontre seu horário de ouro

Quando você escreve sempre em um mesmo horário, o seu cérebro tende a ser mais produtivo naquele horário.

Tem gente que é mais produtivo pela manhã, outros à noite, outros a tarde.

Enfim, cada um tem seu melhor horário para produzir.

Ao encontrar seu horário de ouro, evite distrações e dedique esse horário apenas a produção de conteúdo.

Se você escreve por exemplo, encontre um lugar silencioso em que ninguém te incomode.

Se você grava vídeos, encontre um horário e um lugar em que há menos ruídos e boa luz para gravar.

Durma bem

Uma noite mal dormida pode te deixar sonolento no dia seguinte e isso também pode matar sua criatividade e causar o bloqueio criativo.

O mínimo recomendado são 8 horas de sono por dia, mas se você tem muitas atividades durma no mínimo 6 ou 7.

O sono causa uma exaustão física e mental e isso eleva seu nível de stress.

E como já vimos, isso não é nada bom para ter ideias de conteúdo

Olhe seus boletos

Se você depende apenas do conteúdo que escreve e produz eu sugiro que você olhe seus boletos rsrs.

Se você tem contas a pagar, olhar seus boletos pode ser uma motivação para produzir conteúdo.

Olhe sua conta bancária

É impressionante, é só olhar minha conta bancária e minha carteira que rapidinho me aparece inspiração para escrever e produzir.

Se você também depende disso, olhar seus boletos e olhar sua carteira podem ser as melhores inspirações que você pode ter.

Isso forçará você a ter criatividade.

Conclusão

Essas foram as dicas que vem funcionando com mais eficiência para vencer este grande vilão entre os produtores de conteúdo.

Comente aqui embaixo o que você faz para superar o bloqueio criativo na hora de produzir conteúdo.

Que a Força Nerd Esteja com Você

Forte Abraço.

P.S: Um recado rápido.

Se você já trabalha com internet e já tem uma base de clientes e uma lista de e-mails, mas não está satisfeito com as suas conversões por e-mail, eu tenho uma oportunidade para você.

Você não precisará passar anos estudando cursos caríssimos de persuasão e copywriting para desenvolver uma estratégia de comunicação com seus clientes.

Não se preocupe com essa parte… Você poderá usar os meus melhores e-mails que irão colocar dinheiro no seu bolso.

Esses e-mails já geraram mais de R$ 4 milhões em vendas para mim e para os meus clientes.

Você poderá usar a minha coleção de +100 Copy para E-mail Marketing e começar a transformar seus leads em clientes.

Para saber mais, clique aqui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *