Qual o tamanho ideal do e-mail marketing? O tamanho do e-mail realmente importa?

By | 13 de julho de 2020

Descubra aqui o tamanho ideal do e-mail marketing para enviar para sua lista.

Afinal, qual o tamanho ideal do e-mail do e-mail marketing?

Antes de clicar no botão para enviar um e-mail para a lista, algumas questões pertinentes passam em nossa mente, questões como:

Será que o leitor vai ler o e-mail até o final?

Até quando escrever?

Será que o meu e-mail tá pequeno demais ou tá grande demais?

Elaborar um e-mail que gera resultados requer uma série de etapas essenciais.

Antes de mais nada, temos que levar em consideração se o seu lead vai abrir seu e-mail.

Então tudo começa a partir do assunto.

Imagine por um instante que você está participando de um jogo. Uma das fases desse jogo é encontrar uma livraria mais próxima, e você só tem 30 segundos para entrar e escolher um livro.

30 segundos é o tempo que você tem para escolher o livro, simplesmente julgando o livro pela capa. 

A capa do livro é como se fosse o assunto do e-mail.

Apesar que todo mundo diz que você não deve julgar o livro pela capa, é exatamente isso que as pessoas fazem quando estão na caixa de entrada.

Portanto, pense muito no assunto que você vai escolher antes de enviar o seu e-mail.

O assunto é o que vai “atrair” o lead a abrir o e-mail.

A partir daí, não importa o tamanho do seu e-mail, ele pode continuar a sua leitura ou não.

As primeiras linhas do seu e-mail são as mais importantes.

O começo do e-mail é a parte mais importante de toda a comunicação. 

São nas primeiras linhas que você começa a vender a ideia para o leitor antes que ele decida fechar seu e-mail ou continuar a leitura.

Se a leitura for chata e tediosa o leitor vai fechar a aba do navegador ou passar para o próximo e-mail.

E como já foi falado aqui no blog, o tempo que você tem para despertar o interesse e a curiosidade do leitor são de 30 segundos, logo no início do seu texto.

“30 Segundos –  é o tempo que você tem para prender a atenção do cliente em potencial, não guarde a parte boa para o final – talvez ele nem chegue nela.” Carline Anglade – Cole

São os primeiros 30 segundos que vão responder a primeira pergunta deste artigo…

“Será que o leitor vai ler meu e-mail até o final?”

A verdade é que não existe uma regra exata sobre qual é o tamanho ideal e-mail marketing, curto ou longo.

Tudo depende da estrutura de comunicação que você usa nos seus e-mails.

Por exemplo: quer incentivar o seu leitor a ler o seu blog? Então o texto do seu e-mail deve gerar curiosidade e interesse para que o leitor queira clicar no CTA no fim da página e continuar a leitura no site.

Utilizar elementos como prova social, história, curiosidade e interesse podem enriquecer o conteúdo que você está transmitindo por e-mail.

Aqui no blog você vai encontrar artigos sobre como contar boas histórias e o poder do copywriting.

Usando a estrutura de comunicação correta, você pode controlar se o seu leitor vai ler todo o seu e-mail ou não.

E para isso, eu vou dar algumas dicas sobre como manter o seu leitor mais curioso a cada linha que você escreve.

  1.  Facilite a leitura do seu e-mail: E-mails com parágrafos longos com mais de 5 linhas podem tornar a leitura pesada e cansativa. Escreva e-mails que podem ser visualizados perfeitamente tanto no computador quanto em smartphones e tablets.
  1. Foque em apenas um assunto no seu e-mail: Um texto que trata de diversos assuntos pode tirar o foco do leitor do objetivo real do seu e-mail, por isso aborde apenas uma ideia e venda ela até o final.
  1. Seja pessoal: A caixa de entrada é um lugar íntimo e usado para uma conversa pessoal. Falar sobre assuntos pessoais, contas histórias podem conectar o seu leitor emocionalmente à você. 
  1. Mostre ao leitor um possível problema que você pode ajudar: Ao falar de um problema, dor ou dificuldade que o seu produto pode solucionar você mostra que entende a situação dele no momento e isso gera empatia. É como se você dissesse “eu sinto sua dor…”
  1. Descreva um benefício alcançável: Você poderá mostrar como o leitor vai conseguir de resultados e transformação em sua vida depois que ele clicar no seu link.
  1. Use provas sociais: Mostre como seu produto já ajudou e transformou a vida de outras pessoas.
  1. Chame o leitor para uma ação: Na conclusão do seu e-mail você pode chamar o leitor para saber mais, assistir um vídeo ou comprar clicando num link.

E finalmente, antes de clicar no botão para enviar o seu e-mail faça uma revisão geral do seu e-mail.

Resumindo, o tamanho ideal do seu e-mail deve estar diretamente ligado com a quantidade de informações que o lead precisa para atingir o seu objetivo.

E se você já trabalha com internet e já tem uma base de clientes e uma lista de e-mails, mas o número de conversões e vendas não está legal. 

Eu tenho um convite para você.

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