Após apresentar soluções para os problemas do seu lead no Meio do Funil, a próxima etapa é levá-lo para o Fundo do Funil para tirar todas as dúvidas, quebrar todas as objeções antes de o cliente finalizar a compra.
Os leads que se encontram no Fundo de Funil ou BoFu (Bottom of the Funnel), são os leads mais valiosos que a sua empresa pode ter, ainda que o maior investimento em tráfego e em tempo tenha sido no topo de funil.
O que é Fundo de Funil?
O fundo de funil ou fase de decisão de compra é a última fase do funil de vendas, é o estágio final de todas as etapas de vendas. É quando o lead está a poucos passos de se tornar um cliente.
Todo o processo de vendas desde de o Topo do Funil e Meio de Funil tem o objetivo de trazer o cliente aqui para esta etapa.
Aqui nesta etapa, para transformar leads em clientes é importante ter foco no seu objetivo (que é a conversão) e ser específico (não técnico) sobre o tipo de conteúdo que você produz.
O objetivo do conteúdo do Topo do Funil e do Meio do Funil deve ser conscientizar o lead de um problema e conscientizá-lo da solução desse problema, para que ele chegue ao Fundo do Funil entendendo que existe uma solução para seu problema.
Tipos de Conteúdo para Fundo de Funil
O objetivo do conteúdo para o Fundo de Funil, deve ser convencer seu potencial cliente que a solução que você oferece é a melhor pra ele, pois após o processo de educação vem o processo de conversão.
O que está em jogo nesta fase do funil é a decisão do cliente, se sim ou se não, por isso o conteúdo a ser entregue no Fundo de Funil é totalmente diferente do conteúdo das demais etapas do funil.
Alguns exemplos de conteúdo para o Fundo de Funil.
Artigos
Os artigos são um tipo de conteúdo que pode ser entregue em qualquer etapa do funil. Porém para esta etapa, procure trabalhar em temas como:
Porque esse produto é pra mim?
Qual será a transformação que esse produto ou serviço irá trazer na minha vida?
Como funciona esse produto?
Apresentação do produto
Benefícios em curto, médio e longo prazo
e entre outros…
Vídeos
Para quem não gosta de ler, vídeos são sempre a melhor opção.
Alguns exemplos de conteúdo para Fundo de Funil em vídeo:
Vídeos tutoriais ensinando como usar o produto.
Vídeos tutoriais ensinando a ter resultados com o produto.
Depoimentos
Cases de sucesso
Usando o produto na prática
e entre outros.
Cada produto tem sua particularidade, portanto no conteúdo para o BoFu é importante que você entregue conteúdo que vai mostrar no mínimo o básico, por exemplo, porque o seu produto é para o seu lead e como ele vai usá-lo.
Avaliação gratuita
Períodos de testes e avaliações gratuitas podem funcionar muito bem para aumentar as conversões do seu produto. Muitas empresas têm usado esta estratégia com êxito e tem aumentado suas conversões.
Períodos de testes gratuitos levam o cliente consumir seu conteúdo e se seu conteúdo surpreender seu lead ele pode se tornar um novo cliente.
Por exemplo, a garantia que você dá no seu produto é um tipo de período de acesso gratuito. Se a garantia do seu produto são de 30 dias, então pelos próximos 30 dias o seu cliente não irá se comprometer financeiramente com seu produto, afinal, está coberto pela garantia.
Descontos
Se o seu cliente não comprou seu produto ainda por falta de dinheiro, oferecer um bom desconto por algumas horas ou dias podem levá-lo a tomar uma decisão, afinal, se o problema é financeiro, ao receber um desconto não deve haver mais desculpas.
Página com dúvidas mais frequentes e quebra de objeções
Antes da compra é muito comum surgir muitas dúvidas sobre o produto e se devemos comprar ou não.
E se ainda o cliente não comprou é porque ainda existe alguma objeção viva que você precisa matar.
Liste todas as objeções de porque o seu cliente acha que seu produto não é pra ele, ou porque ele acha que ele não vai conseguir e porque ele precisa do seu produto agora.
Em uma página você pode listar a resolução de todas as objeções, perguntas frequentes e também estudos de caso sobre quem já comprou seu produto e teve sucesso.
Pós Venda
Depois que fechar a venda, o seu trabalho deve ser fidelizar e fazer com que seu cliente vire um promotor da sua marca.
E a melhor forma de fidelizar um cliente é através do Marketing de Relacionamento.
Após a venda o seu trabalho deve ser, gerar valor, fidelizar e encantar seu cliente cada vez mais com seu conteúdo.
Essas são os formatos de conteúdo mais comuns para o Fundo do Funil de vendas.
E você, o que acha do Fundo do Funil? Quais formatos de conteúdo você utiliza? Compartilhe com a gente nos comentários.
Forte Abraço,
Que a Força Nerd Esteja com Você
P.s:
Este artigo, é o último da série sobre: Conteúdos para cada etapa do Funil de Vendas.
Vou deixar aqui embaixo os links para os outros artigos sobre Topo e Meio de Funil.