As 3 Ferramentas Digitais Básicas para Todo InfoProdutor

Por | março 30, 2020
ferramentas digitais

Eu já fui um infoprodutor iniciante e sei como é assustador ter que mergulhar no mundo das ferramentas e técnicas mirabolantes para se montar um negócio digital e ganhar dinheiro na internet.

Sorte minha que eu sempre fui nerd e essa parte técnica nunca foi um problema para o meu negócio.

Mas para 90% dos aspirantes a infoprodutores, a parte técnica é o que azeda o suco.

Isso acontece porque o cara precisa tomar uma difícil decisão:

Pagar alguém para cuidar da parte técnica para você ou aprender tudo sozinho.

Acontece que, para ambas as escolhas, existe um custo alto.

No primeiro caso o custo é financeiro. E muita gente que está começando não tem tanta grana pra investir.

E no segundo é o custo de tempo, afinal, existe uma curva de aprendizado para cada ferramenta que você precisar dominar.

E perder tempo aprendendo a usar ferramentas pode significar a perda de oportunidades, a perda do pioneirismo dentro de um mercado ou até mesmo o timing de entrada em determinados nichos de negócios.

Isso porque pode levar de 6 meses a 1 ano para se aprender a usar algumas ferramentas.

O cenário ideal seria uma solução que você não precisasse pagar por um profissional resolver para você (o custo é caro) mas também que não precisasse perder tanto tempo aprendendo a usar as ferramentas.

Na verdade, em questão de minutos, você poderia criar qualquer coisa (ou configurar) ferramentas que seriam úteis para o seu negócio.

Voltarei a falar sobre essa solução no final deste artigo.

Antes, eu preciso te falar quais são as 3 ferramentas que eu, Nerd Rico, considero essenciais para você começar a “rodar” o seu negócio.

É lógico que existem outras ferramentas, ok? Como de chat, webinário, fóruns, redes sociais, blogs, sites…

No entanto, o intuito aqui é separar o mínimo para você começar. Pra você entrar no mercado.

As demais ferramentas não citadas aqui servem para dar um upgrade em seus resultados.

Mas não existe upgrade em resultado ZERO, concorda? Então vamos começar pelo básico.

As 3 ferramentas básicas que todo empreendedor precisa ter para tocar o seu negócio são:

1) Uma plataforma de criação de páginas Web;

2) Um autoresponder;

3) Uma plataforma para proteger e entregar o seu produto aos seus clientes.

Exato. Você não precisa de mais nada. Somente isso e você já começa.

Deixa eu falar um pouco sobre cada uma dessas ferramentas:

criacao-paginas-web

1) Plataforma de Criação de Páginas Web
Essa ferramenta substitui um programador ou todo o seu tempo gasto para aprender a programar.

E o objetivo dela é bem simples e direto: colocar na internet as páginas que você precisa para atrair prospectos e vender para eles.

Essas páginas são:

A Página de Captura – que serve para atrair o seu prospecto ideal para a sua lista de contatos, a fim de poder contatá-lo no futuro e oferecer uma oferta do seu produto.

A Página de Venda – que é o destino que o seu prospecto vai ter após se interessar pela ideia do seu produto. É a pagina onde você fará a oferta matadora para ele e o levará a pagar pelo seu produto.

Páginas de Agradecimento – Que são as páginas que você precisa criar para agradecer pelo cadastro ou compra do seu prospecto.

autoresponder

2) Auto Responder
É o sistema de e-mail marketing que vai gerenciar a sua lista de prospectos, permitir o disparo de e-mails pra todos eles (ou para um segmento de contatos) e a configuração de disparos automáticos de e-mails para determinadas ações.

Um bom auto responder possui ferramenta de anti-spam, para evitar que as suas mensagens caiam na caixa de spam do seu prospecto (essas ferramentas não são 100% confiáveis, mas ajudam bastante).

Possui também controle sobre as estatísticas de aberturas e cliques (diz quantas pessoas abriram a sua mensagem disparada e quantos clicaram no link que você inseriu na mensagem).

E permite a configuração de sequência de e-mails automáticos, que são úteis, por exemplo, quando se é preciso disparar um e-mail no exato momento que o seu prospecto realiza uma ação de cadastro, ou solicita uma informação ou brinde.

Ou quando se pretende iniciar um relacionamento com ele a fim de ganhar a sua confiança, quebrar suas objeções e aumentar o seu desejo de compra do seu produto.

3) Plataforma para proteger e entregar o seu produto aos seus clientes

Plataforma de Membros

Essa ferramenta também é conhecida como plataforma de membros (ou área de membros, ou ainda membership site).

É nela que você guarda os arquivos do seu produto para entregar de forma segura aos prospectos que pagarem por ele.

Geralmente o infoprodutor vende informação, que pode ser vendida em forma de texto, áudio ou vídeos.

Neste caso, estes arquivos precisam ser armazenados em algum lugar protegido, para que outras pessoas que não pagaram por ele não tenham acesso ao seu produto.

Resumindo: a plataforma de membros libera acesso ao seu produto aos seus clientes e bloqueia o acesso aos seus prospectos que não pagaram por ele.

Isso só é possível porque o sistema gera um login e senha para cada cliente novo.

Bom, agora vamos voltar a tal solução que eu citei no início deste artigo.

A boa notícia pra você é que hoje existem ferramentas que preenchem muito bem essas 3 necessidades dos infoprodutores.

Para plataforma de criação de páginas, temos o KlickPages, Leadlovers, o Leadsites e o OptimizePress.

Para autoresponder, temos o KlickMail, o Leadlovers, o MailChimp, o Aweber, Get Response, iContact e vários outros.

Para plataforma de membros, temos o KlickMembers, o Leadlovers, o EasyMembers, o Kajabi, HotmartClub (grátis) e o OptmizePress (acho o OP muito fraco neste quesito. Não recomendo).

O cenário ideal do cenário ideal (isso foi quase um inception* rs) seria que todas essas ferramentas se comunicassem entre si. Ou seja, fossem 100% integradas, pois facilitaria muito a vida da gente.

Por exemplo, se eu tenho um autoresponder e uma plataforma de membros que não estão integradas entre si, eu serei obrigado a gerenciar manualmente os prospectos que se tornarem clientes, afinal, não é recomendável que clientes fiquem nas mesmas listas de prospectos, pois eles deram um passo a mais em relação a maioria.

E fazer isso manualmente é chato pra car****mba.

Caso você tenha reparado, existe uma ferramenta que se repete em todos esses itens, que é o Leadlovers.

O Leadlovers se repete porque ele oferece tudo isso no mesmo lugar. Tudo integrado, o que nos facilita MUITO o nosso trabalho.

Existem outras 3 ferramentas que eu citei acima que pertencem a mesma empresa e logo, já possuem a filosofia de integração. Todas elas se comunicam entre si, também facilitando a nossa vida.

Estou falando da família Klick: KlickPages, KlickMail e KlickMembers.

familia-klick

Eu recomendo fortemente que você utilize esse trio de ferramentas para começar a fazer seus primeiros milhares de Reais na internet.

Atualmente, eu recomendo para meus leitores o Leadlovers como ferramenta ideal para começar as atividades na internet, exatamente pelo preço imbatível em relação a concorrência e a facilidade de ter tudo num só lugar. Sem falar no suporte fantástico que a empresa tem (eu sou prova disso. Usei e uso MUITO o suporte e sou SEMPRE prontamente atendido).

Para saber mais sobre o LeadLovers, clique aqui

A “Ferramenta Bônus”

Pra finalizar eu não poderia deixar de falar sobre estratégias de vendas que funcionam.

Elas são as melhores ferramentas no seu arsenal como Infoprodutor.

Seja aplicando o Fórmula de Lançamento, o Meteórico ou a mais nova tática de vendas… você precisa dominar as estratégias que sempre funcionam e estão funcionando hoje se você quer vender muito pela internet.

E o jeito que sempre funcionou para mim foi trabalhar com listas pequenas e gerar autoridade em cima dela.

Eu sempre digo que você não precisa de muitas pessoas na sua lista, mas sim das pessoas certas.

Por isso, você que leu até aqui está sendo convidado para clicar aqui e entrar na minha lista de email, o lugar em que revelo todos os meus segredos para faturar dezenas de milhares de reais por mês com listas pequenas.

Aproveite!

Qualquer dúvida ou comentário sobre o artigo de hoje, por favor use o espaço de comentários aqui embaixo.

* Inception é o nome original do filme “A origem”, que trata de um conceito de sonhos dentro de sonhos. Minha nota foi uma referência a este conceito quando coloquei “o cenário ideal do cenário ideal”.

Inception

21 comentários em “As 3 Ferramentas Digitais Básicas para Todo InfoProdutor

  1. Teilor

    Muito bom o material Rafael. Estou também iniciando alguns projetos de empreendedorismo pessoal e adorei o norte que este post deu.

    Parabéns.

    1. Rafael Autor do Artigo

      Daniel, porque eu considero a lógica confusa e a estrutura complicada. Ele usa a interface do wordpress para cadastrar novos clientes e fazer o,login. Isso não é o ideal, pois se voce vender um segundo produto para este mesmo cliente, ferrou, pois o OP nao consegue cadastrar esse mesmo cara para receber o seu segundo produto. Voce so consegue isso se voce criar produtos em forma de planos ou niveis, o que eu acho muito ruim e a maioria dos empreendedores não fazem isso

  2. Iasalde Chissaque

    Eu uso Klickpages, Klickmail e Klickmembers e não me arrependo, já testei ferramentas mais baratas mas só me trouxeram dor de cabeça.

    Óptimo artigo. obrigado

  3. Luiz Eduardo Cesar

    Gostaria que pudesse desenvolver mais artigos nessa linha.
    Todos dizem o que é preciso mas não dizem como.
    Existe um público que como eu tem mais de 50 anos e uma “certa” dificuldade no quesito “como”.
    Com esse público tem que se “pegar pela mão” e mostrar.
    Abraço.

  4. Antonio

    Gostei muito das suas informações, parabéns por ajudar muitas pessoas, que estão querendo começar a acertar e ter sucesso. Desejo muito sucesso pra você.

  5. antonio

    E para armazenar produto físico….oq vc recomendaria nerd ?
    Outra coisa…contratar a familia klick, não seria muito custoso para quem ainda esta apenas começando ?

  6. Rosi de Brito

    Rafael eu gostei muito do artigo e li tudo, como sempre vc se supera, leva as pessoas coisas q as vezes é tao complicada p/ nos leigos, e nos faz sentir entendidos no assunto, com as palavras simples q usa, na linguagem q a gente intende, Obrigada pela consideração, seu trabalho é excelente, bom dia e muito sucessos na vida, que Deus de a vc em dobro tudo quanto faz por mim, Obrigada mesmo,
    um abraço Rosi.

  7. André Oliveira

    Olá! Ouvi falar muito bem de você e estou ansioso por adquirir o NerdLabs. Acho que vai me ajudar a preencher algumas lacunas no meu negócio. Estou apenas aguardando você incluir o curso de MailChimp nele. Assim que o tiver feito, sinta-se livre para me informar por esse e-mail. Ok? Forte abraço!

  8. raphael Teixeira

    Ola Raphael,

    Sou leigo no assunto por isso a pergunta!
    Pretendo Realizar um seminário Online sobre um determinado tema, para isso preciso de um software de transmissão das palestras, correto?
    Leadlovers tem alguma integração com um software, ou o próprio leadlovers possui essa funcionalidade?
    E os videos que precisão ser hospedados em um programa para disponibiliza-lo na plataforma, como o Leadlovers funciona?

    1. Rafael Cruz Autor do Artigo

      Fala xará. Você vai precisar de uma ferramenta que automatize o seu seminário. Até onde eu sei, a mais usada por quem faz isso é o Stealth Seminar.

      O Leadlovers tem templates de páginas prontas para seminários e congressos. Muita gente já usou o Leadlovers para gerenciar seus leads e páginas de seminários online.

  9. Pingback: Autoresponder para Negócios Digitais: Tudo sobre essas Ferramentas

  10. Joao

    Ola, primeiramente parabéns pelo artigo, todo compartilhamento de informação merece ser incentivado.
    Dúvida… essa matéria é de Março de 2020 e não citou E-Goi, ConvertKit, Active Campaign… gostaria de entender porque?

    1. Rafael Cruz Autor do Artigo

      Obrigado!

      na real esse conteudo é de 2014. Nao citei e-goi e convertKit pq eu nao conheço, logo não confio. Active Campaign, naquela epoca, nao éra boa. Agora vale a pena contratar.

  11. João Campos

    Ola, novamente parabéns pelo artigo.

    Apenas compartilhando mais um ponto de vista apenas para quem for usar as plataformas ficarem mais preparados…… Leadlovers realmente tem tudo em um e financeiramente compensa para quem tem poucos ou muitos leads pelo preço……. mas também tem muita inconsistência de valores e funções falhas que sempre reportei para eles mas não vi retorno……. klickpages e Klicksend é uma plataforma que funciona bem o que possui, bem mais fácil de usar que Leadlovers, mas o que possui é bem capado/limitado e também não parecem se importar com chamados falando sobre sugestões melhorias (que todas as concorrentes tem e eles não)……..

    E as duas precisam melhorar na transparência e sinceridade do suporte pois nem todos são leigos a poto de acreditar em algumas respostas nosense que as vezes recebemos (não é sempre e depende da pessoa que te atende, mas é frustante mesmo assim).

  12. JJ

    Outra dica, KLICKSEND é muito bom para quem ta começando pois é fácil de usar, ainda mais se usar um Klickpages junto…. mas se tiver muitos leads, Não Recomendo pois eles vão matar pelo menos 40% dos seus leads capturados por causa da confirmação dupla deles que nem sempre funciona 100%… e não venha para o Klicksend se vc estava em outra plataforma antes pois eles não aceitam nenhuma importação / migração (algo que tinha no antigo KlickMail e eles removeram). Qualquer dúvida pode me chamar ou chamar o Rafael Cruz. Abraço, JJ

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