Você sabia que o e-mail marketing pode te dar um maior engajamento com seus clientes e aproximá-los do seu negócio?
Bom, quando pensam em iniciar estratégias de Marketing Digital, muitas pessoas logo pensam muito nas redes sociais, pensam em dar um up nas publicações e em estar na primeira página do Google.
Tudo isso tem seu valor, é claro! No entanto, quando as perguntamos sobre o engajamento, a audiência nas mídias sociais e sobre o teto de gastos para o marketing, a resposta acaba não sendo a das melhores.
Infelizmente a cada vez é necessário um orçamento maior para obter um resultado positivo nas redes sociais.
Isso porque as redes sociais ganham com as vendas de mídia, como também a televisão e o rádio. Elas estão cada vez mais concorridas e dificultam mais e mais o alcance orgânico de publicações
Então diante disso, o que fazer? Que meio você deve utilizar para engajar com seu público? Minha resposta para você é o uso de um elemento da internet que surgiu bem antes do Facebook ou Instagram: é o EMAIL!
Quer saber por que o email marketing ainda é eficiente e saber como usá-lo para suas campanhas? É só continuar a leitura para entender.
Email Marketing?
O Email Marketing é uma excelente ferramenta para os empreendedores digitais no que diz respeito a geração de tráfego, mas a sua maior vantagem é a possibilidade da criação de um relacionamento direto com os seus clientes.
Criar e enviar um e-mail newsletter da maneira correta é capaz de alavancar o sucesso de um negócio na internet.
Toda forma de comunicação que ocorre via e-mail entre clientes e uma empresa faz parte do planejamento de um e-mail marketing.
Essa ferramenta pode ser utilizada em campanhas digitais com o objetivo de consolidar a imagem do seu negócio, seus produtos ou serviços. Ela pode ser usada para para estreitar relacionamentos entre cliente e empresa, fidelizar e vender.
O melhor de tudo é que não é preciso de muito investimento para lançar uma campanha (diferente das outras plataformas), na verdade, basta possuir um domínio, ferramentas e um especialista para planejar e colocar tudo em ação.
Diferente do que muitos pensam, o e-mail marketing não está nem próximo de dar seus últimos suspiros.
De acordo com dados da Statista o email tem uma taxa de participação de 90,3% entre os usuários de internet dos Estados Unidos. De forma comparativa, apenas 69% dos adultos estadunidenses possuem Facebook.
Por essa razão, o email é diversas vezes a chave de tudo na internet. Se você ainda não usa email marketing, então está perdendo grandes oportunidades de divulgação da sua empresa, de cultivar um relacionamento com o seu público-alvo, além de manter e obter clientes.
Principais motivos para a eficiência do email marketing
1- Agilidade
O primeiro motivo a ser citado aqui é a agilidade, por se tratar de uma ferramenta prática tanto para a emissão quanto na resposta e avaliação dos resultados.
Basta um simples clique no botão ENVIAR do software para disparar milhares de e-mails que rapidamente estão na caixa postal dos destinatários. A resposta é geralmente imediata através da ação desejada ou meramente da confirmação do recebimento.
Além disso, uma estratégia de automação de email pode possibilitar um ganho de produtividade muito grande. A automação de marketing também é uma saída para que você envie aquele email decisivo, no momento certo, para a pessoa certa.
Para isso, você pode criar algumas automações baseadas em ações preestabelecidas do lead, por exemplo: ter baixado determinado material ou ter respondido alguma coisa importante em uma landing page anterior.
Além disso, pode também ter automações baseadas em atividades feitas no próprio email, como simplesmente abrir a mensagem ou clicar em algum link específico.
2 – Capacidade de mensuração
A capacidade de mensuração do e-mail marketing sem dúvidas é um dos outros fatores que contribuem para a sua eficiência, pois é muito fácil medir o seu retorno.
As estatísticas do seu site vão lhe indicar: a quantidade de pessoas que receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram; quantas não desejam mais receber a sua comunicação e solicitam a exclusão da lista dentre outras diversas informações.
Com esses resultados em suas mãos, fica mais fácil monitorar os comportamentos do seu público e consumidores, identificar quais são as falhas, fazer as devidas correções e, assim, otimizar as suas estratégias.
Acompanhar esses resultados é fundamental para entender se sua estratégia de campanha de email marketing está dando certo ou não.
3 – Interatividade
Outro motivo para a eficiência do e-mail marketing é a sua interatividade, pois basta um simples link no e-mail para permitir ao destinatário realizar uma ação, como retornar uma resposta, visitar um site ou solicitar a sua exclusão da lista.
De acordo com estudos e pesquisas do E-mail Marketing Trends, 97,7% das pessoas entrevistadas possuem um endereço eletrônico pessoal (e-mail) e 95,9% delas conferem a caixa de entrada diariamente.
Isso significa que o email marketing possui um grande alcance, que o público está conectado e checa as mensagens recebidas assiduamente.
4- Segmentação
Do mesmo jeito que existe a possibilidade de grande alcance e interatividade, ao formar sua própria base de emails você pode segmentar os leads de acordo com diversas informações.
Como por exemplo, interesse, localidade, serviço ou produto consumido, ticket médio e qualquer outro tipo de informação que você armazenou está ligada a um certo email.
E quanto mais segmentada for a sua lista de emails, melhor será sua comunicação e seu engajamento com os destinatários de suas mensagens.
Uma boa dica é criar campanhas para quem consumiu um determinado produto, e oferecê-lo ao complementar.
Pode também ter atitudes específicas com um tipo de público seu, que tenha uma característica em especial, e ter comunicações relacionadas ao tipo de conteúdo que esses leads consumiram anteriormente. Tudo por meio da segmentação.
Sem sombra de dúvidas essa é com certeza uma razão especial para utilizar email marketing e que você não irá encontrar em outras plataformas, se não o email.
Vejamos agora, os principais tipos de email marketing
Tipos de email marketing
Cada tipo de email marketing exige uma estratégia diferente para que você possa realizar os resultados desejados.
Sejam eles, vender, informar, educar ou fortalecer relacionamento. Independentemente do propósito desejado, é importante ressaltar que é essencial estabelecer uma comunicação consistente em qualquer meio de contato em uma abordagem geral.
Visto isso, veja agora os principais tipos de email marketing:
- Newsletter – uma espécie de boletim informativo;
- Email promocional – focado na conversão;
- Email especial/comemorativo – objetivado em fazer o cliente se sentir lembrado e importante;
- Email transacional – mensagens automáticas enviadas assim que o consumidor realiza ações predeterminadas;
- Fluxo de nutrição – mensagens sequenciais com o objetivo de encaminhar o prospect pelo funil de compras.
Se você quer conhecer mais sobre cada tipo de email marketing e saber como realizá-los, veja este artigo que preparei especialmente sobre esse assunto, clicando aqui.
E aí, pronto para escrever?
Como vimos neste artigo, o email marketing prova-se mais que eficiente e relevante e não está nem perto do seu fim, pelo contrário, tende a evoluir cada vez mais.
O email marketing ainda é um recurso mais que importante para as empresas. O email é um meio de comunicação direto, pessoal e dinâmico.
Por isso, utilizá-lo com o propósito de se comunicar com seu público-alvo é uma excelente oportunidade para estabelecer melhores relacionamentos e interações com esses.
Espero que depois de ter lido esse artigo, se você não era adepto ao email marketing, você tenha se convencido do poder que ele carrega.
E com intuito de ajudá-lo ainda mais nessa jornada, aqui vai um vídeo de qualidade, cheio de conteúdo bom que agrega conhecimentos essenciais.
Que a força Nerd esteja com você. ;))))