O que é Tráfego Orgânico e como aumentar o do seu site.

By | agosto 31, 2020
trafego organico

Gerar tráfego orgânico é um dos desafios de todo empreendedor digital, porém se você quer gastar menos com anúncios e ter mais clientes qualificados e engajados, então invista nessa estratégia.

Construir uma audiência qualificada só com tráfego orgânico pode levar tempo e envolver custos, claro, nada comparado ao tráfego pago, longe disso, mas o custo de tempo numa estratégia de gerar tráfego orgânico será muito maior que o custo financeiro.

Quando falamos em gerar tráfego, o sonho de todo empreendedor é vender, receber muitas visitas em seu site sem gastar dinheiro com tráfego pago ou publicidade.

No cenário atual do Marketing Digital no Brasil e no Mundo, milhões de pessoas e empresas investem em tráfego pago como principal estratégia de venda dos seus produtos ou serviços.

A curto prazo a estratégia é viável e na maioria das vezes funciona muito bem.

Porém essa estratégia funciona apenas quando os anúncios estão rodando, não atrai e nem mantém a melhor audiência no seu site ou blog.

O que é mais comum de ser ver hoje em dia são as “empresas temporárias”. A empresa cria um produto, investe em tráfego pago, faz algumas vendas e depois some do mercado quando o dinheiro acaba.

Enquanto outras investem tempo e dedicação na geração de tráfego orgânico criando assim uma marca sólida, bem posicionada, com uma base de clientes engajados e fiéis.

Muitos desses sites recebem milhões de visitas diariamente sem gastar um real com tráfego pago.

E se você tem o desejo de aprender tráfego orgânico e atrair visitantes qualificados para o seu site, você está no lugar certo.

Neste artigo você vai ver: O que é Tráfego Orgânico e como aumentar o do seu site.

O que é Tráfego Orgânico?

Tráfego orgânico são as visitas espontâneas que você recebe em seu site que vieram de forma natural sem que você tenha investido em um anúncio.

Todas as visitas que um site ou blog recebe são chamadas de tráfego.

O tráfego orgânico nada mais é que as visitas que você recebe sem fazer nenhum investimento em anúncios. Geralmente esse tráfego vem dos buscadores como Google, Bing entre outros…

Para exemplificar:

Fiz aqui uma busca no google pelo tema: copywriting

Os primeiros resultados que aparecem são links patrocinados,  com a palavra anúncio no topo da página. São sites que vendem algum produto.

Aqui no meu resultado de busca, o primeiro link que aparece é acompanhado pela palavra “Anúncio” lá no topo, veja:

Veja este exemplo do meu amigo Rafael Albertoni da SBCopy. Quando você vê a palavra anúncio é porque tem dinheiro investido para vender algum produto, no caso o excelente curso da SBCopy que eu super recomendo.

Enquanto no tráfego orgânico, os resultados aparecem logo abaixo dos que são listados como anúncio.

Engana-se quem acha que o tráfego orgânico não tem custo algum.

Pois envolve o custo de tempo, dedicação em produção de conteúdo relevante para sua audiência, palavras-chave e técnicas de SEO.

No tráfego orgânico você pode receber visitas a qualquer hora e a qualquer momento.

Enquanto no tráfego pago, isso só acontece enquanto seu anúncio está no ar.

Por outro lado o tráfego pago é mais viável se você já estiver bem posicionado no mercado e quer vender seu produto.

Apesar do custo em tráfego orgânico ser menor que o custo com tráfego pago os resultados com tráfego orgânico irão aparecer em longo prazo.

Porém se você quer se posicionar no mercado e ter presença online a minha dica é que você comece pelo tráfego orgânico.

Quais os tipos de tráfego que existem?

pago: Como expliquei anteriormente, o tráfego pago é aquele que você investe dinheiro para promover seu conteúdo,produto, site ou blog.

direto: É quando uma pessoa acessa seu site direto do navegador sem antes fazer nenhuma pesquisa ou clicar em nenhum link,

social: Como o nome deixa claro, é o tráfego que vem das redes sociais. Ocorre quando você deixa o link do seu site em seus posts nas redes sociais.

de referência: É quando alguém encontra o link do seu site em outro site e decide clicar no link e cai no seu site.

5 estratégias para gerar tráfego orgânico

Se você leu até aqui e viu que o tráfego orgânico pode ser uma boa estratégia para seu negócio, então aqui vai 5 estratégias para aplicar imediatamente.

  1. Conheça sua persona: Entender quem é a sua persona é o diferencial para criar conteúdo de valor para sua audiência em geral. Quando você sabe quais são suas dores, desejos e necessidades você pode criar conteúdo focado em atender os desejos do seu público.
  1. Produção de Conteúdo: Conteúdo é rei! Você já deve ter ouvido essa famosa frase no marketing digital. A verdade é que o Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. Não existe tráfego orgânico sem um conteúdo de qualidade.
  1. SEO: (Search Engine Optimization) ou Otimização para os mecanismos de busca. São técnicas que quando bem aplicadas você pode manter seu site posicionado nas primeiras posições do google. Utilizar SEO nas suas estratégias de Marketing leva tempo e disciplina para começar a ter resultados. 
  1. Faça diferentes tipos de conteúdo: Produza conteúdo em diferentes formatos, artigos, vídeos, podcasts entre outros tipos de conteúdo. Esteja em várias mídias sociais.
  1. E-mail marketing: Manter um relacionamento com as pessoas que acessam seu site é a melhor forma de transformar visitantes em leads em mais tarde em clientes. Como já falamos aqui, o email marketing é o melhor canal para criar relacionamentos e fidelizar clientes.

Conclusão

O tráfego orgânico exige tempo, pesquisa, regularidade e constância na produção de conteúdo para a persona. A jornada até a primeira página do google é longa mas vale a pena.

Agora é só colocar a mão na massa e começar a aplicar o que você viu aqui neste artigo.

Que a Força Nerd Esteja com Você.

Author: Rafael Cruz

Blogueiro, escritor e apaixonado por viagens, xadrez e tênis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *