Antes de começar, gostaria de fazer dois esclarecimentos:
1) Landing Page nada mais é do que uma página preparada para receber o usuário que “aterrissa” em seu negócio. É aquele usuário que cai na página quando está buscando alguma coisa no Google, mas ele muitas das vezes nem sabe como foi parar lá. A ideia aqui é ensinar a você a criar uma landing page que venda para você.
2) Decidi fazer esse treinamento devido aos inúmeros comentários do pessoal que acompanha meu blog, pedindo uma maneira de mudar rapidamente o panorama do seu negócio, ou seja, aumentar a lucratividade. Você já deve ter percebido que eu friso muito a importância do relacionamento com o seu lead (potencial cliente) quando estamos falando de internet. E esse é o melhor caminho para a construção de um negócio sólido e altamente lucrativo por muitos e muitos anos. No entanto, existem outros caminhos que oferecem resultados mais imediatos. É isso que eu irei ensinar aqui.
Mas não espere uma solução em 3 passos para você criar um negócio sólido e lucrativo sem usar relacionamento. Esse treinamento oferece uma espécie de solução emergencial, mas não é o método que extrai os melhores resultados em se tratando de internet marketing.
Bom, esclarecido esses dois pontos, já podemos começar. 🙂
As primeiras coisas que você precisa ter em mente são: O que eu quero vender e qual será a estratégia para realizar esta venda.
O que você quer vender eu não sei, mas a estratégia eu irei te ensinar a partir de agora.
Não importa se você tem um produto ou serviço, você pode vendê-lo pela internet. Tenho um cliente que vende cursos de mestrados em Portugal só usando a internet. Esses cursos custam mais caro que um carro popular e mesmo assim todo ano centenas de brasileiros, de todos os cantos, compram o produto e vão para Portugal estudar e realizar seus sonhos.
Então, qual é a estratégia para vender o produto que eu tenho em mãos?
Estratégia:
Criar uma Landing Page que, de forma sucinta, mostre que seu produto resolve um problema dele e que tenha uma forma do cliente realizar a compra ali mesmo. É importante que você ofereça incentivos para a conversão (falarei sobre isso mais abaixo). Com a landing Page pronta e funcionando, seu trabalho agora é criar uma campanha de marketing para atrair as pessoas certas para esta landing page e começar a vender.
Sacou?
Então, o Primeiro Passo é criarmos uma Landing Page que converta.
Criando a Landing Page:
Para você poder criar uma Landing Page e colocar na internet, você precisa de um domínio e um serviço de hospedagem ativo. Evite serviços gratuitos, pois, além de não serem confiáveis e estarem sempre te deixando na mão, ainda pega MUITO MAL. Para e pensa: você compraria algo de alguém que não se dá ao trabalho nem de pagar por um serviço profissional para melhor te atender? Dá pra confiar no produto dessa pessoa?
Complicado, né? Eu não compraria.
Portanto, se você ainda não tem um domínio e um bom e barato serviço de hospedagem, irei recomendar os que eu uso e que nunca me deram dores de cabeça:
Para registros de domínios nacionais (com.br) – Registro.br
Para registro de domínios internacionais (.com) – Enom (neste link estou te passando a versão traduzida deste serviço, que é norte-americano)
Para serviço de hospedagem, recomendo o Plano P anual da Hostgator, pois é o que apresenta o melhor custo-benefício para você.
Os 6 Elementos de uma Oferta Irressistível:
Você deve estar pensando: Ok, agora eu já tenho onde publicar a sua Landing Page. Bacana, mas… o que eu preciso colocar nela?
Ótima pergunta. O que eu vou te falar agora é o que fará você otimizar suas vendas! É um importante ensinamento. Fique atento!
Se você não sabe criar páginas em HTML e trabalhar com elementos gráficos, recomendo que contrate um só pra isso. Valerá a pena! Caso necessite de indicações, deixe um comentário ao final dessa aula que eu entrarei em contato para indicar um profissional.
O que essa Landing Page precisa conter são o que eu chamo de Os 6 elementos de uma oferta irresistível. São eles:
1) Manchete de Impacto
Você precisa conquistar a atenção do seu futuro cliente em 3 segundos. Então a sua Langing Page tem que dizer a que veio e em letras garrafais! É na manchete que você põe, de forma sucinta e atraente, como o seu cliente pode ter aquele problema resolvido de forma fácil. Veja aqui alguns exemplos:
Academia Social (ensina gratuitamente a atrair 10 mil fãs para a sua Fanpage no Facebook)
Experts Academy (ensina gratuitamente a você se tornar expert no que faz)
Pro-Leiloes (Ensina gratuitamente como comprar imóveis a 40% abaixo do seu real valor de mercado)
2) Elemento Visual que Reforça o poder de atração da Manchete
Isso é uma dica valiosa! É preciso fazer uso inteligente dos vídeos e elementos gráficos que prendem a atenção dos visitantes. Você precisa ser rápido, passar com objetividade a sua mensagem e deixar o seu lead cada vez mais interessado no que você tem para ele.
Abaixo separei 3 fantásticos exemplos de como um bom e simples vídeo pode mudar completamente a percepção de valor que você tem da mensagem que está recebendo:
Correr Agora
Product Launch Formula
Fuzzy Yellow Balls
3) Depoimentos e Prova Social de que o seu Produto funciona
As pessoas que cairão em sua Landing Page não te conhecem, muito menos os eu produto. Por isso é muito importante que você coloque depoimentos REAIS de pessoas que usaram e recomendam o seu produto. A Prova Social é o que entidades e pessoas conhecidas falam sobre você ou sobre o seu produto. Tudo isso causa profundo impacto positivo sobre a decisão de compra de uma pessoa.
4) Oferta
Oferta é a hora que você diz que está ali para oferecer a solução que você prometeu para o seu lead. E que essa solução tem um valor. O primeiro segredo é mostrar para a pessoa que a sua solução vale muito mais do que o valor que você irá cobrar por ela. Os depoimentos ajudam a passar essa ideia. Os bônus também.
Se puder usar o recurso de comparação, use. Um dos gatilhos mentais para uma venda é a comparação. Se o seu cliente perceber com o seu próprio raciocínio, que adquirir o seu produto trás mais vantagem a ele do que fazer isso ou aquilo, certamente comprar o seu produto será uma opção real para ele.
Use um sistema de pagamentos online ou informe o seu telefone e peça para ele te ligar. O importante é você induzir o seu lead a fazer alguma coisa. A ação precisa partir dele. Você dá as condições, mas é ele quem precisa decidir comprar.
Outra dica é trabalhar com a limitação. A sua oferta não pode parecer que está sempre disponível. Crie uma certa dificuldade para que o seu lead efetue a compra. Se der para limitar a quantidade de produtos, limite e deixe isso claro. Se puder limitar por um período de tempo, idem.
5) Bônus de Incentivo para Compra
Abaixo da oferta, divulgação do valor do seu produto e condições para pagamento, você precisa oferecer a ele alguns bônus de incentivo. Bônus de incentivo são brindes que você oferece a ele caso ele aceite alguma condição específica que você está oferecendo. Por exemplo, aos 20 primeiros que comprarem minha torradeira de Marte, levarão um livro ensinando 70 formas diferentes de se fazer lanches rápidos com ela. É extremamente importante que o seu lead perceba que o seu brinde tem valor e que ele está economizando dinheiro. Não adianta você oferecer um brinde que não tenha valor algum para ele. Primeiro que isso não despertará a atenção dele e segundo que ele vai achar que esse brinde já faz parte do seu produto principal. Não! Você precisa deixar claro que o brinde é um benefício que tem um valor. E ele será oferecido gratuitamente caso o lead aceite a condição X. Procure não exagerar nesta parte. Seja hinesto com seus leads, pois é o melhor caminho para conseguir valer uma venda decente.
6) Garantia de Risco ZERO
Se for possível, devolva TODO o dinheiro que o seu cliente investiu com você caso ele não fique satisfeito. Isso é uma poderosa ferramenta de persuasão, pois isso faz você tirar TODO o risco da operação do seu cliente e transferir para você. Se o cliente não tem nada a perder, porque não experimentar o seu produto? Para a devolução, coloque condições simples e claras. Nada de duzentas regras para a devolução. Algo claro e simples, como por exemplo: “se em 60 dias você não ficar satisfeito ou a minha solução não trouxer o resultado que você esperava, basta me enviar um e-mail pedindo o dinheiro de volta que eu devolverei cada centavo seu, sem perguntar o porque você não se interessou.” Percebe como esse argumento é atrativo e impactante? Você não vai criar dificuldade em devolver o dinheiro para ele caso ele queira. Se você ainda não se convenceu, basta lembrar como é irritante tengtar cancelar uma conta de celular. Se a operadora não te enchesse o saco e fizesse logo o que você pediu, não seria mágico?
Gostaria que você comentasse esse artigo e, se tiver alguma dúvida, por favor deixe na zona de comentários.
Na próxima aula falarei sobre como implementar um sistema de pagamento em seu site e conseguir realizar vendas online.
11 comentários
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Olá Rafael.
Obrigado por mais um conteúdo de primeira.
Disse acima que se fizesse contato você indicaria um construtor de landing page.
Gostaria muito de ter esse contato para avaliar minhas possibilidades de contratação do serviço..
Abraço.
Renato.
Oi Renato, conheço 2 serviços muito bons: Leadlovers, que é um tudo em um para quem trabalha na internet, e o KlickPages.
Gostei muito das dicas, foram ótimas! Quais os melhores atrativos para divulgar na área de serviços? Tipo Turismo.
[…] Passo 1 – Criando uma Landing Page Eficiente […]
Olá Rafael ! Fiz uma reformulação em meu site e pretendo esta iniciando uma campanha com esta dica oferecida por vc, pode mim indicar alguém que faça a criação da pagina em HTML.
Rafael, os links deste arquivo estão dando erro, “quebrados”.
É verdade, Luiz. Muito obrigado pelo aviso. Já corrigi todos.
Olá Rafael gostei muito do seu post, estou estudando tipo de marketing a quase 2 meses e ainda não encontrei tutorial para criação, acredito que muitas pessoas como eu realmente querem fazer o negocio, mais a maioria não tem para investir e não consegue pagar um profissional, por isso precisamos de algo mais detalhado ou pré pronto, como donwload da pagina de captura e como configurar do inicio ao fim, isso se nao for pedir de mais…rsrsrs Parabéns pelo trabalho.
Opa Rafael, ótimo artigo! Eu tenho uma dúvida e acredito que a resposta para ele poderia complementar este artigo:
Sempre tive problema para converter assinantes pendentes em cadastros ativos. Qual a “Nerd Dica” que vc poderia para converter emails com confirmação pendentes em leads cadastrados?
Cristhian, uma dica é exportar esses e-mails pendentes para outro serviço de e-mail e mandar novamente o lembrete para a confirmação. Isso aumenta as taxas de confirmação.