10 coisas a se fazer Antes de Enviar um E-mail para a sua Lista

By | 19 de janeiro de 2014

Se atualmente o e-mail marketing é uma importante engrenagem do seu negócio, então é essencial que você não vacile na hora de disparar um e-mail para os seus prospectos e clientes.

E é bem comum nos depararmos com e-mails “descuidados” por aí. E-mails com erros de digitação, de português, com variáveis desconfiguradas etc.

Isso acontece porque os empreendedores não cumprem certas regrinhas antes de enviar a mensagem para  a a sua lista.

E e-mails “descuidados” podem arruinar a sua reputação, prejudicando as suas vendas.

Se você faz parte deste grupo ou simplesmente quer se prevenir destes problemas na hora de disparar o seu e-mail, então tome nota das 10 coisas a se fazer antes de enviar um e-mail para a sua lista:

1) Escreva o Rascunho do E-mail em Tópicos
Use o bloco de notas ou um editor de texto qualquer para colocar os principais pontos que você pretende abordar em seu e-mail (saudação, gancho, história, mensagem principal, call to action…).

2) Escreva o E-mail usando Frases Curtas
Baseado em seu rascunho por tópicos, você irá agora escrever o e-mail, do jeito que o seu leitor irá ler. Durante a construção do seu texto, preocupe-se em escrever frases curtas. Daqui a pouco você vai entender porque é importante ter um texto com frases curtas.

3) Faça a Primeira Revisão
Acabou de escrever o seu e-mail? Então é hora de fazer a primeira revisão. Aqui você vai buscar e corrigir possíveis erros de digitação, erros de gramática, ortografia, concordância…

4) Otimize os Parágrafos
Agora, você precisa tornar a leitura mais agradável aos olhos do seu leitor. E para isso você precisa usar a regra das 3 linhas, que consiste em quebrar o seu texto em pequenos parágrafos de no máximo 3 linhas. Isso deixa a leitura muito mais suave e agradável.

Essa otimização fica mais fácil quando você tem frases curtas ao longo do seu texto. Aí está a importância das frases curtas.

5) Revise de Novo
É comum alguns erros ficarem “invisíveis” em nossa primeira revisão. Além do mais, pode acontecer de novos erros aparecem depois que você terminar a otimização dos parágrafos.

6) Configure a Mensagem na sua Ferramenta de E-mail Marketing
Com o texto pronto, você pode fazer login na sua conta no Klickmail (ou no serviço de sua preferência) e fazer as configurações necessárias para preparar o envio para a sua lista. No Klickmail, essa configuração é bem simples e rápida.

7) Escolha o Assunto do E-mail
O assunto precisa ser interessante e chamativo, para justamente atrair a atenção do seu leitor e fazer que ele tenha vontade de abrir e ler a sua mensagem.

8) Defina qual Lista receberá a sua Mensagem
Se você tem mais de uma lista, você pode esbarrar nas seguintes opções: enviar a mensagem para apenas uma das listas, ou enviar para mais de uma lista.

Se você quer enviar para apenas uma das listas, então fique atento para marcar a lista certa. Depois que você envia o e-mail não tem mais como desfazer o envio!

Se você quer enviar para mais de uma lista, verifique se a mensagem está adequada para estas listas, pois se você tem mais de uma lista, então é provável existam interesses distintos em cada uma delas.

Então tome cuidado para não mandar uma mensagem para uma lista errada e não ser taxado como spammer.

9) Faça um Teste de Envio
Sempre faça um teste de envio ANTES de disparar a sua mensagem. Esse teste precisa ser feito para algum e-mail a qual você tenha acesso, para poder simular o recebimento do e-mail e ver se está tudo ok. O Klickmail possui o recurso de envio de teste.

10) Envie o E-mail num Horário adequado
Essa é uma dica que pode aumentar em pelo menos 16% a sua taxa de abertura de e-mails. Muitas pessoas não se ligam nisso, mas existe hora para mandar um e-mail.

E os melhores períodos para envio são no início da manhã (7h ás 9h) e início da noite (19h às 21h). Evite enviar e-mails nos finais de semana e feriados. Os resultados sempre são muito ruins.

Seguindo esse checklist, certamente seus e-mails ficarão melhores e te trarão mais resultados.

Se você gostou deste artigo ou se o seu checklist inclui mais itens, por favor compartilhe comigo usando o espaço de comentários aqui embaixo.

73 thoughts on “10 coisas a se fazer Antes de Enviar um E-mail para a sua Lista

  1. Denis Leão

    Dicas Excelentes, Rafael! Às vezes, o desejo de se fazer lido é tão grande, que deixamos de fazer o famoso checklist! A dica do horário é matadora! Obrigado!

    Reply
  2. Fabio

    Boas dicas, vou deixar na minha barra de favoritos pra eu sempre lembrar de checar antes de criar um e-mail.

    Reply
  3. Filipe portes

    O Getresponse tem um recurso bastante interessante. Ele mostra uma prévia (imagem) do email em diversos provedores de email, como gmail, outlook ….

    Assim fica fácil saber como ficará seu email..

    Reply
  4. Ivanor de Assis Silva

    Rafael,
    Bom dia.

    Ha muito tempo, venho investigando um boa maneira de enviar um bendito email, que faça o cliente, retornar desesperadamente.
    Já escrevi para o Candeloro da Venda Mais, para o Frazão, etc.
    Vou imprimir estes 10 conselhos e experimentar.
    Trabalho com imóveis. O retorno de meus emails é péssimo.

    Depois, envio resultados.

    Ivanor

    Reply
  5. Oto Alvarenga

    Muito bom Rafael! Sabemos dessa importância, mas ter um checklist conciso assim é muito importante! Abraço!

    Reply
  6. Newton Santos

    Rafael, como sempre seus post’s são muito bons, e aplicáveis ao nosso cotidiano, gostaria que fizesse um e-book falando sobre BLOG…Abraço do Newton Santos

    Reply
  7. wando nascimento

    Show de bola a dica Rafel, eu sempre me preocupo com os e-mails que vou enviar para minha lista, mais ainda não tinha me atentado em fazer um Checklist. Abraços

    Reply
  8. José Dilceu Ribeiro

    Quero agradecer de coração, pois, toda informação é supra importância para pessoas que realmente procura caminhos para trabalhar com a internet. Muito obrigado e fique com Deus.

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  9. Denilson

    Realmente, como o dinheiro está na lista, temos que nos esmerarmos cada vez mais para enviarmos emails que sejam chamativos e agucem a curiosidades de nossos leitores.
    Boas dicas.

    Reply
  10. Bela

    Quando vi seu mail de hoje pensei, bolas. 10 coisas, nem tenho tempo de as ler, quanto mais de as fazer, este hoje vou passar…
    Depois fiquei com problemas de consciência… pois sou leitora assídua do seu blog e reabri o mail…

    Sabe que costumo fazer isso que você diz, só que aqui está mais organizado, claro. No último e-mail que enviei foi em cima da hora, e passei o passo do teste…

    Conclusão, tive maior percentagem de remoção de sempre na minha mini lista, 2%… e sei que foi porque não estava tudo ok…

    Rafaell, obrigada porque só hoje é que percebi que o problema foi esse…

    Tudo de bom, até próxima segunda 🙂

    Reply
  11. Robson Silva

    Olá Rafael Cruz…

    Dicas excelentes. Por coincidência eu estava procurando informações sobre email marketing, e suas dicas serviram como uma luva.

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Abraço e sucesso.

    Reply
  12. Mardem

    Parabéns pelo artigo Rafael ele está ótimo.
    Só queria saber de quanto em quanto tempo você costuma enviar seus e-mail para seus prospectos?

    Reply
    1. Rafael Post author

      O padrão é enviar 1x por semana. Mas dependendo das novidades que apareçam, posso enviar até 4x por semana. Evito enviar mais que isso para não saturar a lista.

      Reply
  13. Simone M. da Silva

    Valeu Rafael! Te agradeço. Um dos desafios é saber simplificar o conteúdo sem perder a qualidade.

    Reply
  14. Elbismar

    meu caro muito bom este post, muito legal mesmo e bastante interessante.
    Parabéns e que Deus te abençoe!

    Reply
  15. José Dilceu Ribeiro

    Nerd. Bom dia. Muito obrigado por essas informações tão valiosas, não só para mim, mas também para milhares de pessoas no mundo. Parabéns e continue sempre com esse coração bondoso ajudando as pessoas.

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  19. Andre Brant

    Chegou em boa hora. Entrei na caixa postal para conferir teste de envio e abri o seu email. Muito bom! Obrigado.

    Reply
  20. Jobson de Barros

    Muito interessante, Rafael.
    Essa lista de procedimentos tem uma importância muito grande, não só por indicar um caminho racional, para elaboração de emails, assim como – e eu destaco isso – por alertar para a necessidade do uso correto do Português.
    Quantos emails nos chegam com verdadeiras barbaridades, como por exemplo “poço”, quando seria “posso”.
    E assim por diante…
    E o que falar dos parágrafos sem pontuação, muitas vezes enormes, o que quase lhes tira o sentido. Ao redigir, a pessoa faz pausas mentais, mas não consegue aplicar no texto, provavelmente por não saber mesmo. Lastimável.
    O fato é que, imagino, quanto pior o texto, maior a descrença do leitor no que o redator pretende convencer.
    Abraço
    Jóbson de Barros

    Reply
  21. Claudinei

    Olá Rafael. Obrigado pelas dicas. Particularmente a sacada dos melhores horários para envio e evitar mandar e-mails nos finais de semana e feriados!Abs

    Reply
  22. Roseli Rodrigues

    Uma tarde abençoada a vc querido Rafael.

    Com certeza, o hábito de ler entre as pessoas já é precário, e se alguns que gostam de ler, se deparam com erros básicos, logo desistem da leitura,ficam insatisfeitos e muitos param de ler!!
    Então meus parabéns a você por ser impecável e compartilhar com todos nós!!

    Reply
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  25. Waudir

    Sensacional essas dicas Rafael, as vezes a gente acaba pecando em algum desses pontos… Obrigado mais uma vez.

    Reply
  26. Roseli Rodrigues

    Parabéns querido, toda informação e estudo que compartilha é nota 10. Você é um sucesso sempre. Gratidão por compartilhar conosco seu conhecimento.

    Reply
  27. Nelmy Rocha Bandeira

    Show de bola!!! Suas explicações são sempre de excelentes níveis.

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  29. adriano

    Oi, Rafael

    Muito interessante o que vc falou , sobretudo sobre os horarios ….
    Pensei sempre em nao enviar emails nas primeiras horas como vc indica , p;ois a pessoas geralmenet tem varos emails acumulados e assim daria menoa atenção ao email.

    Vc testou isto ?? Fez um SPLIT test de horarios ou algo parecido ??

    Obg

    Reply
    1. Rafael Post author

      Oi Adriano, sim testei. E o melhor horário é o da manhã. Justamente pelo motivo que você expos. As pessoas tiram a primeira hora do dia produtivo para ler seus e-mails. Depois começam a trabalhar e não olham mais para o seu inbox. Por isso os melhores resultados são os e-mails enviados entre 7h e 8h.

      Reply
  30. Luis Carlos

    Entrei para sua lista a pouco tempo, mas já percebi porque vc tem muito resultado, seu conteúdo é realmente muito bom, obrigado pelas dicas.

    Reply
  31. Barbara

    Obrigada, as dicas forma muito úteis! Aprendendo a como me relacionar com a lista!! Tenho dificuldade em ligar o assunto de um email a outro…. fazer um encadeamento dos emails… estou indo.. na tentativa e erro!! rsrs

    Reply
    1. Rafael Post author

      Oi Barbara, verdade. Não é algo fácil, mas existem técnicas que facilitam. Em breve falarei disso. Abraço!

      Reply
    1. fabio

      Boa dica.Rafael.Minha pergunta se v é fera para enviar email ,Será v também faz conteúdo para blog?

      Reply
  32. Jefferson

    Muito obrigado pelas dicas Rafael. Os seus conteúdos têm me ajudado bastante!

    Reply
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