Esta é a segunda parte do artigo publicado ontem na Semana do Vídeo sobre como criar vídeos que convertem para o seu negócio. Se você perdeu o artigo de ontem, então clique aqui para voltar e ler essa primeira parte.
Hoje irei mostrá-lo 3 poderosas técnicas para se criar vídeos de alta performance, mesmo que você não seja um profissional da área.
Os 3 métodos são: Full Motion, Screen Capture e Animation. Vou explicar cada um deles agora:
1) Full Motion
Full Motion é um método de criação de vídeo onde você filma uma pessoa em um cenário real (seu escritório, sua casa, ambiente externo… ). Esse método cria um maior relacionamento com a sua audiência e uma maior identidade do seu trabalho.
As pessoas estarão vendo você na tela, e você estará falando DIRETAMENTE para ela.
Você precisa usar um tom pessoal (ver parte 1 dessa série) para que ela tenha a sensação você está na frente dela, passando a mensagem exclusivamente para aquela pessoa.
Um bom exemplo são os vídeos de Brendon Buchard:
2) Screen Capture
Screen Capture ou Captura de tela é um método onde você pode gravar uma sequência de imagens com a sua voz ao fundo, fazendo disso tudo um vídeo.
Uma das técnicas mais comuns é montar slides no Power Point pra fazer isso.
Esse método é recomendado para quem não tem uma filmadora e quer mostrar elementos gráficos que estejam numa tela de computador.
Um bom exemplo disso é um dos meus vídeos mais populares no Youtube, com + de 110 mil visualizações e subindo…
Esse vídeo aqui embaixo, onde ensino a girar um vídeo no Sony Vegas:
Um dos programas mais populares para realizar o Screen Capture é o Camtasia Studio (para PC e MAC) e o ScreenFlow (para MAC).
Ambos são pagos e eu recomendo o Camtasia por considerar mais completo, mais fácil e multiplataforma. Pois, caso você mude de computador, não precisaria comprar novamente uma licença para outro programa.
Caso queira opções gratuitas, existe o QuickTime (vem no próprio OSX do MAC) e o Screen-o-Matic (para PC)
3) Animação
Animation ou simplesmente animação é um método que costuma cativar quando o vídeo é bem executado.
É a maneira mais trabalhosa e talvez a mais cara de se fazer um vídeo. Mas os resultados costumam ficar excepcionais e a audiência adora.
O método consiste em você, primeiro, gravar a sua fala num arquivo de áudio separado. Ou seja, a narração do vídeo inteiro. Depois a animação será feita sobre a sua fala.
Um bom exemplo disso é o vídeo abaixo. Um vídeo que fiz para passar dicas de como aumentar o alcance dos seus posts no Facebook e aumentar os cliques nos seus links:
Como Criar Vídeos Profissionais de Animação
Eu costumo usar vários programas de edição e animação para conseguir resultados bacanas como esse aí de cima. Tais como os sensacionais After Effects, Premiere e Photoshop. Todos da Adobe.
Mas esses programas são para profissionais e complexos. Não são dos mais fáceis de se realizar as animações.
E você pode estar se perguntando como criar vídeos maneiros de animação como esses, sem ser um profissional?
Bom, você pode fazer uso de outros softwares mais simples e mais baratos que os da Adobe, como o FX Video Maker, ou então contratar um profissional para realizar por você.
E eu recomendo que você comece pelo FX Video Maker, se quiser economizar e fazer vídeos incríveis. Deixe para encarar os programas da Adobe quando você estiver em outro nível de experiência.
Publicando seu vídeo para o mundo
Agora que você tem o conteúdo preparado, chegou a hora de publicá-lo na internet.
Hoje, temos uma boa oferta de serviços gratuitos para isso, como o principal deles, Youtube, e outros como o Vimeo e DailyMotion.
Você não precisa ter um site ou um blog para criar seus vídeos.
Dependendo da sua estratégia de marketing, basta publicar seus vídeos no Youtube e direcionar a sua audiência para uma Fanpage no Facebook com um botão de CADASTRO.
Ou para uma página de captura onde a pessoa possa deixar o seu e-mail para você.
Com isso você estará construindo uma lista e alimentando a sua audiência com um bom conteúdo em vídeo.
Bem, chegamos ao fim deste longo artigo dividido em 2 partes, sobre como criar vídeos que convertem.
Espero que você tenha gostado. Deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que achou desse super artigo e aguarde os próximos conteúdos desta Semana do Vídeo do Nerd Rico 🙂