Este artigo tem por objetivo te mostrar como criar vídeos que convertem em mais tráfego, mais leads, mais clientes e mais vendas. Ele ficou um pouco grande, então dividi esse conteúdo em 2 partes. Amanhã você poderá ver a segunda parte deste artigo.
Antes de começar, deixe-me investigar o que você conhece sobre vídeos:
Você sabia que o audiovisual causa maior impacto emocional sobre as pessoas do que qualquer outro tipo de mídia?
Você sabia que um simples vídeo em seu site pode até dobrar as suas conversões?
Pois é, não é a toa que assistimos a incorporação do Youtube ao hall das mídias de grandes audiências. Na internet, o Youtube já é, por anos, o segundo maior portal de buscas do mundo. E no meio offline, ele ainda conseguiu superar a toda poderosa televisão.
Incrível, não?
O Audiovisual nos Serviços e Negócios
Com esse e outros fatos que comprovam o enorme alcance e impacto que o audiovisual proporciona às pessoas, chegou a hora de você pensar seriamente em usar essa ferramenta para ganhar dinheiro com o seu negócio.
Por isso resolvi falar sobre como fazer vídeos que convertem.
E a proposta deste artigo de 2 partes é justamente mostrar e ensinar algumas técnicas básicas que você pode aplicar imediatamente ao seu negócio usando vídeos.
Você não precisa ser um cineasta para saber como criar vídeos que tragam resultados para o seu negócio. É possível fazer ví deos de forma simples e usando programas corriqueiros em seu computador.
A Essência dos Vídeos de Resultados
Um vídeo que converte precisa ser cuidadosamente planejado. Ele pode ter até um acabamento simples, mas o que interessa é a mensagem que ele passa. E é nela que você precisa se concentrar.
Precisa saber escolher as palavras certas para sua audiência, o tom certo e o que elas buscam.
Para ganhar dinheiro com vídeos, você só precisa usá-lo para se relacionar com o seu público e, na hora certa, fazer uma oferta irresistível para ele.
Você pode usar o próprio Youtube para armazenar os seus vídeos e o Facebook para divulgá-los.
No entanto é imprescindível que você crie uma lista de contatos das pessoas interessadas nos seus vídeos.
Essa lista será a sua audiência mais cativa e que comprará seus produtos/serviços quando você fizer uma oferta pra eles.
Como Criar Vídeos que Convertem
Bom, hoje darei algumas dicas para você criar um vídeo poderoso, que desperte a atenção dos seus contatos e ajude-o a criar uma excelente reputação junto à sua audiência.
1) Duração do Vídeo
É importante que seus vídeos sejam curtíssimos.
Não use como parâmetro a duração dos programas de televisão. O expectador que está na frente do computador/tablet é muito mais ansioso e disperso do que o da TV.
Então, QUALQUER coisa o distrairá e fará com o seu vídeo perca o interesse para ele.
Se você passar os eu recado rápido, as chances que ele assista até o final aumentam drasticamente.
A duração, obviamente, vai depender do seu conteúdo, mas se você conseguir fazer vídeos com duração entre 30 segundos a 2 minutos, você estará muito bem na fita.
2) Introdução do Vídeo
A introdução corresponde aos primeiros segundos. É a sua apresentação.
Muita gente esquece dessa importantíssima parte e começa a falar direto o assunto. NÃO FAÇA ISSO!
Sua audiência pode não “sacar” de cara do que você está falando, ou onde você quer chegar ou, acima de tudo, como o que você está falando pode ser útil para ela.
E aí, sabe o que acontece?
Ela desiste do seu vídeo, afinal, se o objetivo não está claro, a pessoa perde o interesse. É um processo natural.
Então, para resolver isso, é imperioso que você siga a seguinte fórmula nos primeiros segundos do vídeo:
“[Saudação], eu sou [fulano de tal], do [negócio tal] e neste vídeo eu vou [objetivo real do vídeo para o seu expectador].”, onde:
[Saudação] – Faz parte da educação. Diga um oi, opa, Olá, Bem vindo…
[fulano de tal] – Aí é onde entra o seu nome ou o seu pseudônimo.
[negócio tal] – Diga o nome do seu negócio ou marca.
[objetivo real do vídeo para o seu expectador] – Aqui você explica o que você vai mostrar/ensinar.
Ex: Neste vídeo irei te ensinar como ganhar 500 Reais por hora vendendo sacolés na praia de Icaraí.
Obs: Não preciso nem falar que é extremamente importante que você CUMPRA com a promessa feita nesta parte do vídeo, senão você terá sérios problemas com a sua reputação.
Então, não prometa algo que não possa cumprir, combinado?
Não tem como criar vídeos que chamam e prendem a atenção do seu público ignorando essa importante dica.
3) Use um Tom Pessoal
Dê preferência ao uso de um tom pessoal em suas mensagens. As pessoas criam mais conexão quando você fala em seu nome do que em nome de uma entidade jurídica.
É mais fácil você se relacionar com uma pessoa (um igual) do que com um negócio, porque um negócio não é tangível. Então, evite usar termos como “nós”, “faremos”, “queremos” ou qualquer termo no plural. No lugar, use termos pessoais, tais como “eu”, “irei te ensinar”, “quero” etc.
Essa é uma dica de ouro de como criar vídeos que CONECTAM imediatamente com o seu público e gera empatia.
4) Opte pelo Simples
Se você quer conquistar a sua audiência, então não ostente excesso de riqueza e prosperidade. As pessoas sabem que a mensagem é falsa e a sua reputação vai para o lixo.
Faça o simples.
Grave seus vídeos da sua mesa, da sua varanda e apresente o lugar, dizendo que é a sua varanda e que você está gravando em sua casa, ou em seu escritório.
Evite usar chroma-key (aquela tela verde que serve para inserir digitalmente uma outra imagem no fundo do seu vídeo).
Essa técnica não é tão simples e exige certo conhecimento de iluminação e técnica de edição. Não é impossível, mas para quem está começando, recomendo deixar essa técnica para os profissionais de vídeo, pois as chances do seu vídeo ficar claramente falseado e artificial são enormes.
Escolha o simples. É mais rápido e mais simpático para a sua audiência.
É claro que, quando falo para optar pelo simples, não estou dizendo para você ser banal e fazer de qualquer jeito. Use o bom senso. É importante que você use uma câmera razoável, que tenha uma qualidade onde as pessoas possam te ver e ouvir claramente.
Em nossa segunda parte deste artigo, falarei sobre as técnicas de produção que você pode usar para finalizar e publicar seus vídeos com qualidade.
Um comentário
[…] como criar vídeos que convertem para o seu negócio. Se você perdeu o artigo de ontem, então clique aqui para voltar e ler essa primeira […]