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Como Analisar a sua Concorrência

Muitos empreendedores pecam por achar que tudo o que precisam fazer é criar um produto e vender. Esquecem-se que não estão no mercado sozinhos e que precisam disputar a preferência dos clientes em comum. É evidente que um bom trabalho de marketing de relacionamento ajuda bastante neste ponto, mas conhecer o seu “rival de mercado” o ajudará a se destacar ainda mais dentro do seu nicho. É como num jogo de xadrez: se você já conhece o modo de jogar do seu adversário, sua estratégia passa a ser bloquear ou tirar do jogo as peças mais poderosas dentro do esquema de jogo dele. Isso fará o poder de ataque e defesa dele diminuir e te dará espaço para avançar e ganhar a partida.

Ok, mas no jogo dos negócios, como você fará isso?

Bom, existe um método simples de análise dentro da administração que pode ajudar a conhecer seus concorrentes. É a análise SWOT (Strenght, Weaknesses, Oportunities e Threats).

SWOT-Analysis

Essa análise permite que você agrupe algumas características do seu concorrente (pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades) de forma que fique claro que ele tem de melhor e o que ele tem de pior. Siga o guia abaixo para que você consiga montar a sua analise SWOT para cada concorrente:

1 – Filtre seus Concorrentes
Faça uma seleção dos seus principais concorrentes. Tanto aqueles que você deseja superar quanto aqueles que estão abaixo de você. Você fará uma análise SWOT para cada um deles.

2 – Monte o quadro SWOT
Faça um quadro SWOT para cada um dos concorrentes selecionados por você. Siga o modelo abaixo:

matriz-swot

 3 – Preencha o quadro de cada concorrente com as características de cada um
Esta etapa é a mais difícil,  e a mais importante também. É aqui que tudo ficará claro para você. É partir do que você vai montar, que você terá condições de tomar decisões que realmente ajudem o seu negócio a crescer e a superar a concorrência.

Pra ajudar, vou dar um exemplo:

Usando as informações do quadro acima, eu vou fazer a análise de uma empresa fictícia do ramo de cursos de idiomas. Vamos lá:

Pontos Fortes Internos (oportunidades) – Tem certificações internacionais de qualidade, todos os professores tem formação na Europa, seus alunos são reconhecidos no mercado.

Pontos Fortes Externos (ameaças) – Embora essa empresa não tenha os preços mais baratos, o poder da sua reputação agrega valor a ela, o que faz dessa empresa ser a primeira opção em curso de idiomas.

Pontos Fracos Internos  (oportunidades) – A empresa investe pouco em marketing e conta com a sua reputação no mercado para adquirir novos clientes. Se colocasse em prática um plano de marketing digital, além de investir pouco (em relação às mídias offline), poderia crescer ainda mais.

Pontos Fracos Externos (ameaças) – Ela é a única que não oferece Mandarim. E a demanda por esse curso cada vez cresce mais.

Agora você não tem mais desculpas para não conhecer seus concorrentes. Faça esse exercício e você verá um mundo abrindo à sua frente.

Deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que você descobriu quando aplicou a análise SWOT nos seus concorrentes. Sua descoberta pode ser a de muitos também. 🙂

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2 comentários

  1. Costumo usar este método na minha vida profissional fora da net. Mas ainda não tinha pensado em usar para analisr os meus concorrentes online. Cada dia aprendo mais e convenço-me que tenho que começar a pensar de forma muito mais profissional quando me sento frente ao computador. Obrigada pela forma profissional de trabalhar! Muito sucesso.

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