11 Livros sobre Empreendedorismo que você Precisa Ler

Por | junho 11, 2017

Não subestime a sua programação mental.

Certa vez ouvi uma história de uma pessoa que trabalhou 15 anos com seguros para uma empresa top desse mercado. Aí, num belo dia ele resolveu montar a sua própria seguradora, por achar que já conhecia o negócio perfeitamente.

De fato ele conhecia. Então pediu demissão do seu emprego e iniciou o seu novo empreendimento. 8 meses e 250 mil Reais a menos depois, essa pessoa fechou a sua empresa e, blasfemando a sua falta de sorte, voltou a bater portas de empresas atrás de um emprego.

O que essa pessoa fez de errado? 
Ela esqueceu de se preparar para ser um empreendedor. Sua programação mental estava para ser empregado dos outros. Ser empregado requer algumas habilidades bem específicas e totalmente divergentes às habilidades que se requerem de empreendedores.

Ou seja, se você é empregado e decide montar a sua própria empresa, precisa abandonar a sua mentalidade de empregado e incorporar a mentalidade de empregador.

O inverso também é verdadeiro. Por mais que você conheça muito bem o mercado, seus clientes e o negócio que você vai abrir, se você não assumir o papel de líder ativo do seu próprio negócio, você será escravizado pro ele e, muito provavelmente vai afundar, perder tempo e dinheiro que talvez você nem tenha para perder.

Ou seja, estará com um grande problema nas mãos.

Pensando nisso, resolvi reunir neste artigo, 11 livros que foram fundamentais para a minha programação mental empreendedora. Alguns desses livros eu tenho verdadeira paixão e fazem parte da minha leitura de cabeceira (vou sinalizá-los com emoticon):

[huge_it_slider id=”2″]

Se você acha que faltou algum livro nesta relação, por favor diga nos comentários abaixo qual o livro você sentiu falta e porque.

Na próxima segunda farei a relação de livros que marcaram a minha vida quanto ao Marketing Digital.

13 comentários em “11 Livros sobre Empreendedorismo que você Precisa Ler

  1. André Sampaio

    Oi Rafael, muito boa a relação. Já li quase todos e tb recomendo sua relação, principalmente a série do Pai Rico, Pense e Enriqueça e Trabalhe 4 horas por semana. Obrigado pelas dicas.

  2. Marcos Gabriel

    Rafael,
    Todos estes livros são excelentes, mas quero te sugerir um que tem me ajudado muito no sentido do posicionamento mental, é o livro “Desperte o seu gigante interior” de Anthony Robbins.
    Abraços

  3. Arlindo Armando

    Olá Rafael, excelente lista! Eu quero apenas enfatizar a importância em ler o Trabalhe 4 Horas por Semana. Não conheço ninguém que leu e que não disse que o livro mudou sua vida.

    Inclusive mudou a minha :p

    Abraços, Arlindo Armando

  4. Sandro Santos

    Vou deixar minha dica aqui tb… um clássico o primeiro livro que eu li na vida (de negócios) e meu livro de cabeceira até hoje… A mágica de Pensar Grande

  5. Sergio Martinho

    Li o Dale Carnegie, exatamente esse livro, por influência e convite de meu pai, há já uns 45 anos… 🙁 Até, à época, fui a uma palestra gratuita de introdução de um curso que eles ofereciam em sampa… Mas aí, descobri que o Dale havia se suicidado… pensei, caramba, o cara era uma fera em fazer amigos, em influenciar pessoas, como? por que? o que aconteceu? Aí desisti… Mas o livro é muito bom mesmo.

  6. maria das graças de freitas e silva xavier

    Rafael,
    O espírito de coleguismo que existe nesta comunidade, por si só, já muda nossa mentalidade. Você, como sempre, preocupado em ajudar o grupo a se inserir no mundo do empreendedorismo digital, traz excelente orientação para nossa preparação mental. Muito obrigada, de coração. Da lista indicada, li apenas dois: Os segredos da mente milionária e Trabalhe 4 horas por semana. Agora vou adquirir os outros e seguir as lições.

    1. Rafael Autor do Artigo

      Obrigado pelas palavras, Maria das Graças! Eu sei que você é uma das minhas leitoras mais assíduas no blog da Nerd Rico e estou contigo nesta jornada rumo ao sucesso no mundo digital.

  7. Duarte

    Lista sensacional!!! O “monge e o executivo”, e o “Tabalhando 4 por semana” são livros para mudar a vida de qualquer pessoa. Acredite se alguém lê um desse livros que eu citei e não sente vontade de mudar de vida. Cava um buraco no chão e deita pq certamente já esta morto e não sabe. Parabéns Rafa, mais uma vez um excelente artigo!

  8. maria das graças de freitas e silva xavier

    Achei muito interessante essa nova relação de livros. Já fiz pedido de alguns da 1ª lista e um pouco depois irei complementar com esta recomendada agora. Você nos presta um grande serviço com estas indicações.
    Obrigada,
    Graça Xavier

  9. Pingback: 11 Livros sobre Empreendedorismo que você Precisa Ler | Renda Diretamente Proporcional MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *