Site WordPress: 7 Motivos para Você ter o Seu Hoje

Por | agosto 31, 2017

Há 17 anos, quando montei meu primeiro site, eu jamais imaginei que um dia existiram tecnologias para montar site WordPress com tamanha facilidade.

Na época, fiz no Power Point (pasme!). Passou-se uns 4 anos até eu encontrá-lo em minha vida. E foi amor à primeira vista.

Em 2005 fiz meu primeiro site WordPress. Na verdade era um blog pessoal, o Cucamonga (não adianta procurar, ele morreeêeuu).

site wordpress

Hoje, eu não consigo imaginar a minha vida “tech” sem o pau-pra-toda-obra WordPress.

O que é um Site WordPress?

Segundo a Wikipedia (ela explicou melhor do que eu explicaria), WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de sites e blogs via web.

Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger.

Em outras palavras (agora não é mais da Wikipedia), é uma plataforma que te proporciona montar sites incríveis sem precisar mexer com programação.

Às vezes precisa mexer um pouco quando se quer coisas mais avançadas, mas não é o caso da maioria dos usuários.

E por que ele é tão fodástico?

Por que você deveria SERIAMENTE considerar montar o seu site WordPress?

Escrevi este artigo justamente para te dar 7 ótimos motivos para você considerar ter um site WordPress.

Vamos então direto ao ponto:

MOTIVO 1: É Open Source (ou seja: 100% Grátis)

Você deve estar acostumado a me ouvir falar pra evitar serviços e ferramentas grátis, pois eles um dia podem te deixar na mão. Isso é verdade. Mas existem exceções. Uma delas é o WordPress.

Isso porque com o WordPress, você pode pegar todo o código-fonte da plataforma e instalar em seu próprio servidor, ficando TUDO sob o seu controle.

Então não existe o risco do “site” desaparecer da internet. Pois os arquivos já estão com você.

Para que você possa ter o seu próprio site WordPress instalado em seu servidor, você precisa comprar um domínio e alugar um serviço de hospedagem.

Não vou entrar em detalhes sobre isso aqui porque não é esse o propósito. Vou escrever um artigo em breve pra tratar somente deste tema.

Por ora, o que posso recomendar são os planos de hospedagem da Hostgator. Usei por anos e não tenho nada a reclamar.

É um serviço mundialmente conhecido e reconhecido pelo seu ótimo custo-benefício. Além de possuir planos PRONTOS para a instalação de um site WordPress.

MOTIVO 2: É Multiuso

multiuso site wordpress

Imagina você ter em mãos uma ferramenta de 1001 utilidades? Que você pode usar tanto para criar um blog quanto para uma grande loja virtual?

O WordPress é capaz disso e muito mais. Com ele, você pode construir, com qualidade ímpar, blogs, sites, lojas, portfólios e até mesmo redes sociais!

Quer exemplos de sites feitos com WordPress?

TechCrunch – https://techcrunch.com
Katy Perry – https://www.katyperry.com/
Sony Music – https://www.sonymusic.com
ESPN – https://mediadistribution.espn.com/
Ensemble Spirituoso – http://ensemblespirituoso.fr (produzido pela Nerd Rico)
Diego Abreu Design – http://diegoabreudesign.com (parceiro da Nerd Rico)
USP – http://www5.usp.br/
Portal R7 – http://recordtv.r7.com/

Assim como o próprio site do Nerd Rico, que é totalmente construído usando WordPress.

MOTIVO 3:  Possui muita documentação e tutoriais disponíveis na internet

Tutoriais Site WordPress

WordPress é uma das plataformas mais usada no mundo, atendendo a 27% de toda a internet. Isso é muita coisa!

Por este motivo, existem zilhões de artigos, guias e tutoriais em vídeo mostrando como fazer tudo o que possa imaginar com o WordPress. É surreal isso.

Praticamente pra tudo o que você imagina fazer em seu site, você vai encontrar um tutorial na internet de algum fera em WordPress, ensinando como você faz isso.

E o melhor de tudo isso: grande parte dessas coisas são grátis.

Ou seja, está tudo à sua disposição. É só você saber o que você quer que certamente você vai encontrar um caminho online para viabilizar isso usando alguma informação grátis na internet.

Mas nem tudo são flores…

Mas tudo isso requer um certo esforço e gasto de tempo de sua parte pra fazer tudo o que você deseja.

É claro que nem todo mundo tem paciência pra ficar lidando com isso ou até mesmo conhecimento técnico para fazer coisas mais avançadas (que requer algumas configurações mais pesadas e alterações no código do seu site WordPress).

Se é o seu caso, sempre existe a possibilidade de você contratar um profissional pra fazer o trabalho sujo pra você.

A própria Nerd Rico, de vez em quando pega um ou outro projeto ou freelas pontuais para resolver problemas de clientes. Não é sempre. Normalmente eu encaminho essas demandas para o nosso parceiro super competente e criativo Diego Abreu Design.

Aliás (abrindo um parênteses rápido aqui), tomei um café com o fundador dessa empresa semana passada no campus da UFF (onde nos conhecemos), o Diego, e ele me disse que está pra pegar seus últimos clientes de 2017 neste mês de junho (pra você ver como o cara é fera e requisitado).

Propus que ele oferece essas últimas vagas para a minha audiência, pois certamente tem pessoas que me acompanham que podem estar precisando de ajuda. Combinei com ele que eu ofereceria alguns bônus meus para colaborar com os seus novos clientes que viessem da minha lista.

Bom, eu falo isso com você mais pra frente. Se quiser saber mais sobre isso, deixa o seu email nesta lista de espera que eu vou te escrever dentro de alguns dias pra te passar os detalhes.

MOTIVO 4: Tem Design Responsivo

site wordpress responsivo

Não sei se você sabe, mas hoje, a maioria das pessoas estão navegando na internet via dispositivos móveis.

Isso significa que, se você não tem um site que de adapte em diferentes telas (telas de laptop, telas de pc, telas de tablet e telas de smartphones), você VAI PERDER tráfego.

E perder tráfego significa perder leads e perder dinheiro. Além de estar desperdiçando dinheiro em campanhas e deixando de realizar vendas.

Quando falamos que um site tem design responsivo, estamos dizendo que ele é programado pra ser um camaleão digital, ou seja, ele vai se ajustar automaticamente a cada formato de tela que está sendo visto.

Pra você entender melhor, vou te dar o exemplo de um site responsivo:

site wordpress

 

MOTIVO 5: É totalmente flexível

O WordPress não é o único CMS (traduzindo: aplicativo de gerenciamento de conteúdo) que existe na internet. Existem muitos outros, como o Magento, Jomla, Drupal, Blogger, Shopify, Prestashop e tantos mais.

Entretanto, a grande vantagem do WordPress para estes demais CMS é a sua flexibilidade.

Por exemplo, todos esses que eu citei servem basicamente para uma necessidade específica. Exemplo: Magento – Criar lojas online. Você não vai criar um blog, um site ou um portfólio usando Magento porque vai ficar uma cagada épica (site ficará feio, lento e sem usabilidade). Mas se for criar uma loja, sua loja ficará perfeita com ele.

Já o WordPress consegue atender a qualquer tipo de demanda graças a sua galática oferta de temas e plugins para tudo o que você possa imaginar.

Então, com esta plataforma, você não monta apenas um blog, mas sites super inovadores, lojas online e outras necessidades.

MOTIVO 6: É otimizado dentro dos padrões de SEO

site wordpress seo

Um dos maiores trunfos dos empreendedores digitais de sucesso é não depender de tráfego pago para o seu negócio existir. Isso é um ponto polêmico e que gera infinitas discussões.

Você precisa de tráfego pago? Claro. Eu, você, o Érico Rocha, a Coca-Cola. Todo mundo precisa.

Mas o seu negócio não pode sobreviver APENAS com essa fonte de tráfego.

Você precisa otimizar suas páginas e seu site para que estejam sempre presentes no topo das pesquisas do Google (nas primeiras 2 páginas de pesquisa. Preferencialmente nas primeiras posições da 1º página).

Se isso fosse fácil, estava todo mundo no topo. Mas não é. Reconheço.

NO ENTANTO, montando um site WordPress, você ficará a frente de muita gente, pois a tecnologia do WordPress é otimizada (e isso sempre melhora a cada atualização) com técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização para sistemas de buscas, tipo Google).

Quanto mais o seu site aparecer com destaque nas pesquisas dos usuários, mais tráfego grátis você terá.

E pra melhorar, existem plugins que, se bem configurados (isso dá trabalho, tá? Mas vale a pena) que deixam o seu site REDONDINHO no SEO, o colocando em poucas semanas, no topo dos resultados e trazendo muito tráfego gratuito para o seu site.

Olha esse gráfico aqui:

Resultados do site Nerd Rico

seo site wordpress nerd rico

fonte: SimilarWeb

Mais de 2/3 do tráfego da Nerd Rico (69,13%) vem de tráfego orgânico, ou seja, de resultados de pesquisas de pessoas no Google.

Tráfego grátis e qualificado, pois eu não preciso “forçar” com um anúncio nos cornos da pessoa pra ela me visitar. Ela vem porque quer.

O resultado disso é esse:

ranking site wordpress nerd rico

fonte: SimilarWeb

O site do Nerd Rico é o 124.041º mais importante do Brasil e o 2.036.610º mais importante no mundo (e subindo…).

Ou seja, o meu plano de conquista do mundo começou faz tempo e você nem está percebendo…

MOTIVO 7: Tem Segurança

site wordpress segurança

Hoje em dia, a segurança é um assunto sério e fundamental na internet. PRINCIPALMENTE se você, cara pálida, está se aventurando num negócio online.

Você não pode correr o risco de ter um site bagunçado, trucidado ou ROUBADO por hackers ou por vírus sacanas e perder vendas e credibilidade que você tanto batalhou pra conquistar.

Pior, essa falta de segurança prejudicar de alguma forma seus clientes de tal forma que você ganhe uns processos judiciais.

Você não quer passar por isso, quer?

Então, quem poderia te salvar?

chapolin site wordpress

Na ficção, o Chapolin apareceria na sua frente neste instante, mas na realidade, é o WordPress mesmo.

Por padrão, ele já obedece as normas básicas de segurança online. Mas você sempre pode aumentar a segurança dos seus sites de 2 formas:

  1. Tomando cuidados que normalmente as pessoas não tomam, como criar senhas fortes, não efetuar logoff ao acessar o seu painel administrativo em computadores públicos etc etc
  2. Instalando plugins de segurança extra ao WordPress e plugins de backup para resguardar todo o seu trabalho quando der merda generalizada ou o apocalipse bater à sua porta.

 

Chegando aos Finalmentes

Site WordPress

Finalmente, eu sou um grande fã do WordPress, uso há mais de 13 anos esta plataforma em meus negócios e para clientes e sempre tive resultados fantásticos com todos esses sites que desenvolvi.

Então, não poderia deixar passar em branco a oportunidade de REFORÇAR que você também deveria ter o seu site WordPress.

Seja você um empresário, dono de um pequeno negócio, profissional autônomo, empreendedor digital que cria conteúdo, ou tem a sua loja… não importa. O WordPress vai te atender plenamente em todas as situações.

Você tem 4 formas de ter o seu site WordPress.

As 4 Formas de Você Ter o seu Site WordPress Agora

  1. Usando a versão gratuita online que eles oferecem. É gratuita, super simples porém muito limitada (só recomendo em último caso pra você). Conheça esta versão aqui.
    .
  2. Baixando o código-fonte, instalar no seu próprio servidor e fazer todas as configurações sozinho (opção mais avançada, mas que te dá mais liberdade, que seria o ideal). Baixe essa versão aqui
    .
  3. Instalar o WorPress a partir do Cpanel do seu serviço de hospedagem e fazer todas as configurações sozinho (opção intermediária. Não requer grandes habilidades, mas também não é a coisa mais fácil do mundo. Mas dá pra fazer).Caso não tenha um serviço de hospedagem, recomendo, como já citado anteriormente, a Hostgator
    .
  4. Deixar que profissionais façam todo o “trabalho sujo” pra você e te entregue tudo pronto.Normalmente essa é a solução mais cômoda e rápida pra você. Mas ela tem um custo. E geralmente alto.No entanto, lembra da tal lista de espera que eu citei no meio deste artigo?Então, eu estou negociando com o Diego uma condição muito especial para meus seguidores, pra você ter um site profissional, desenvolvido por profissionais de alta performance por um valor que você pode pagar de olhos fechados.Se você quiser saber mais sobre isso, entra lá na lista de espera que dentro de alguns dias eu falarei mais sobre isso. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Bom, por hoje é só, amigos. Dúvidas, opiniões e questionamentos, usar o espaço de comentários aqui embaixo.

Resumo
Site WordPress: 7 Motivos para Você ter o Seu Hoje
Título do Artigo
Site WordPress: 7 Motivos para Você ter o Seu Hoje
Descrição
Descubra 7 razões para você ter um site WordPress, o que você pode fazer com ele e como você pode começar a criar o seu. Os 5º e 6º são os meus favoritos.
Autor
Nome do Editor
Nerd Rico
Logo do Editor

1 comentário em “Site WordPress: 7 Motivos para Você ter o Seu Hoje

  1. Pingback: Como Vender na Internet sem ser um Especialista em Marketing Digital - Nerd Rico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *