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Resenha de Arrase nas Redes Sociais, de Ramon Tessmann

Arrase nas redes-sociaisHá alguns meses fui presenteado com um exemplar do livro Arrase nas Redes Sociais. Esse mimo foi enviado pelo próprio autor, o Ramon Tessmann, que dentro de alguns dias terei o prazer em conhecê-lo pessoalmente num evento em São Paulo.

O fato é que só pude ler o seu livro nesta última semana. E como o assunto é bem pertinente para ser compartilhado aqui no blog, resolvi escrever as minhas impressões sobre essa obra para você, querido leitor.

Assim que peguei o livro, me deparei com a seguinte frase na capa: “Atenção: Não deixe seu concorrente ler esse livro antes de você!”. Dei um sorriso maroto. Foi uma frase bem espirituosa e que imprime um certo sentido de urgência para o leitor. Boa sacada 😉

A leitura flui bem. Devorei as suas 200 páginas em menos de 2 horas.

O texto é bem agradável e entrega um conteúdo bem abrangente, atendendo tanto aquelas pessoas que nada entendem de redes sociais quanto aqueles que já frequentam algumas e esperam encontrar dicas valiosas para otimizar seus canais e perfis.

Basicamente, o livro traça um panorama de 4 grandes redes sociais: Twitter, Facebook, Youtube (sim, ele é uma rede também!) e Linkedin. E ele traz uma visão bem profissional do uso de cada uma dessas redes.

Por exemplo, percebi o carinho que Ramon tem pelo Twitter e pelo Linkedin, que são justamente as redes menos comentadas por quem trabalha com marketing digital. Eu particularmente adoro o twitter, mas conheço muito pouco do Linkedin.

E uma sacada que tive ao ler este livro, foi perceber como eu trabalho de forma errada nas redes sociais (quanto ao Facebook estou safo rs). Fiquei motivado em fazer uma revisão de todas as minhas redes e aplicar algumas das dicas que Ramon nos entrega em seu livro.

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Pra você não ficar com água na boca, separei 3 dias para você pegar e aplicar em seus perfis sociais:

1) Encontrando o seu público no Twitter
Essa sempre foi uma grande dificuldade para mim, afinal, diferente do Google e do Facebook, o Twitter não tem uma busca eficaz e muito menos serviços pagos para segmentação, como o Adwords e o face Ads.

E a sacada que o Ramon dá é você identificar os perfis dos seus concorrentes diretos e avaliar os seus seguidores. Se essas pessoas seguem o seu concorrente, que tem um produto ou serviço semelhante ao seu, é bem provável que ela queira te seguir também (se bobear ela já é teu cliente).

E aí, você começa a seguir essas pessoas. Por conta do gatilho da reciprocidade, a maioria dessas pessoas irão de seguir de volta. E você começará a formar uma base adequada de seguidores para os eu perfil no Twitter.

2) Capriche em sua foto de Perfil
O Ramon bate nesta tecla TODA HORA. Parece chato, mas é realmente importante essa sua insistência. A foto do seu perfil (seja para qualquer rede social) é uma das primeiras coisas que a pessoa vê ao entrar em seu perfil/canal.

Então, você não pode vacilar e colocar uma foto sem noção, de mal humor, ou qualquer outra coisa que não seja algo, no mínimo profissional. Ele até sugere que você invista em um fotógrafo para sair tudo perfeito.

Eu particularmente não acho que você precisa chegar a tanto, mas que você deve caprichar nesta foto e fazer bonito, isso você precisa.

3) Como aumentar o engajamento dos seus posts no Facebook
Ramon ensina alguns truques bacanas para aumentar o engajamento dos seus fãs em sua página no Facebook. Um deles diz respeito a você fazer perguntas nos posts.

Por exemplo, ao invés de você colocar “Tenho passagens aéreas para os EUA por R$ 999,00” você põe: “O que você acha de viajar para os EUA por apenas R$ 999,00?”

Percebeu a diferença? A segunda chamada não ficou bem mais atrativa?

Bem, a única coisa que eu senti falta (confesso que SENTI MUITA FALTA MESMO) foi não ver um capítulo destinado ao Google+. Eu realmente esperava que o Ramon fosse abordar essa rede por 2 motivos:

1) porque o seu livro foi lançado em abril de 2013, ou seja, o Google+ já estava bem consolidado nesta época e poderia ter um capítulo abordando sobre suas principais vantagens.

e 2) Porque eu considero o Google+ a melhor rede social para geração de tráfego orgânico, pois todos os seus posts são automaticamente integrados à busca do Google e, quanto mais interação seus posts tiverem dentro da rede social, mais relevância ele ganha nos resultados de uma pesquisa.

livro-ramonFica aí a esperança de uma segunda edição do livro “Arrase nas Redes Sociais”, de Ramon Tessmann.

Ah, se você quiser adquirir o seu exemplar, você o encontra na Livraria Saraiva, tanto na versão impressa quanto na versão digital (e-book).

Você já leu o livro? Conhece o trabalho de Ramon Tessmann? Aproveite o espaço abaixo para deixar seus comentários a respeito desse assunto.

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3 comentários

  1. Rafael, Brigadão, estou trilhando por estes caminhos e já percebi que não é mole pensar em uma estrutura sem um devido suporte…milhões de informações, aplicação delicada e precisa, equipamentos software e outras delongas +….Vamo que Vamos!!!

  2. Concordo com vc Rafael, o Google+ e uma ferramenta indispensavel , e sempre conectada a tudo , uma dica para o RAMON , coloque o seu e-book a venda na Amazon.com.br , que esta recente no Brasil…..abracos !!!

    Ricardo Cunha

  3. Xará eu li este artigo aqui no dia que você lançou ele e voltei aqui somente para deixar este comentário. Só com uma sacada que você colocou aqui você eu quadrupliquei o tráfego vindo de uma das redes sociais acima. Fiquei muito feliz e sou grato por participar da sua lista.

    Abraço

    Rafael

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