Poder da Segmentação da Lista de Emails

Por | outubro 8, 2017
email marketing

A segmentação da lista de emails permite que você conheça tão bem a sua audiência a ponto de sempre mandar o e-mail certo para as pessoas. Aquele e-mail que faz a pessoa querer comprar desesperadamente de você.

Esse recurso é o diferencial dos grandes empreendedores digitais que, mesmo com pequenas listas, tem resultados extraordinários.

Mas antes de falar da segmentação da lista de emails, deixa eu mostrar pra você um dado interessante.

Uma pesquisa internacional da Experian Marketing Services revelou que 85% das empresas que mantêm contatos personalizados com o consumidor alcançam maior engajamento e 67% aumentam consideravelmente seu faturamento.

O Segredo é a Personalização da Mensagem

Isso quer dizer que, por mais que você:

  • Escreva dezenas de e-mails bem escritos para a sua audiência,
  • Faça incríveis postagens nas redes sociais
  • Gaste horas e mais horas do seu dia aprendendo coisas novas e despejando dinheiro em campanhas para aumentar a sua lista…

Isso não garante aumento das suas vendas e nem um melhor relacionamento com o seu público. A menos que você comece a PERSONALIZAR os seus e-mails.

E a personalização da sua mensagem começa com a segmentação da lista de emails que você possui.

E se você ainda não está totalmente convencido sobre o poder da segmentação da lista de emails, então basta observar o seu comportamento e reação ao receber determinados e-mails e ofertas.

Grandes Lojas Online Segmentam sua Audiência

Grandes lojas online, como a Amazon, rastreiam suas visitas, pesquisas e compras em sua loja e começam a mandar e-mail regulares mostrando oportunidades de livros e produtos na área que você costuma pesquisar e consumir.

Ou seja, se você costuma pesquisar os livros do Paulo Coelho, você vai passar a receber e-mails de ofertas dos livros especificamente dele e de assuntos relacionados à temática dos seus livros. Ou se você costuma comprar livros sobre cães, o mesmo vai acontecer.

Então, te pergunto: qual e-mail teria mais influência de compra pra você: um e-mail genérico, que traz qualquer tipo de informação, ou um e-mail contendo EXATAMENTE aquilo que mais te interessa no momento?

Formas Comuns de Personalizar o Relacionamento com seu Público

Uma maneira muito usada por empreendedores digitais e profissionais do marketing é captar informações dos contatos (nome e e-mail são os mais comuns) e rastrear o comportamento da audiência a partir disso.

Essa captação de contatos cadastra as informações dentro de listas gerenciadas por autoresponders.

É mantido uma sequência regular de disparo de e-mails, que possuem algumas informações rastreáveis, como por exemplo, quem abriu e quem não abriu os e-mails e quem clicou e quem não clicou nos links dentro de cada mensagem.

Para organizar essas informações, cria-se segmentos da lista de emails para separar os contatos de acordo com seus interesses mais fortes.

No entanto, essa segmentação nem sempre é fácil de fazer e, muitas das vezes, é trabalhosa, pois é preciso fazer na mão ou a configurar uma dúzia de parâmetros técnicos para que isso tenha um mínimo de automação.

Mas, e se você não quer gastar seu tempo tendo que organizar tudo isso na mão? Ou não possui habilidade técnica para definir parâmetros avançados dentro do seu autoresponder?

Existe um jeito mais simples e prático para segmentar seus contatos por comportamento e interesse?

Sistema de Tags

Sim, existe! E a resposta para isso está na tecnologia das Tags.

Tags são marcações (ou etiquetas virtuais) que são feitas automaticamente mediante alguma ação do seu contato (um registro num formulário, num clique de link etc).

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Ou seja, são palavras-chave que são inseridas no perfil do seu contato, adicionando mais informações sobre ele.

Como Funciona o Sistema de Tags

Pra facilitar o seu entendimento, nada como um bom exemplo. Vamos imaginar que você seja um vendedor de uma loja de eletrônicos.

FNAC

Sabemos que numa loja de eletrônicos iremos encontrar… eletrônicos! Ou seja, celulares, computadores, tablets, TV, videogames, pendrivers e outros gadgets.

Se um cliente entra nessa loja pela primeira vez, você ainda não sabe nada sobre ele. Então, o que você vai fazer?

Observar para onde ele vai se dirigir dentro da loja. Esse é o primeiro sinal de interesse dele, pois a tendência é que ele procure aquilo que interessa a ele no momento.

Você observou que ele parou na vitrine para ver os notebooks. E ficou lá um tempo. Então você se aproxima e pergunta se ele busca algo em especial.

Ele responde que precisa de um notebook para editar vídeos.

Ok, neste momento, você tem 2 informações sobre ele:

  1. que ele quer um notebook e
  2. que a função desse notebook pra ele será para editar vídeos.

Fazendo a ligação entre o desejo e a solução

Você sabe que computadores para editar vídeos precisam ter uma boa configuração e, de preferência, uma tela grande.

Ele também sabe disso (na maioria das vezes).

Então, você que é um ótimo vendedor, vai perder o seu tempo oferecendo a ele um celular?
Um tablet?
Uma TV?
Notebooks baratos que só servem pra navegar na internet e digitar umas páginas no Word?

Não, porque as informações que você obteve dele eliminam essas opções.

Então você vai mostrar pra ele as linhas de notebook que são compatíveis com a necessidade que ele informou.

AGORA, com essas informações em mãos, você, como vendedor, tem MAIS ou MENOS chance de fazer uma venda pra ele?

Será que você teria mais chance de vender algo pra ele no momento que ele entrou na loja, sem saber NADA sobe o que ele precisava?

Ou agora, que você sabe do que ele precisa e vai mostrar os produtos CERTOS pra ele?

Pois bem. É exatamente isso que o sistema de tags faz pra você a partir do momento que um contato entra no seu autoresponder e passa a receber seus e-mails.

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O chato dessa história é que a maioria dos autoresponders do mercado NÃO POSSUEM um sistema de tags para segmentação da lista de emails!

Segmentação da Lista de Emails em Autoresponders

Ou seja, ao ter um desses autoresponders que não oferece as tags, você está deixando  dinheiro na mesa.

Afinal está perdendo boa parte da lucratividade da sua lista de contatos ao não conseguir criar super segmentações e levar a mensagem e o produto certo a eles.

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E se você ainda está escolhendo um autoresponder, ou está usando um que não possui o sistema de tags, então você precisa mudar o quanto antes para um autoresponder que possua essa tecnologia.

E o únicos autoresponders confiáveis que eu conheço para se criar um império digital baseado na tecnologia das tags são: o KlickMail e o LeadLovers.

logosegmentacao da lista de emails

 

KlickMail e LeadLovers

São 2 autoresponders brasileiros, usado por grandes profissionais do mercado, como Erico Rocha, Victor Damásio, Diego Carmona, Vinicius Possebon entre outros.

O que permite a você, de forma simples, criar a sua base de contatos baseado em seu comportamento e interesses. Ou seja, a segmentação da lista de emails.

Com eles, você verá a sua taxa de conversão em vendas aumentar a medida que você aumenta o relacionamento com o seu contato e coleta automaticamente mais informações sobre ele.

Clique aqui pra ver como você pode ter uma conta do KlickMail e começar a capturar seus contatos para o autoresponder com a tecnologia de segmentação mais avançada do mundo.

Ou clique aqui para conhecer todos os recursos do LeadLovers, que não é só um autoresponder, mas uma plataforma completa para empreendedores digitais.

Nos próximos artigos, continuaremos a falar sobre o sistema de tags, e vamos nos aprofundar nas segmentações.

Caso queira aprender a segmentar usando o KlickMail, leia este tutorial.

Caso queira aprender a segmentar usando o LeadLovers, leia este outro tutorial.

Resumo
O Poder da Segmentação da Lista de Emails
Título do Artigo
O Poder da Segmentação da Lista de Emails
Descrição
A segmentação da lista de emails permite que você identifique a pessoa certa para the oferecer o produto certo, criando uma explosão nas vendas!
Autor
Nome do Editor
Nerd Rico
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8 comentários em “Poder da Segmentação da Lista de Emails

  1. Pingback: Aprenda a Segmentar E-mails com o KlickMail - Email Marketing para Pequenas Empresas

  2. Hosting Deutschland

    Que bom que gostou, a segmentacao e um desses pequenos detalhes que tem o poder de fazer grande diferenca em nossos negocios. Vale a pena investir um tempo para segmentar a lista ??

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