Dando continuidade ao nosso artigo sobre os 6 Estágios para o Sucesso, hoje falarei sobre os 3 estágios finais (não necessariamente nesta ordem): Aliados, Realização e Avaliação do Resultado.
Se você perdeu ou quer refrescar a sua memória acerca dos estágios explicados na parte 1 deste artigo, então basta acessar o link abaixo e ler na íntegra o conteúdo dele:
Continuando…
Estágio #4 – Aliados
Ok, fera. Você encontrou o seu porque, aprendeu algo de valor para o seu negócio e tem um plano de ação para colocar em prática o que aprendeu.
Agora existe uma carta especial neste jogo.
Uma carta que separa os meninos dos homens. Os CDFs dos nerds. Os amadores dos profissionais.
E essa carta são os seus aliados.
Alguns chamam de parceiros. Mas o termo parceiro carrega um sentido de compromisso comercial. E eu prefiro o termo aliados justamente porque é uma palavra que designa mais liberdade e cumplicidade do que parceiros.
Ter um ou mais aliados significa não pensar sozinho. Significa compartilhar ideias e experiências. Significa ajuda (que você vai precisar, pode ter certeza disso) técnica, emocional, motivacional…
Significa ter um grupo de pessoas para gravar vídeos falando bem do seu trabalho, promovendo o seu produto para suas respectivas listas…
Enfim, ter aliados é fundamental para se chegar mais longe. Não ache que você vai conseguir fazer tudo sozinho. Você até pode conseguir sucesso a curto prazo, mas não irá muito longe.
Eu não estou dizendo que você precisa FORÇAR a aliança com profissionais maiores que você. Se fizer isso você vai se queimar. Seja prudente e escolha pessoas que você já tenha um certo grau de relacionamento e que você possa confiar.
E a dica é se aliar a grupos que compartilhem os mesmos interesses, negócios ou pensamentos que você. O que é chamado de mastermind.
Estágio #5 – Realização
Bom, está tudo muito bonito, mas agora é chegada a hora de você colocar o seu time em campo.
É a hora de executar o plano de ação e colocar em prática tudo o que aprendeu.
É bem possível que você falhe uma, duas ou mais vezes. Mas não se assuste. Isso faz parte do processo de aprimoramento do seu empreendedorismo.
Isso é sério. Muita gente se assusta no primeiro insucesso e já sai blasfemando contra tudo e todos. Calma. Desse jeito a única coisa que você vai arrumar é uma gastrite pra você.
O mais importante desse processo é você ter a atitude de fazer alguma coisa. De fazer o seu webinário, fazer a sua oferta, de criar e lançar o seu produto no mercado, ou o seu serviço, enfim, faça alguma coisa que te retorne um resultado.
A melhor coisa que existe é a primeira venda/fechamento de negócio. Nem que seja de R$ 1. Mas a primeira venda realizada por você, é capaz de mudar completamente o seu estado de espírito, de fazer você acreditar ainda mais intensamente que tudo o que você idealizou é possível e paupável.
É um momento sublime e que não pode ser esquecido…
Estágio #6 – Avaliação do Resultado
Chegamos ao estágio “bipolar”. É nesta fase que você pode ficar triste ou super excitado em questão de minutos!
Bom, como o nome já é evidente, aqui a gente avalia o resultado do nosso plano de ação. Aqui a gente conta quanta grana a gente recebeu, quantos itens vendemos, quantos negócios fechados, enfim, qualquer que seja o seu objetivo, é aqui que você avalia se ele foi alcançado.
E a questão importante é que só existem 2 avaliações possíveis aqui: Positiva e Negativa.
Se a avaliação for positiva, então você está constatando que o plano de ação funcionou e que pode continuar sendo executado.
Mas não fique com medo de fazer ajustes. Tudo sempre pode melhorar, então faça testes para elevar a eficácia do seu plano o máximo que você conseguir.
E se a avaliação for negativa? Significa que o plano de ação não estava bom?
Não necessariamente. Caso os resultados sejam muito ruins, então você precisará rever cada um dos 6 estágios para descobrir aonde está o problema.
As vezes o problema está no seu porque, na sua execução, no que você aprendeu ou mesmo no plano de ação. O fato é que a recomendação é que você refaça todos os estágios a fim de encontrar o problema que não está deixando você alcançar seus objetivos.
That’s all, folks! Fechamos ao final deste extenso artigo. A meu ver, acho que ele está bem claro e didático para quem se encontra nessa situação delicada de não ter resultados com o seu negócio.
Ainda existe muito a se falar sobre esses 6 estágios. Aqui foi só um apanhado. Uma visão geral. E se você quiser se aprofundar nestes estágios e criar uma mentalidade de empreendedor de sucesso, recomendo que você conheça o meu livro “Os 6 Estágios do Empreendedor de Sucesso”.
Este livro foi lançado no dia 11 de janeiro de 2016, pela internet. Para garantir o seu exemplar, acesse a página oficial do livro e pegue o seu agora mesmo!
E se você gostou desse assunto, se ele foi útil para o seu negócio ou de alguma forma mexeu com você, então, por favor, não deixe de registrar a sua opinião no campo de comentários aqui embaixo, ok?
7 comentários
Boas dicas, Rafael !
Realmente são dicas bastante úteis. Só gostaria de sugerir mais um passo, A Continuidade. Como vc mesmo disse vc vai errar e falhar e é bem provável que aconteça isso logo de cara e por isso a continuidade é tão importante.
Quando erro vier ao invés de chorar veja o porque do erro e faça diferente, o importante é dar continuidade e não desistir no primeiro obstáculo.
Seguindo suas dicas, coloquei o time em campo. Muito longe da qualidade que desejo, mas para chegar onde desejo, preciso começar.
Amo suas dicas e o modo didático que vc tem para ensinar.
Vou suplicar um pedido……
Prepare um curso para iniciantes do KM e KS, afinal você os promove, eu tenho muita dificuldade em aprender com tutoriais.
Grande abraço,
Andréa Nunes
Andrea, você tem alguma referência de curso técnico cuja metodologia lhe agrade? Poderia me indicar?
Muito interessante, teórico e pragmático.
Vc acha que para testar nosso produto ou serviço em um pré lançamento quantas pessoas são suficientes? Afinal depois temos de fazer as correções.
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