Em 2007, a corrida presidencial na Casa Branca estava em pleno vapor.

O partido democrata estava em conflito para saber quem deveria representar a instituição nas eleições presidenciais.

Um senador negro e pouco conhecido, resolveu entrar na briga. Seu nome: Barack Obama.

Obama

Ele tinha poucas chances. 

Então resolveu partir por outro caminho, afinal, nada tinha a perder. Ele resolveu estruturar a base da sua campanha dentro da internet.

Definiu o seu público-alvo (os jovens) e fez uso de um recurso poderosíssimo (daqui a pouco eu falo sobre esse recurso) para criar uma base de seguidores de suas propostas. A estratégia funcionou e ele venceu a primeira disputa.

Tornou-se o candidato a presidente dos EUA pelo partido dos democratas.

Mas faltava a segunda (e maior) disputa: vencer seu oponente, o candidato republicano John McCain (falecido recentemente).

Para isso ele precisava de mais dinheiro.E mais uma vez Obama recorreu ao tal recurso poderoso (já já revelo…) e, pela primeira vez na história, se tornou o primeiro candidato presidencial de um partido principal a recusar o financiamento público de campanha.

Vieram as eleições presidenciais e o improvável aconteceu: Obama começou a vencer os principais colégios eleitorais e, na contagem final, ele foi eleito o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Agora você deve estar se perguntando: o que fez o Obama ganhar, de forma épica, uma eleição para o cargo mais importante do planeta? 

Mesmo com menos dinheiro que o seu oponente e sendo um completo desconhecido?

Que recurso poderoso foi esse que ele utilizou?

O segredo do Obama foi…… 

… que ele descobriu o poder de uma LISTA DE E-MAILS.

Exatamente. 

Uma simples lista de pessoas que concordavam com suas ideias.

Sua estratégia foi criar uma lista onde os jovens fossem a sua maioria.

Mas… … por que os jovens?

Porque ele sabia de duas coisas:

1) que a maioria dos jovens não votavam (lá o voto não é obrigatório).

E se ele conseguisse conquistar os jovens, sua margem de votos aumentaria consideravelmente.

2) os jovens participam de redes sociais e isso ajudaria a viralizar suas propostas pela internet, conquistando mais e mais jovens.

Ok, mas o que a lista tem a ver com tudo isso?

Uma lista de e-mails é o instrumento MAIS PODEROSO que um negócio pode ter. Ela permite que você entre em contato A QUALQUER MOMENTO com cada uma das pessoas que estão em sua lista.

O próprio Obama fez isso quando precisava de mais recursos para campanhas. 

Funcionou tão bem que ele bateu diversos recordes de captação de doações.

E ele só precisava mandar 1 (um) e-mail para a sua lista para arrecadar milhões de dólares com pequenas doações.

Percebe o poder que existe numa lista de pessoas interessadas no que você tem a dizer?

Então, essa é a minha lição de hoje para você. Você precisa construir (ou reconstruir) o seu negócio a partir do uso de listas de e-mails.

Com um bom plano de campanhas periódicas para a sua lista de emails, você consegue aumentar as conversões de um lançamento, realizando mais vendas durante ou depois dele, sem precisar investir mais dinheiro em anúncios.

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