O Poder do Coaching

Por | julho 18, 2017
coaching

Nos últimos anos eu tenho ouvido muito sobre coaching. Mas pra ser sincero eu não sabia bem o que significava. Muito menos sabia a diferença entre consultoria e o coaching.

E essa nebulosa mental começou a se dissipar com uma visita ao QG do Dr. Vendas, que fica pertinho da minha casa.

A convite dele, é claro.

Numa conversa há duas semanas desta visita (no Circuito Internet Marketing), eu relatei a ele que estava com algumas dificuldades específicas na condução do posicionamento estratégico da Nerd Rico.

E então ele me ofereceu uma “sessão de ajuda” no seu QG. Aceitei e lá estava duas semanas depois para esta sessão.

Uma Sessão Surpreendente

Fui pra lá tentando imaginar como ele poderia me ajudar. Mas não acreditava que numa simples conversa eu poderia encontrar uma solução para o meu problema.

E, como um tapa na cara da minha incredulidade, bastou 1 hora e meia de conversa para eu sair de lá maravilhado.

E espantado com o poder daquela sessão. Essa conversa conseguiu, em apenas 2 horas, me recolocar nos trilhos e montar um plano do que eu precisava fazer para resolver o problema de posicionamento da Nerd Rico.

Foi surreal!

Eu tinha acabado de ter a minha primeira experiência com uma sessão de coaching.

Duas semanas depois dessa sessão, eu estava em São Caetano do Sul realizando o treinamento internacional para coachings do Bruno Juliani (considerado o melhor coach brasileiro).

Nota: Hoje esse treinamento tem uma versão online. São formadas apenas 2 turmas por ano.

Clique aqui pra saber quando será a próxima e obter mais detalhes sobre a formação.

E agora eu sei o que é e o poder que tem o coaching na vida de QUALQUER pessoa.

Pra começar, deixa eu te explicar a diferença entre um coaching e uma consultoria.

Coaching x Consultoria

Na consultoria, o trabalho do consultor é DIZER o que você precisa fazer. Dar sacadas, passar técnicas, dicas etc. E o seu trabalho (como cliente) é fazer o que o consultor te explicou.

O coaching funciona diferente.

Ele é uma ferramenta de desenvolvimento de pessoas.

O trabalho do coach é preparar a pessoa (chamado de coachee) para estar apta a ser um líder de si mesmo e de outras pessoas e para que ele alcance as suas metas desejadas.

coaching

A ter uma visão clara dos seus objetivos e poder escolher, por si mesmo, os melhores caminhos a seguir.

O coaching não é melhor do que a consultoria e nem vice versa. São trabalhos diferentes. Para necessidades diferentes.

E em algumas circunstâncias até complementares.

Como Funciona o Coaching

Um trabalho de coaching dura algumas sessões. Depende muito da pessoa que vai receber o trabalho.

Em média o trabalho dura 10 sessões.

E eu posso te falar que senti na pele o grande poder transformador que um coaching pode ter na vida de uma pessoa. Eu tive diversos insights durante a sessão com o Dr. Vendas e depois durante os exercícios do treinamento com o Bruno Juliani.

Eu recomendo muito que você passe por uma sessão de coaching para sentir o poder transformador que esta ferramenta possui.

Caso você queira atuar como coaching e ganhar dinheiro com isso (o mercado está aquecido para esta profissão), eu recomendo que você faça uma formação que te dê todas as ferramentas, estrutura e métodos de atendimento e vendas para você se tornar um excelente coaching.

A formação que eu indico pra você é a Formação Internacional de Coaching da ABRACOACHING, ministrado pelo Bruno Juliani em pessoa. Foi a que eu fiz e achei uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida.

coaching

 

Vai com fé que você não vai se arrepender.

 

39 comentários em “O Poder do Coaching

  1. Wander Paula de Almeida

    Boa noite, Rafael. Tenho ouvido muito sobre coaching, e que tem ajudado transformar para melhor, a maneira que as pessoas vivem nos aspectos pessoais e profissionais. Fico feliz em saber que em poucas sessões você já está se disponibilizando para realizar sessões de coaching.

  2. Celeste Gomes (Prana-vallabha)

    Olá Rafael, muito esclarecedora para mim a diferenciação que você apresentou entre consultoria e coaching. Você o faz de forma didática e fica fácil o entendimento das duas atividades. Gostei de saber que uma não é melhor do que a outra mas são complementares, tendo cada uma sua especificidade. Como eu aprecio muito a maneira como você apresenta seu conteúdo e nos ajuda, eu tenho certeza de que você será um bom coach. Como diz o Geronimo Theml: “Faaaala coach.”

  3. André Gusmão

    Muito bom Rafael. Eu já assisti algumas palestras sobre o assunto mas nunca procurei me aprofundar muito. Mas confesso que tenho muito interesse e curiosidade sobre o assunto.

  4. Gabriel do Vale Alcantara

    Excelente, Rafael! Eu já estava bastante interessado em estudar coaching. Agora estou mais ainda!

    Parabéns!

  5. Mariane

    Rafael, simplesmente fantástico o artigo. Ficou muito clara a diferença entre consultoria e coaching e pontuou exatamente a importância que o coaching tem e que não deveríamos ignorar.
    Sucesso!!!

  6. Fernando

    Muito válido esse esclarecimento. O que procurar? Uma consultoria ou coaching? Podemos achar que se já temos um negócio rodando, precisaremos de uma consultoria, o que pode ser verdade; porém, às vezes necessitamos de um coaching, para dar um impulso, um insight, assim como vc teve com o Dr. Vendas. O importante é ter a mente aberta, sem medo de assumir que precisamos de ajuda. Grande abraço e aguardo seu presente!!

  7. carmen lucia dos santos de jesus

    Realmente o coaching é poderoso. Eu tenho uma formação em coach e estou querendo entrar no mercado. E esse post ficou bem explicativo e me ajudou a formular uma resposta para quem me pergunta o que é coach.

    Grata

  8. Franklin Lima

    Opa, Rafael! Tudo bom, meu camarada?

    Show de bola o artigo, cara! Realmente ter um Coaching te prpintando nos negócios é bastante interessante. Ainda não tive a oportunidade de participar efetivamente em uma sessão de coach.

    Será um prazer imenso conversar com você.

    Um grande abraço,
    Franklin Lima

  9. Cintia Amorim

    Olá Rafael, eu também não tinha uma visão clara da diferença, embora soubesse que eram atividades diferentes. Mas soube que até mega emrpesários americanos não abrem mão de seus coachs, então, está provado seu valor.

  10. chrisdornellas

    Oi Rafael!
    Taí algo que tenho muita vontade de fazer. Já busquei por isso uns anos atrás, mas acho que não estava no momento certo… tanto é que não rolou! Mas hoje já dei início a busca pelo meu ideal e penso sim que estou num ótimo momento para uma sessão de coaching! Será ótimo ter essa oportunidade com vc: alguém que acompanho e admiro! Ótima iniciativa!
    Abraços! 😀

  11. José Ricardo

    Bom dia Rafael;
    Sensacional essa sua iniciativa, gostaria muito de ter a oportunidade de uma sessão. Tenho certeza que você pode me ajudar muito.
    Obrigado e um forte abraço!

  12. Bruno Juliani

    Rafael,
    Obrigado por difundir o coaching e também pelas generosos palavras as quais você se referiu a mim.
    Tenho muito orgulho em saber que você é um coach ABRACOACHING.
    Eu vou deixar a oportunidade do coaching com você para uma outras pessoa e adoraria a sua opinião (consultoria) sobre alguns e-mails… hehehe
    Um forte abraço,
    Bruno Juliani.

  13. Jonnata Costa

    Rafael, Excelente explicação!
    Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco…
    That’s it!
    Grande abraço,
    Jonnata Costa

  14. Afonso

    Cara, nas últimas semanas eu tava ouvindo direto sobre coaching, porém, pelo que eu tinha entendido era praticamente uma consultoria. Mais não é bem assim.

    Agora eu consigo compreender qual a diferença entre coaching e consultoria e percebo a importância de ambas para o nosso negócio.

    Obrigado Rafael

  15. Ila

    Olá Rafael!

    Admiro muito o seu trabalho. Na realidade, confio no seu trabalho e é por isso que estou aqui, pois tenho certeza que irei aprender muuuuito com você.

    Obrigada, obrigada mesmo, pela oportunidade… 😉

  16. Márcio Araújo

    Foi um dos eventos mais marcantes que participei Rafael.

    Também fiquei maravilhado com o que aprendemos lá em São Caetano, e conviver contigo naqueles dias foi fantástico.

    O Bruno Juliani dispensa comentários. Não basta aprender coach, tem de SER coach, e não conheço nenhum outro coach com a presença dele.

    Legal sua iniciativa. Estou planejando fazer o mesmo aqui no Mais Aprendizagem.

    E aí, quando vamos ter aquele nosso papo?

    Super abraço e ótimo post 🙂

  17. Daniel Cruz

    Fala Rafael, parabéns pelo trabalho. Eu acompanho sempre seu site e fiquei muito interessado em fazer esta sessão de coaching. Confesso que eu pensava exatamente como você, e não sabia a diferença.

    Abraços 🙂

  18. Joel Correia

    Grande Rafael, suas dicas no dia do workshop abriram minha mente para um novo horizonte, ainda tenho muito a aprender com você.
    Sempre achei fantastico a ideia do coach, acho até por eu ser treinador esportivo sei o poder que isso tem.
    Na area de empreendimentos isso é um pouco dificil de encontrar mas em você eu confio plenamente, pelo seu trabalho e também pela pessoa que é.
    Forte abraço ,espero ser um dos candidatos escolhido 😀

  19. Waudir

    Muito interessante esse trabalho de coaching, eu mesmo confesso que também sempre fico imaginando qual é a diferença entre consultoria e coaching.

    Parabéns Rafael, muito boa essa matéria…

  20. Walter Tochtrop

    Rafael, excelente artigo sobre Coaching X Consultoria… Bastante esclarecedor… Quero saber se ainda está valendo a oferta do coaching via Skype, ou foi apenas p/ quem leu o artigo no ano passado? Se sim, quero participar, ok? Fico aguardando seu retorno… abs…

    1. Rafael Autor do Artigo

      Fala Walter, na verdade os primeiros que comentaram já receberam o seu coaching, mas em breve farei uma nova promo lá dentro do grupo do Nerd Rico no Facebook. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *