Se a sua taxa de abertura de emails está descendo ladeira abaixo, então você precisa descobrir quais são os melhores assuntos para e-mails responsáveis por mudar a figura desse jogo.
Um dos maiores desafios para quem trabalha com email marketing é encontrar bons assuntos de email, que geram bons engajamentos e principalmente uma boa taxa de abertura.
Afinal, para quem deseja vender por meio de email, a taxa de abertura é um dos principais pontos.
Quando se trata de emails, um dos principais elementos na construção é o assunto. Se seus assuntos não forem bons e atrativos muito provavelmente sua taxa de abertura irá de mal a pior.
E, se ninguém abrir seus e-mails, então, sinto lhe dizer mas, eles são inúteis e apenas mais uma mensagem incômoda para o destinatário.
É pensando nisso que você deve investir o máximo de dedicação, esforço e tempo possível para elaborar um assunto de email que desperte a atenção imediata do seu lead.
Para te ajudar nessa tarefa, separei e listei aqui os 8 melhores assuntos para email, além de algumas dicas essenciais para te ajudar a criar os assuntos ideais.
Lembra das cartas?
Em 20 anos muita coisa mudou.
Há 20 anos, receber uma mensagem eletrônica (e-mail) de alguém era motivo para abrir um vinho português e comemorar com os amigos.
Já receber cartas era banal e chato. Ninguém aguentava ter que abrir mais um envelope de correspondência…
Nos dias de hoje, a situação se inverteu. Receber carta virou motivo de alegria e receber e-mails foi motivo de chateação.
Para quem é meu leitor, já sabe que estamos diante do gatilho da escassez. Esta técnica diz o seguinte:
Tudo que é raro e mais difícil, é mais desejável.
Mas não vim aqui falar de escassez. Vim aqui te trazer uma série de técnicas comprovadas para mudar essa situação. Vamos falar dos 5 melhores assuntos para emails.
Sim, se o seu negócio depende de que as pessoas ABRAM o seu e-mail, então você precisa se destacar no mar de mensagens que o seu cliente recebe a cada hora do dia.
E como você já sabe a conversa de hoje é atacar o primeiro foco de atenção do seu cliente diante de um e-mail: o assunto (subject).
Afinal, não é pelo assunto que você toma a sua decisão de abrir ou não o referido e-mail?
Os Melhores Assuntos para Emails
Então, hoje eu vou te mostrar os 5 melhores assuntos para emails que despertam a atenção imediata e fazem o seu cliente querer abrir o seu e-mail instantaneamente. Vamos lá?
1) Assunto com Números
Uma ótima maneira de chamar atenção do seu público e convencê-lo a clicar no seu email é usando o apelo para o raciocínio lógico.
Quando colocamos um número no meio das palavras, especialmente uma porcentagem ou um número em forma de lista, chamamos a atenção do leitor através do raciocínio lógico, isso exige mais foco e atenção por parte do usuário.
Por isso, essa dica é muito simples e poderosa.
O fato é que números sempre chamam atenção em qualquer situação, e se você souber usar com sabedoria, vai notar que seus e-mails serão mais abertos.
Aqui vão alguns exemplos:
- 7 Dicas para Emagrecer em 48 horas;
- 5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata (esse título te lembra alguma coisa?);
- Conheça as 8 Cidades do Mundo com Menor Custo de Vida;
- 4 Imóveis para se mudar amanhã;
Reparou que eu sempre inicio a frase com um número? Recomendo que faça isso também. Por isso aqui vai a dica:
Mais importante do que o seu assunto ter um número em algum lugar, é o número ser a primeira coisa a ser lida na frase.
2) Uma Pergunta
Outra ótima forma de praticamente garantir as aberturas do seu email é por meio do uso de perguntas que estimulem a curiosidade do leitor.
Quando você faz uma pergunta no assunto do e-mail, a tendência é que a pessoa pare para pensar numa resposta.
Se ela fizer isso (e ela vai fazer), essa pessoa já está dando atenção à sua mensagem. E a probabilidade dela abrir o seu e-mail é grande.
Para isso utilize de assuntos intrigantes e atrativos nos títulos, para incitar os destinatários a clicarem na mensagem e satisfazerem a curiosidade uma vez despertada.
Veja alguns exemplos:
- Quer Conversar por Telefone com o Nerd Rico?
- Você costuma acordar no meio da noite para beber água?
- Você já foi maltratado em algum restaurante do Rio de Janeiro?
- Tem alguém na família que luta contra a Diabetes?
Você pode utilizar também termos como “Você sabia?” ou também “você não vai acreditar”, pois são matadores em despertar a curiosidade dos usuários e assim, aumentar a taxa de abertura.
Fazer uma pergunta é um dos melhores assuntos para emails que você pode usar. Pois cria uma ação quase compulsiva do leitor em ter que te responder ou pelo menos saber mais sobre o teor da pergunta.
3) Assunto Curioso
Esse tipo de assunto funciona bem, porém as pessoas geralmente fazem de maneira errada e acabam não tendo o resultado esperado.
A ideia é despertar uma certa curiosidade no seu leitor. Essa curiosidade pode ser através de um assunto meio bizarro ou criando um loop aberto (retirar uma das peças do quebra-cabeças).
As pessoas fazem errado porque elas colocam assuntos sem sentido no título do e-mail (até aí ok, vai despertar a atenção da pessoa), mas não explica no conteúdo do e-mail o porquê daquele assunto tão estranho.
Aí o leitor fica irritado e passa a ignorar os próximos e-mails daquela pessoa.
Resumindo: se vai colocar um assunto estranho, por favor, explique no conteúdo (com argumentos convincentes) o que ele significa.
Exs:
- “Agatha estava certa…”
- “Se a…”,
- “Até que enfim, chegou segunda!”
- “Eu jamais faria isso se fosse o Juliano…”
- “Os 5 melhores assuntos para emails são…”
4) Assuntos Polêmicos
Essa dica é poderosa e perigosa ao mesmo tempo. Todo mundo curte uma polêmica. É incrível isso!
No entanto, se você for levantar uma, esteja certo que vai dar conta do feedback que você vai receber, pois o nível de agressividade dos leitores aumenta em temas polêmicos. É uma relação de amor e ódio mesmo.
A vantagem dessa técnica é que, se usada com inteligência, você separa o joio do trigo. Ou seja, ou a pessoa vai de amar e virar o seu maior fã, ou vai virar seu hater.
E, convenhamos… um empreendedor com 100 fãs tem uma lista muito mais qualificada do que aquele empreendedor com 1000 pessoas amontoadas numa lista.
Use isso a seu favor e veja abaixo exemplos dos melhores assuntos para emails polêmicos:
Exs:
- “Adoçantes engordam, ao contrário do que se pensava”,
- “A internet está com seus dias contados”.
- “O tráfego orgânico morreu”
- “Detesto WhatsApp”
- “3 razões para você não ser um afiliado árbitro”
5) Assunto contendo o nome da pessoa
Existem muitas maneiras de personalizar o assunto dos seus e-mails, mas a mais conhecida é conversar diretamente com o leitor que receberá a mensagem, chamando- o pelo nome.
Por exemplo:
- “Está aqui a oportunidade que você estava esperando [nome do contato]!”
Esse é um dos melhores assuntos para emails, pois é um dos que mais chamam a atenção das criaturas viventes. Dale Carnegie já disse:
“O seu nome, é o som mais doce e encantador do mundo pra você”.
E é verdade.Essa forma estabelece uma intimidade e uma conexão com o destinatário, o que o deixa mais aberto a ver o que você irá falar.
Experimente estar num lugar barulhento e alguém falar o seu nome…
Alto ou baixo, a tendência é que você escute e procure quem te chamou. Mesmo que a pessoa esteja chamando outra pessoa com o mesmo nome que você.
Por que isso acontece? Porque o seu nome chama MUITA atenção para você. É a palavra mais importante do seu vocabulário.
E esse princípio vale para os assuntos de e-mail.
Se você tem 30 e-mails não lidos na sua caixa de mensagens, e um deles contiver o seu nome, adivinha qual vai ganhar a sua atenção INSTANTÂNEA?
Só que aqui tem um detalhe: se você manda e-mails para várias pessoas, fica meio complicado enviar manualmente cada e-mail e alterar manualmente o assunto de cada um com os respectivos nomes.
Foi para nos ajudar nisso que Deus criou os serviços de autoresponder.
Autoresponders
Eles, além de outras facetas, permitem que a gente insira uma variável que REPRESENTA o nome de cada membro da sua lista.
Assim, a sua mensagem chega totalmente personalizada para o seu cliente. Não importa se a sua lista tem 10 ou 1 milhão de cadastrados.
A maioria dos serviços decentes de e-mail marketing possuem esse recurso, mas a recomendação do Nerd Rico é para o Leadlovers (serviço que eu utilizo atualmente).
Nada a reclamar dessa ferramenta. Principalmente por causa do poderosíssimo sistema de tags (ambas oferecem isso) e a automação de mensagens.
Outros serviços bons são:
Activecampaign
Kicksend
Agora, se você quer dar um passo além e não ficar apenas nos assuntos poderosos, você precisa fazer com que seus leads cliquem em seus links e gerem vendas pra você (melhor parte dessa história kkk).
E se você ainda não estiver totalmente confiante para escrever seus próprios emails, sugiro que comece com templates, que são e-mails prontos para serem disparados.
6) Assunto com senso de urgência
Um dos fatores que leva uma pessoa a abrir um email comercial é a sensação de algum ganho pessoal. É praticamente como se, inconscientemente, a pessoa se perguntasse “Será que vou ganhar algo com esse email?”
No entanto, a sensação de ganhar algo, de “sair no prejuízo” ou “sair no lucro” depende do contexto da mensagem. Por exemplo, ganhar um desconto de 10% num produto é muito bom , mas deixar de ganhar 20% de desconto para ganhar 10% não é tão bom assim.
E uma das sensações que influenciam de maneira mais poderosa através da percepção de ganhar ou perder algo é a urgência Trata-se do gatilho mental da escassez.
Quanto mais estreita e exclusiva a janela de oportunidade para ganhar ou comprar alguma coisa, mais tentadora ela se torna.
Por isso, utilize o senso de urgência nos assuntos de seus emails para aumentar seus engajamentos e vendas.
Confira um exemplo:
- “Apenas mais 30 minutos com 40% OFF”
7) Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais são formas de estabelecer conexões com os leitores através das emoções. A dica é que você crie argumentos para que o lead reconheça como seu produto ou serviço pode ajudá-lo e o que pode oferecê-lo.
Dessa forma, a sua mensagem pode haver um ou mais gatilhos, dependendo da proposta da campanha de email marketing.
Seus argumentos podem conter estatísticas, evidências, exemplos e outros aspectos. Entre as principais técnicas de persuasão dos gatilhos mentais estão:
- Reciprocidade – entrega algo em troca de uma ação do lead;
- Autoridade – mostra dominância da sua empresa em algum assunto;
- Simpatia – postura amigável e agradável para envolver o lead;
- Prova social: traz depoimentos confiáveis de outros clientes;
- Escassez – mostra que alguma oferta é limitada.
8) Utilize linguagem simples e acessível
A dica que recomendo agora é utilizar uma linguagem simples e acessível. Palavras rebuscadas e de difícil entendimento dificultam a compreensão e leitura de um texto persuasivo no email.
Afinal de contas, a caixa de entrada do seus prospects deve ser composta de vários outros emails , e por isso a sua mensagem precisa ser clara, direta e de fácil entendimento.
Leituras dinâmicas são bastante utilizadas na internet. Através dela, o leitor apenas passa um olhar rápido e já reconhece as principais informações do texto, que indicarão se vale a pena ou não ler todo o email.
Então, faça o uso de recursos de escalabilidade, por exemplo:
- Palavras em negrito;
- Parágrafos e períodos curtos;
- Palavras ou frases em caixa alta;
- Palavras como: desculpa, conheça, aprenda. (palavras no modo imperativo);
- Textos, vídeos, imagens, gráficos e outros elementos bem distribuídos.
Qual o Melhor Assunto? Emails já testados
Se você ainda está se perguntando qual o melhor assunto ou título chamativo para o seu e-mail… a resposta são os Templates.
Emails que já foram comprovadamente vencedores em cliques e vendas, e contam com gatilhos mentais de Copy que funcionam.
Tudo o que você precisa fazer é escolher o email-template mais adequado para a sua mensagem, colocar o seu nome nele e disparar para sua lista.
Mais fácil que isso só se eu escrever os e-mails pra você!
Caso queira ter Templates de emails prontos para vender, que te ajudem a enviar mensagens poderosas para sua lista, eu recomendo que você conheça meu pacote com +100 Copies para Email Marketing que geraram 4 milhões de vendas contabilizadas para mim e meus clientes.
O melhor? Custa o preço de uma viagem no McDonalds. Mas ao contrário do sanduba que vai por mais quilos na sua balança, meu kit vai pôr mais dinheiro na sua conta.
Você pode saber mais ou sobre os Templates do Nerd Rico clicando aqui.
Indo além do assunto
Bom, se você chegou até aqui no artigo, isso é um bom sinal. Significa que você está realmente disposto a aprender técnicas para melhorar seu modo de escrever e e-mails comerciais.
As 8 dicas que foram comentadas neste artigo são bons pontos para você se destacar diante dos inúmeros outros emails que seu público recebe diariamente na caixa de entrada.
Mas se você estiver disposto a ir além do assunto, melhorar seus desempenho e adquirir ainda mais conhecimento de qualidade, então recomendo fortemente que assista esse vídeo aqui, onde dou continuidade a este assunto.
Para isso, basta clicar aqui.
Bom, chegamos ao fim. Se gostou desse artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo. Adoro ler o feedback de todos e responder!
Até o próximo!
21 comentários
Rafael, Obrigado pelas Dicas Brother, e-mail é relacionamento direto com minha audiência, e toda vez que você me envia um artigo fico antenado porque sempre é muito produtivo…Um abraço do Newton Santos – Consultor Imobiliário na Cidade de São Paulo…
Ótimo Rafael !Muito obrigado ,
Legal, Interessante e como sempre enriquecedor !!!
showwwwww
Gostei das dicas e algumas vou colocar em prática.
Atualmente uso o e-goi e tenho vários elogios e estou indicando para alguns colegas pelo serviço grátis até 500 emails.
Excelente, Rafael.
Obrigado pelas dicas! Realmente a número 3 tem que vir no texto com uma explicação para aquela eventual bizarrice no “assunto”.
Boa!!!
Dicas excelentes Rafael, vou começar a aplicar agora mesmo…
Obrigado.
excelentes dicas
Excelente material. O e-mail marketing é ainda muito efetivo e aconselho a quem quiser realizar mais vendas a se especializar no assunto
Obrigado Rafael, boas dicas são sempre bem vindas!
[…] notou que nas últimas 2 semanas eu comentei e compartilhei vários artigos que li na internet sobre e-mail marketing. É, amigo, o assunto é realmente importante e poderoso. Você precisa se aprofundar […]
[…] Se você acompanha a Fanpage da Nerd Rico, então notou que nas últimas 2 semanas eu comentei e compartilhei vários artigos que li na internet sobre e-mail marketing. […]
Gostei muito das dicas muito enriquecedora
olá, já faz algum tempo que tenho acompanhado seus e-mails, procuro aprender como chamar a atenção das pessoas através de palavras ou imagens que desperte sua atenção para o produto no qual venho trabalhando.
O mercado imobiliário esta hoje cheio de concorrentes, são milhares de corretores disputando vendas neste nicho de possibilidades.
Gosto das dicas que me passa, mesmo que sejam pequenas, espero em breve estreitar este contato, para quem sabe desenvolver estes gatilhos.
Obrigado.
Ótimas artigo e dicas.Parabéns e sucesso!
De todas as 5 opções, a do nome é com certeza a melhor.
Ja testei todos esses métodos, a do nome eu tive mais abertura, porém a que mais fez com que abrissem foi quando coloquei no assunto: Preciso de sua Ajuda
Ja testei: Fulano, você pode me ajudar?
ja testei: Fulano, quando falamos em tal coisa….
O nome tem um grande poder de chamar a atenção mesmo. 🙂
[…] Bom, hoje darei algumas dicas para você criar um vídeo poderoso, que desperte a atenção dos seus contatos e ajude-o a criar uma excelente reputação junto à sua audiência. […]
Excelente dicas! Obrigado por compartilhar Rafael.
Bom artigo! Sugiro que façam testes com “emojis”, em alguns testes consegui um aumento de até 30% nas aberturas de email apenas incluindo emojis no final do Assunto.