A jornada do herói é a estrutura de storytelling mais usada no marketing digital para contar histórias sobre o lançamento de um produto ou a jornada do expert até a solução de um problema.
A jornada do herói ou monomito foi criado em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell que escreveu o livro O Herói de Mil Faces.
O conceito apresenta uma forma cíclica de contar histórias, em que o protagonista supera diversos desafios até se tornar o herói.
Depois de muitos anos dedicando sua vida a estudar artes, literatura clássica, especialmente religião e mitologia, Campbell percebeu que havia uma estrutura comum na história de diversas civilizações e pessoas.
Essa estrutura é presente nas mais diversas narrativas desde as antigas fábulas até a história de Jesus Cristo, Buda, Maomé, Hércules e demais mitos da Grécia antiga.
Basicamente a estrutura gira em torno da trajetória de um herói, que parte do seu mundo comum ao chamado a uma aventura em outras realidades.
Nessa trajetória, o herói passa por altos e baixos e enfrenta diversas provações.
Usada até o dia de hoje para contar história marcantes é possível encontrar a estrutura em filmes de maior sucesso como Harry Potter, Star Wars, Jogos Vorazes, Matrix, entre milhares de outros.
Neste artigo vamos ver todas as etapas da Jornada do Herói e no final vamos ver como você pode usá-la em seu negócio.
Campbell estruturou a jornada do herói em 18 etapas que foram dividas em 3 atos..
Ato 1 – Partida
- Mundo cotidiano
- Chamado à aventura
- Recusa do chamado
- Ajuda sobrenatural
- Travessia do primeiro limiar
- Testes, amigos e inimigos
Ato 2 – Descida, iniciação
- Estrada de provas
- Encontro com a deusa
- A mulher como tentação
- Sintonia com o pai
- Apoteose
- A grande conquista
Ato 3 – O retorno
- Recusa do retorno
- Voo mágico
- Resgate interior
- Travessia do limiar
- Senhor de dois mundos
- Liberdade para viver
Mais tarde 57 anos depois, em 2006 Christopher Vogler lançou o livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores.”
Vogler é um roteirista de Hollywood, já trabalhou para Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. Sempre nos departamentos de desenvolvimento de idéias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Atualmente, Vogler é presidente da empresa Storytech. Fonte: Wikipédia
Vogler transformou a obra de Joseph Campbell em um memorando para os estúdios Disney.
A partir da jornada do herói do livro O Herói de Mil Fac es, ele escreveu o guia “A Jornada do Escritor: Estruturas Míticas para Escritores.”
O objetivo de Vloger era tornar as ideias do antropólogo mais acessíveis, permitindo que todos utilizassem a estrutura narrativa da mitologia humana para criar histórias marcantes.
O grande diferencial da versão de Vogler é que as 18 etapas foram transformados em 12 etapas mais simples de compreender e aplicar.
De fato, a indústria cinematográfica colheu bons frutos da jornada do herói de Vogler em suas produções.
Para entender melhor cada uma das 12 etapas, vou detalhar o modelo de Vloger.
As 12 etapas da Jornada do Herói
A primeira etapa é…
O mundo comum: Nesta etapa vemos o protagonista que logo se tornará o Herói em seu ambiente comum, no seu dia a dia, onde há um problema implorando por uma solução.
Como no caso de Harry Potter, vivendo sua vida chata na família dos trouxas (os Dursley)
A segunda etapa ou estágio da Jornada do Herói é o…
Chamado à aventura: Nesta etapa o protagonista recebe um chamado à aventura depois de se deparar com um problema.
Harry vivia sofrendo humilhações dos Dursley e precisa sair daquela situação.
O chamado à aventura é quando Hagrid aparece e fala que ele é um bruxo e o chama pra Hogwarts.
A terceira etapa da Jornada do Herói é…
A recusa ao chamado: Depois que Hagrid chama Harry para a aventura ele diz “Não, eu não sou um bruxo. Eu sou só o Harry. Só o Harry.” Se você já assistiu Harry Potter você deve lembrar dessa cena.
Assim como o Neo em Matrix, ele diz algo do tipo: “Não, mas existe um outro mundo” ou “Não vou ficar aqui mesmo. ”
O protagonista sente que o chamado não é pra ele por medo ou insegurança, então ele fica meio confuso sobre tudo aquilo.
Mas sabendo que precisa resolver um problema o protagonista aceita a missão.
E a quarta etapa da Jornada do Herói é…
Encontro com um mentor:
Depois de aceitar o chamado à aventura o protagonista conhece ou é apresentado a um mentor, não necessariamente precisa ser alguém mais velho, mas alguém mais experiente que vai ajudar essa pessoa na sua jornada.
Por exemplo, Dumbledore em Harry Potter, Haymitch mentor de Katniss em Jogos Vorazes, Obi-Wan Kenobi em Star Wars.
O mentor é aquele cara que dá um empurrãozinho no protagonista para seguir pela sua jornada.
E a quinta etapa da Jornada do Herói é…
A travessia do primeiro limiar: Finalmente o protagonista deixa seus medos para trás e decide entrar de vez no mundo desconhecido.
Neo (em Matrix) toma a pílula vermelha para descobrir o que é a Matrix, o Harry embarca no trem para Hogwarts e vai pro beco diagonal, Walter White (em Breaking Bad) decide fabricar metanfetamina e entrar no tráfico para ganhar dinheiro para pagar seu tratamento de câncer, Bruce decide voltar a Gotham city para combater os crimes e pegar os vilões, entre outras centenas de exemplos.
E a sexta etapa da Jornada do Herói é…
Testes, amigos e inimigos: Dentro da nova realidade em que está vivendo, o Herói irá passar por provações, fazer amigos e também inimigos.
Assim como no caso de Jesus, depois de ser batizado no Jordão, saiu para jejuar por 40 dias e 40 noites no deserto e foi tentado por satanás.
Depois que voltou, escolheu 12 discípulos para caminhar com Ele aqui na terra.
Em sua jornada Jesus fez muitos milagres e maravilhas, e nesse tempo os inimigos se levantaram contra ele, os fariseus, herodes, o sinédrio, entre outros…
E a sétima etapa da Jornada do Herói é…
Aproximação da caverna secreta: A aproximação da caverna secreta é uma metáfora para um momento de reflexão do protagonista.
O protagonista recorre a um esconderijo, simplesmente para se refugiar dentro de si mesmo.
O momento de reflexão é importante para o Herói rever seus dilemas e poupar energia e adquirir mais conhecimento para ir a frente.
Assim, ele usa esse tempo para colocar a cabeça no lugar e rever suas razões pelas quais aceitou sua missão.
E a oitava etapa da Jornada do Herói é…
A provação: Imagine que você está jogando um videogame e você está chegando na última fase.
A última fase exige mais força, mais habilidade e mais energia do personagem.
A provação é uma fase em que onde o protagonista da tudo de si para passar pela provação.
Assim como Davi, que teve de matar um leão e um urso antes de enfrentar o gigante golias.
E a nona etapa da Jornada do Herói é…
A recompensa: A recompensa de Davi por vencer o gigante golias foi compensadora para Davi e sua família..
As recompensas eram: muitas riquezas, a filha do rei em casamento, e a família do seu pai nunca mais teria de pagar impostos.
Cá pra nós.. quem não queria uma recompensa dessas? kkk
Outro exemplo, no primeiro filme de Harry Potter, Dumbledore dá pontos extras para Harry, Rony e Hermione, o que faz com que Grifinória fique a frente de Sonserina e ganhe a Taça das Casas.
E a décima etapa da Jornada do Herói é…
O caminho de volta: Tendo alcançado seu objetivo e salvo seu povo, é hora de o herói voltar pra casa.
O caminho de volta será bem melhor que o caminho que trilhou até se tornar o herói.
Por vezes, pode haver uma resistência do herói para voltar casa, afinal, ele pode imaginar passar pelos mesmos problemas novamente.
O retorno pra casa acompanha reflexões profundas sobre a experiência vivida, e é tomado por um sentimento de missão cumprida e reconhecimento.
E a décima primeira etapa da Jornada do Herói é…
A ressurreição: A ressurreição é o clímax da Jornada do Herói. Quando tudo parece tranquilo o inimigo, o problema, surge das profundezas e ele precisa vencer essa batalha novamente.
Aqui é um momento decisivo na vida do herói, onde ele precisa provar que realmente aprendeu lições valiosas durante sua aventura.
E a décima segunda etapa da Jornada do Herói é…
O retorno com o elixir: Depois de enfrentar a batalha final o herói retorna com sua recompensa, um elixir da cura, um tesouro e com as grandes lições que aprendeu nessa jornada.
Agora que você já viu as 12 etapas da Jornada do Herói descritas por Vloger no livro “A Jornada do Escritor” vamos ver como essas 12 etapas se aplicam no seu negócio.
Como usar a Jornada do Herói no meu negócio?
Todos os roteiros de filmes e séries de sucesso são baseados na Jornada do Herói, essa estrutura é comum até os dias de hoje e também funciona para contar histórias pessoais, profissionais e da sua empresa.
Ao utilizar a Jornada do Herói no Storytelling da sua empresa você deve lembrar que o seu cliente é o Herói da história e o seu produto é a solução de alguns problemas. Talvez os problemas que o seu cliente enfrenta são os mesmos que você enfrentou e a história que você irá contar irá gerar conexão com seu cliente.
Ele vai se identificar com os problemas que você passou e que ele está passando no momento.
Para adaptar essa estratégia ao conteúdo do seu negócio, siga a mesma estrutura:
O mundo comum: É a realidade da sua persona hoje… Por exemplo: “O maior problema da Gabi hoje é não vender por email marketing”.
O chamado à aventura: Em meio aos problemas financeiros Gabi precisa arrumar uma solução para vender seu produto para sua lista. Devido aos problemas financeiros, Gabi não pode fazer tráfego pago e a única solução é a sua lista.
Recusa do chamado: Por medo ou insegurança de dar errado Gabi acaba recuando, pensa em desistir e procurar o caminho mais fácil que pode ser a CLT.
Encontro com o mentor: O mentor no caso sou eu, que oferece +100 Copys para Email Marketing que pode aumentar significativamente as vendas da Gabi.
A travessia do primeiro limiar: Esse é o momento em que o cliente supera seus medos e vê o produto como uma grande oportunidade em sua frente.
Provas, aliados e inimigos: Aqui vem os pequenos desafios antes de usar o +100 Copys para Email Marketing, de repente surge alguma crença limitante ou insegurança sobre a estratégia ou sobre o seu produto que irá oferecer para seus clientes nas suas campanhas de email.
Aproximação da caverna secreta: Depois de pensar, superar as crenças limitantes e dar aquele upgrade no seu produto você decide começar suas campanhas de email marketing para vender seus produtos.
A provação: Depois de melhorar seus produto, ter toda a sua estratégia de email marketing montada você precisa superar a grande objeção que pode ser, alguns clientes não terem dinheiro para comprar seu produto. Nessa provação você terá que provar para seu cliente que ele precisa do seu produto urgente e se ele realmente quer, ele dará um jeito para comprar.
A recompensa: A recompensa são os merecidos resultados em vendas.
O caminho de volta: Agora é hora de criar relacionamento com seus clientes e agregar cada vez mais valor para sua audiência.
Conclusão
Depois de todas essas etapas, fica mais fácil adaptar a Jornada do Herói a sua estratégia de vendas.
Você também pode usar a Jornada do Herói no Storytelling do Marketing de Conteúdo do seu negócio.
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Que a Força Nerd Esteja com Você.