Jornada de Compra: As 5 Etapas do Cliente Antes de Comprar! - Nerd Rico

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Jornada de Compra: As 5 Etapas do Cliente Antes de Comprar!

Rafael Cruz
Escrito por Rafael Cruz
Jornada de Compra: As 5 Etapas do Cliente Antes de Comprar!
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Descubra e entenda quais são e como funcionam as 5 etapas da Jornada de Compra do Cliente.

A Jornada de compra, ou Buyer’s Journey são 5 etapas que ocorrem antes de um cliente comprar qualquer produto.

O que é a Jornada de Compra?

Jornada de Compra é todo caminho que o potencial cliente percorre antes de se tornar um cliente. Essas são as etapas pelas quais a maioria dos compradores passa, na maioria das vezes sem saber que estão passando por essas etapas.

Também conhecida com buyer’s journey, a Jornada de Compra pode ser divida em 3, 4 e até 5 etapas.

Aqui neste artigo, nós vamos mostrar as 5 etapas e a importância de cada uma delas.

Aprendizado e descoberta;

Reconhecimento do problema;

Consideração da solução e

Decisão de compra.

Fidelização e Retenção

A Jornada de Compra servirá para mapear em que etapa cada lead está. 

As etapas da Jornada de Compra

Aprendizado e Descoberta

No início desse processo, o consumidor não sabe (ou não entende) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda desperta interesse por um assunto, e o objetivo da empresa é atrair sua atenção.

Mais tarde, você o avisará de que tem um problema ou oportunidade de negócio.

Exemplo prático:

Pedro tem um pequeno restaurante. Como o restaurante precisa reabastecer o estoque com frequência, ele recorreu à Internet para obter ajuda para organizar seu trabalho.

Ao encontrar os primeiros resultados da pesquisa, Pedro vê que existe muitas soluções e decide pesquisar mais sobre o assunto para saber qual software de controle de estoque deve contratar.

Aqui nesta fase, que chamamos de aprendizado e descoberta, o lead está tendo a percepção de que existem soluções que podem melhorar a sua vida e o seu trabalho.

2 – Reconhecimento do problema

Os consumidores têm uma compreensão mais profunda do assunto aqui e percebem que têm problemas ou oportunidades. O objetivo aqui é “gerar” suas necessidades

Ou melhor, revelar a ele os problemas que encontrou, mas ainda não sabe. A partir daí ele começou a pesquisar e estudar o problema, e a buscar soluções para ele.

Voltando ao Exemplo:

Pedro começou a perceber que tinha dificuldade em controlar o estoque da loja e precisava encontrar soluções para simplificar a vida. Então ele começou a procurar informações sobre como melhorar seu trabalho.

O conteúdo que a empresa que trabalha nesse nicho deveria postar para os leads na primeira fase da jornada deve ser tipo: “Como calcular o estoque ideal para sua empresa”. Também pode ser um webinar sobre o assunto ou até mesmo um modelo de planilha para ajudar a completar a tarefa. São só exemplos, ok?

3 – Consideração da solução

Depois de mais pesquisas, o comprador identificou algumas soluções possíveis e começou a avaliá-las. Aqui, é necessário que ele marque o seu produto ou serviço como uma (boa) solução para ele.

É interessante dar a ele um senso de urgência e fazê-lo avançar no processo ao invés de resolver o problema mais tarde (ou ter tempo para encontrar outras soluções).

Exemplo prático:

Pedro percebe que calcular seu estoque pode ser complicado e demorado, e ele tem outras atividades a fazer. É hora de mostrar a ele que existem soluções prontas no mercado que podem te ajudar.

Aqui, conteúdo como “Software de controle de estoque para pequenas empresas” será útil. Agora é hora de mostrar a ele suas ferramentas.

4 – Decisão de compra

Ao final desse processo, o consumidor analisa as opções e, por fim, toma uma decisão: é o momento da compra. É hora de mostrar a diferença entre sua empresa e seus concorrentes e convencê-lo de que seu produto é a escolha certa!

Exemplo prático:

Pedro está interessado em seu software e pesquisou mais sobre ele. Uma postagem comparando-o com a concorrência pode ajudá-lo a entender que sua solução é a melhor opção.

Ele ainda pode realizar uma avaliação gratuita (avaliação) por um período de tempo para testar a ferramenta. No final desse período, gostou da experiência e decidiu fechar a compra.

5 – Retenção e Fidelização

Depois de vender a sua solução, é hora de fidelizar o cliente. Fidelizar clientes na maioria das vezes é mais barato do que conseguir clientes novos. Portanto ter clientes que compram de você mais de uma vez é uma excelente ideia.

E você fará isso, através do Marketing de Relacionamento.

Através do relacionamento com esses clientes é que você poderá interagir, gerar valor, entregar conteúdo e principalmente fidelizar.

Conclusão

Você se identificou em algumas dessas etapas? É normal que todos nós passemos por essas etapas antes de comprar qualquer produto.

A Jornada de compra irá servir para te ajudar a identificar em qual etapas os seus potenciais clientes se encontram.

Identificando onde eles se encontram, é só partir para criar o melhor conteúdo para cada etapa e entregar o melhor conteúdo para o lead, respectivamente.

Nas próximas semanas, eu falarei sobre o melhor tipo de conteúdo para cada etapa da Jornada de Compra.

Forte Abraço

Que a Força Nerd Esteja com Você.

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