Não sei se você já ouviu essa frase antes:
Feito é Melhor do que Perfeito
Não sei exatamente quem é o autor desta frase, mas a primeira vez que a ouvi foi durante o curso Fórmula de Lançamento em São Paulo, por Érico Rocha. (mas tarde descobri que quem o ensinou essa frase foi Susan Garrett, uma especialista em adestramento canino dos EUA).
O fato é que, ao ouvir essa frase, percebi que eu poderia estar deixando escapar oportunidades por conta do meu preciosismo em querer que tudo saia perfeito.
Então o que eu fiz?
Durante o evento Formula de Lançamento, eu resolvi (assim de improviso mesmo) gravar algumas entrevistas com empreendedores que estavam fazendo o curso comigo na ocasião.
Pensei:
cara, que difícil será fazer vídeos sem estar preparado. Mas é o que o Érico disse: Feito é melhor do que Perfeito. Vamos ver se isso é verdade!
E estas entrevistas foram os primeiros vídeos que eu postei na época no meu então recém criado canal da Nerd Rico no Youtube. Olha só como ficou o primeiro vídeo que eu fiz e postei em meu canal:
Vergonha alheia total… 😀
Observe como eu estava sem jeito no meu discurso. Um pouco inseguro e enquadrando a cena de forma triste… 🙂
As entrevistas com grandes empreendedores foi o que salvou meus vídeos. E mesmo assim eu não conduzi bem as perguntas.
Conclusão: estava longe de estar perfeito. Mas a ideia era essa. Não era para ser uma mega produção de Hollywood. E isso era a única certeza que eu tinha.
Pois bem, joguei esses vídeos no meu canal, entreguei para a minha audiência e a partir daí, adotei a filosofia do Feito é Melhor do que Perfeito para tudo o que eu produzia.
Isso me fez sair da inércia e entrar no campo de batalha. De experimentar, testar e inovar.
Deu certo.
5 meses depois desse primeiro vídeo, eu gravei um pequeno vídeo contando o que aconteceu comigo depois que eu saí daquele evento em São Paulo.
Foi esse aqui:
Observe a diferença!
Não só nos resultados que eu falo no vídeo, que são reais e que muito me surpreendeu, mas em como eu produzi o vídeo. Repare em como estou falando melhor, no enquadramento, no cenário enfim, veja como melhorou!
E sabe por que esse vídeo ficou melhor do que o primeiro?
Porque eu sai da inércia! Eu resolvi fazer MESMO sabendo que não sairia perfeito.
E veja o que aconteceu comigo: sai da falência (praticamente) ao sucesso em apenas 2 meses. Isso só aconteceu porque eu fui para o campo de batalha. Tive uma atitude e botei a mão na massa.
Faça o simples, mas faça alguma coisa!
Portanto, se este meu artigo pode te trazer algo de bom, então que seja para te dar CORAGEM para sair da sua zona de conforto e fazer algo que mude a sua vida. Que mude o mundo.
Este era o meu recado. Achei que você precisava ouvir isso hoje.
Sucesso!
Atualização: Decidi escrever uma série de 3 artigos sobre atitude. Esse foi o primeiro. Se quiser ler o segundo, que é o “Se quiser ir Longe, Então Vá Acompanhado”, clique aqui.
32 comentários
Rafael, Gostei imensamente de seu post, realmente é isso meu amigo, não dá para previsionar tudo, e achar que esta aprendendo com isso, o aprimoramente vem de insistentes tentativas de erros e acertos…Tô nessa também!!! Abração do Newton Santos Consultor imobiliário na cidade de SP.
É muito encorajador ver um jovem com um espírito tão determinado. Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência.
Iara
Obrigado, Iara!
Rafael, seu FEITO foi PERFEITO! Uma longa caminhada começa com o primeiro passo, já disse um provérbio. Parabéns!!!
Aliás, um excelente provérbio chinês. Obrigado, Paulo.
Oi Rafa,
Esta mensagem caiu como uma luva para o meu caso. O blog ta caminhando bem, embora eu esteja muito focado em um assunto específico e algo bem perecível, mas de grande interesse no momento. Agora, o canal do Youtube, talvez por medo de entregar algo ruim, não saía do papel. Até agora!
Obrigado pelo apoio, logo envio o link do primeiro vídeio.
Abraço,
Claudio
Muito bem, Cláudio! Continue persistindo. 🙂
Gostei do artigo, uma ideia simples mas que pondo em prática surte efeito.
Olá Rafael, esse seu artigo me atingiu diretamente. Eu estou querendo entrar nesse mercado de “como ganhar dinheiro online” e estou a três meses estudando como um louco querendo “aprender tudo ao mesmo agora”. E nada de começar. Acho que esse ler artigo foi a injeção de ânimo que eu estava precisando. Valeu.
Excelente, Jota. Vamos em frente!
Desde sexta feira dia 27.09 me peguei pensando sobre esse assunto, feito é melhor do que perfeito… E consegui tomar algumas atitudes que com certeza irá gerar resultados. Não sei se atingirá o que espero, porém, qualquer resultado é maior do que nada.
Grande Rafael,
Cara, tenho me identificado muito contigo e com seu trabalho.
Parabéns pela atitude certa e pelos seus resultados.
Abs;
Obrigado!
Esse também é o meu mantra há vários meses. E tb tenho a convicção de que se não o tivesse entoado umas 5x por dia, eu não teria obtido 10% dos resultados que obtive… 😉
Essa parte eu não faço. Talvez devesse, pois funciona mesmo. É o gatilho do compromisso em ação. 🙂
Bela publicação Rafael!
Gostei da caneca. Essa caneca aí todo empreendedor deveria ter para lê-la todos os dias no café-da-manhã.
Avante!
AAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Essa doeu fundo!
E eu vi a entrevista do Érico onde ele aprendeu essa frase. Mas hoje…
Hoje acordei e dei um salto na cadeira!
Tenho que ter resultados e deixar de choramingar que ainda não sei tudo! Nunca vou saber e vou estar sempre adiando se não sair da Inércia!
Obrigada!
FEITO MELHOR QUE PERFEITO!
Coincidência! Há algumas semanas vi issa frase em outro blog tb. Nada a ver com negócios. A blogueira falava sobre arriscar a fazer penteados diferentes e usar novos acessórios de cabelo! hahahahah
Mas achei a filosofia ótima e passei a adotar em vários aspectos da vida =)
Fez bem, Sarah! E obrigado pelo seu primeiro comentário aqui no Blog da Nerd Rico. Sua presença engrandece meu trabalho, futura cineasta milionária! 🙂
ótima sugestão. Vou acatá-la! Abraço!
Achou certo Rafael!
Eu realmente precisava ouvir isso hoje, ontem e sempre. Eu tenho buscando fontes de inspiração todos os dias, durante esse período. Cada dia que faço algo, é menos uma coisa pra fazer em direção aos objetivos e tenho conseguido dar pequenos passos. Nesse final de semana, fui gravar um vídeo (que por sinal, ficou muito tosco. Mas está pronto rsrs) onde um diretor de uma empresa conhecida no mercado que conheceu meu trabalho como consultor de Projetos, me transfere autoridade. Esse vídeo é pra colocar no meu vídeo de conteúdo de pré-lançamento. (Também estou fazendo a fórmula de lançamento do Érico Rocha.)
E, obrigado por compartilhar essas informações preciosas comigo. Mande MUUIITTOO mais!!!!! 🙂
Carlos Magno
Eis uns dos passos mais dificeis, sair da inércia e entrar na atividade, quebrar a rotina e acreditar 100% que você está no caminho certo. Bora começar!!!
Grande Rafael,
Visível teu desenvolvimento e muito inspiradora tua história, somos colegas do fórmula e eu estou na estaca ZERO mesmo, mas a vontade esta ENORME, assim como a necessidade só cresce. Mas tenho conseguido fazer muito pouca coisa ainda.
Parabéns Rafael !
Com este artigo, tenho certeza que muitas pessoas estão se sentindo mais inspiradas, assim como eu.
Boa sorte sempre!
ola Rafael cara vou te falar uma coisa você é o Melhor cara sabe um irmão que eu nunca tive, você foi o único que quando precisei de um toque uma ideia de um conselho você me deu, tirou do seu precioso tempo pra me ajudar estou muito grato por você espero em breve estar retribuindo.
[…] 1) Feito é Melhor do que Perfeito (que inclusive rendeu um artigo em setembro sobre esse tema, que você pode conferir aqui.); […]
[…] 1) Feito é Melhor do que Perfeito […]
Olá Rafael, muito bom, tbm ainda procurava o perfeccionismo, porém, essa frase me INCENTIVOU, no inicio de dez de 2013 criei loja virtual sem ter produtos, porém tirei tempo para configurá-la, agora estou mais disposto, pois, estava a procura de ajustes e esquecemos que temos que por pra girar, estava na zona de conforto ainda. Porém, com essa frase agora vou por em prática e seguir em frente!
[…] Muita gente esquece dessa importantíssima parte e começa a falar direto o assunto. NÃO FAÇA ISSO! Sua audiência pode não “sacar” de cara do que você está falando, ou onde você quer […]
[…] – Filtre seus Concorrentes Faça uma seleção dos seus principais concorrentes. Tanto aqueles que você deseja superar quanto […]
[…] que apareceu durante o expediente. É importante saber que, definir o seu próprio horário é fazer mais com menos, ou seja otimizar o seu tempo para que você renda mais, sem necessariamente ficar preso a um […]
[…] que apareceu durante o expediente. É importante saber que, definir o seu próprio horário é fazer mais com menos, ou seja otimizar o seu tempo para que você renda mais, sem necessariamente ficar preso a um […]