Eu quero que você memorize esta dica:
Você não tem que vender nada. É o seu cliente que precisa querer comprar
Você NUNCA deve empurrar algo para seu cliente contra a sua vontade. Seu trabalho é espertar o interesse dele nos benefícios que o seu produto traz. A ideia da compra TEM QUE PARTIR DELE.
E como se desperta este interesse?
Em primeiro lugar você precisa ouví-lo. Isso mesmo, os melhores vendedores são aqueles que ouvem seus clientes, pois conseguem extrair informações-chave sobre as suas necessidades, para aí sim falar sobre a solução que ele tem em mãos.
O seu cliente quer ser ouvido. Quer falar sobre seus problemas. E o que é um vendedor senão um vendedor de SOLUÇÕES?
Exemplo: Você vende um sabão exclusivo, que remove desde gorduras pesadas até sujeiras de pisos. Excelente para lavar carros etc. Então você entra num restaurante e pede pra conversar com o dono e com seus funcionários da cozinha. Pergunta quais são seus maiores problemas na limpeza do ambiente, de gorduras, o que fazem pra
limpar, se dá trabalho etc. Eles vão falar várias coisas. E sempre falam que é difícil, que tem coisa que não sai etc. Mas você sabe que o seu produto resolve todos aqueles problemas. Então você pede pra ver de perto a dificuldade desses funcionários e, após a constatação, você pede uma pequena demonstração de um produto novo no mercado. De graça.
Dificilmente te falarão um “não”. Então você mostra ao vivo que o seu produto SOLUCIONA este grande problema que eles tem. Muitos nem perguntam o preço do produto. Já encomendam direto.
Por que isso ocorre? Porque este dono de restaurante não quer ouvir ladainha de vendedor. Ele quer simplesmente RESOLVER o seu problema! E você praticamente não abriu a boca pra falar muita coisa.
Nem se esforçou em “convencer” o seu cliente que o seu produto é melhor do que o dele. Você foi direto ao ponto: resolver a necessidade do cliente. Conquistou-o com inteligência.
7 comentários
Fiz o curso de Vendas e Marketing por e-mail com Rafael Cruz e foi fantástico. Além do conteúdo altamente relevante e prático, foram várias dicas de livros, e alguns artigos que ainda são de grande utilidade no meu dia a dia.
Parabéns Rafael pelo post. Ficou excelente! Concordo que não devemos vender nada. Devemos sim despertar o interesse e termos a solução para o problema/necessidade do cliente.
Abraços e até a próxima!
Marcelo Nascimento
Consultor Neotriad e Planejador Financeiro
Obrigado, Marcelo. Não é de hoje que acompanho seus comentários e o seu interesse pelo que eu produzo. Estou louco pra ver um testemunho seu de alavancagem do seu negócio.
muito obrigada
vc da dica valiosa, o interessante é que sempre fazemos o contrario tentamos vender e ver só o nosso lado,sem perceber que a pessoa precisa do produto.
valeu Rafael vc vai despertar muitas pessoas
parabens
Obrigado pelas palavras, Lidia. Segunda que vem tem mais um artigo fresquinho pra você.
Bacana seu post.
Eu também acredito que devemos vender o que o cliente precisa. No momento estou trabalhando em uma empresa que “vende” cursos de inglês e espanhol. A dificuldade é que mesmo todas as pessoas sabendo da necessidade de ter no currículo um novo idioma , preferem comprar artigos tangíveis e que deem um resultado de curto prazo.
Trabalhamos com divulgações, convênios e pacotes especiais, mas ainda não parece-me suficiente.
Você precisa encontrar então QUAL É o principal problema que seus potenciais clientes possuem com relação a aprendizado de novos idiomas. Com isso em mãos, você vende o seu produto para que ele RESOLVA esse problema. Provavelmente o interesse pelos cursos irá aumentar. 🙂
Fica a dica, Vanessa 😉
Oi Rafael! suas dicas são muito preciosas! um grande lannnnnnnnceeeee pra vc! tenho aprendido bastante no seu blog. Um abraço, Cristina.