logo-nerdrico-hor

Descubra as 4 Características que levarão você ao Céu ou ao Inferno

Na sexta-feira eu li uma matéria na edição de 5 de novembro da revista Época entitulada “A mente de quem faz negócios“, assinada por Graziele Oliveira. Achei muito interessante porque ela comenta estudos científicos sobre o cérebro e até o DNA dos empreendedores. Recomendo fortemente a leitura do artigo.

O criador de empresas costuma ter algumas características destacadas. Bem dosadas, elas aumentam a chance de sucesso. Mal calibradas, atrapalham o empreendedor e aqueles a seu redor.

Neste artigo, ela traça as 4 características mais comuns encontradas nos empreendedores. Gostaria de comentar cada uma delas e assim poder ajudá-lo a refletir sobre o seu próprio negócio.

 Característica 1: Questionador

 É bom porque quanto mais perguntas faz sobre um tema, mais conhecimento adquire sobre ele e sobre possíveis soluções.

É ruim em excesso, quando o questionador se aprofunda tanto nas perguntas a ponto de ignorar soluções prontas e perder o foco.

 Um empreendedor NUNCA pode perder o foco do que está fazendo. A liderança e a produtividade estão intimamente ligadas nesta questão. O líder que perde o foco, deixa a sua equipe confusa e a produção de ideias e de produtos/serviços cairá drasticamente, comprometendo as vendas e o que é pior, a reputação do seu negócio.

 

Característica 2: Visão

É positiva quando essa qualidade permite ver novas oportunidades difíceis de perceber ou ameaças ainda em formação.

É negativa se mal usada, porque resulta em ansiedade diante de possibilidades futuras que ainda não afetam o dia a dia da empresa e dos outros.

 Os empreendedores mais criativos são geralmente os que conseguem enxergar mais longe  Mas também são os mais impulsivos. Ao passo que os mais racionais não só demoram um pouco mais para enxergar como também demoram muito para sair da inércia. Não importa se você é um empreendedor mais criativo ou mais racional. Você precisará aprender a equilibrar as coisas no seu devido tempo. É esse timming que só a experiência vai ensinar para você. A sabedoria advém da observação de outras empresas, de conversas com empreendedores e dos seus próprios erros a frente do seu negócio.

 

Característica 3 – Coragem para Arriscar-se

Isso ajuda quando a tolerância ao risco leva o empreendedor a aproveitar oportunidades que outros deixam passar.

Isso atrapalha quando o empreendedor deixa de analisar situações, superestima sua intuição e ignora seus limites.

 A vaidade as vezes nos cega. Tenha muito cuidado ao vislumbrar um caminho arriscado. Antes de decidir arriscar-se por ele, assegure-se, com todos os meios possíveis, de quais consequências o seu movimento pode causar e, caso algo saia do previsto, deixe em standby um plano B e um plano C para amenizar um possível impacto negativo resultante do seu erro de avaliação.

Característica 4 – Experimentador

É ótimo estar aberto a testar novidades. Produtos, serviços e experiências recém-descobertos podem levar boas ideias para o negócio.

É péssimo desperdiçar energia e ter de testar todas as novidades por conta própria, em vez de confiar na experiência de outros.

 

Se você é muito ansioso, então deve pirar quando vê coisas novas no mercado. Todo mundo fica querendo conhecer, mas o ansioso chega a passar mal! Ainda mais se for relacionado ao seu negócio. Estou errado? Enfim, a citação acima já é bastante esclarecedora e dispensa maiores complementos. No entanto vale reafirmar que você precisa confiar na experiência dos outros. Se você quer levar o seu negócio para um outro nível, então você precisa se desapegar do chamado “mal do autônomo”, que é quando você acha que faz tudo melhor que todos e não precisa de ninguém pra fazer o que você já faz. Se isso fosse verdadeiro, empresas gigantes nunca existiriam. Imagina o criador da Coca-Cola tendo que pensar em tudo: do gigantesco marketing, às decisões administrativas, estratégicas e de produção? Continue agarrado ao “mal do autônomo” e seu negócio ficará minúsculo ad eternum.

Espero que você tenha gostado dessas reflexões e que elas possam te ajudar na condução do seu negócio.

Deixe um comentário abaixo deste artigo dizendo quais tipos de características você tem mais latente em você e como que você as coordena. Seu comentário pode ajudar outros empreendedores a fazerem também um raio X do seu comportamento e até ajudar você a melhorar os seus.

Entre para a Discussão

2 comentários

  1. Caracteristicas
    1. não fnaço muitas perguntas, marco algo q me interessa para pesquisar e analizar com calma
    2. vejo novas oportunidades, estou sempre atenta, mas também sou anciosa enquanto ñão solucionar a questão me sinto desconfortavel
    3. não sou muito tolerante a risc o, analiso bem a situação as vezes deixo passar oportunidade por não querer assumir risco que na maioria das vezes o tempo
    para resolver é pouco…
    4 confio na experiencia dos outros qdo vejo algo novo, procuro saber o q tem de negativo e positivo, tambem procuro na internet e na proteste se tem reclamação

    muito obrigada Rafael …valeu vc ter despertado esta reflexão

  2. Tenho as características citadas equilibradas em geral, salvo a do risco, já tomei decisões precipitadas e perdi dinheiro com isso, mas como todo bom empreendedor aprendi a ser mais cuidadoso e “tocar o barco”, afinal o sucesso não para para esperar quem persiste nos erros e só é alcançado por aqueles que admitem os seus erros e não os cometem novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR

COMPARTILHE ESTE POST

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Artigos Relacionados

7 Motivos Para Escolher Insert Chat: A Revolução dos Chatbots em 2024

7 Motivos Para Escolher Insert Chat: A Revolução dos Chatbots em 2024

Descubra como o Insert Chat revoluciona a comunicação com clientes usando inteligência artificial avançada. Esta ferramenta inovadora permite criar chatbots personalizados com modelos de IA como GPT-4 e Llama3, oferecendo configuração simples, automação inteligente e recursos que transformam completamente o atendimento digital de empresas. Com recursos de personalização, treinamento flexível e integração completa, o Insert Chat se destaca como a solução definitiva para empresas que querem melhorar o engajamento e a eficiência no atendimento ao cliente.

logo nerdrico fundo escuro-alpha

Criada em 2010, a Nerd Rico é uma das marcas pioneiras do novo marketing digital brasileiro, reconhecidamente uma das empresas mais criativas e com um dos melhores históricos de conversão da internet.

Copyright 2024 © Nerd RICO

Fale com a gente