Como o Vídeo Marketing Ajuda Clientes a Escolher e a Comprar

Por | junho 20, 2017
vídeo marketing

Você já deve ter observado a presença massiva do vídeo marketing em campanhas de marketing digital. Isso não é modinha. Os videos trazem resultados concretos para os negócios.

Ontem eu estava lendo um artigo da Susanne Colwyn, do Smart Insights, onde ela comenta alguns resultados de uma pesquisa realizada pelo Etailing Group e pelo Invodo.

Essa pesquisa tenta desmistificar o comportamento dos consumidores após assistirem a vídeos promocionais.

O barato de observar alguns resultados é de ver como o vídeo marketing afeta as decisões de compra do cliente e onde eles esperam ver esses vídeos. Vamos aos resultados dessas questões:

1) Como o vídeo marketing ajuda o cliente a comprar?

Os clientes esperam ver um vídeo na página do produto.

Esperam também que esse vídeo possa demonstrar a elas como aquele produto pode afetar suas vidas:

78% espera ver os vídeos na página do produto e 71% esperam encontrar mais detalhes sobre o produto no vídeo.

2) Os consumidores esperam encontrar poucos ou muitos vídeos em um site?

35% dos consumidores esperam encontrar vídeos ao navegar pelo site (ou seja, não só um ou outro vídeo promocional). Houve um acréscimo de 5% nestes números em relação ao ano anterior à pesquisa.

No caso de vídeos que falam sobre produtos eletrônicos, os consumidores costumam assistir o vídeo pelo menos 2 vezes antes de comprar.

É curioso que, se você for um consumidor atento, verá que as principais lojas virtuais brasileiras não usam vídeos para ajudar no processo de compra.

Isso afeta as vendas deles?

Não, porque o investimento que se faz em branding é enorme. Mas é importante observar duas coisas:

1) Se eles usassem vídeos, suas conversões teriam taxas muito mais expressivas.

2) Para a grande maioria das pequenas empresas brasileiras com presença online, capital é um recurso bem escasso. Por isso eles não podem adotar a mesma estratégica dos majors do mercado.

Logo, o uso do vídeo passa a ser uma alternativa bem mais econômica e que afetará positivamente suas vendas.

Caso queira ler mais a fundo sobre essa pesquisa e as demais que o Invodo realiza sobre comportamento de consumidores na internet, basta acessar o site da companhia e se divertir com as inúmeras pesquisas já realizadas.

6 comentários em “Como o Vídeo Marketing Ajuda Clientes a Escolher e a Comprar

  1. Julio Carvalho

    Olá Rafael!
    Gostei da matéria e da publicação das fontes de informação para quem desejar mais detalhes. Na verdade esse assunto me despertou interesse durante um treinamento ministrado pelo Chet Holmes junto com o Tony Robbins. Mas eles apenas mencionaram isso como sendo uma tendência.
    Eu fiz uma pesquisa boca-a-boca aqui em São Paulo com pessoas de diferentes níveis sócio econômicos e idade, em diferentes ambientes: academia de ginástica, sala de espera de consultório médico e dentista, hall de elevadores, entre amigos, no escritório, etc. A maioria dessas pessoas informou que não lê emails até o fim mas quando se trata de um email com vídeo elas não só assistem até o fim como retransmitem para outras pessoas.

  2. newton Santos

    Rafael, Informação é sempre uma resposta a uma pergunta mesmo que ela não tenha sido indagada, também é uma forma de sairmos da ignorância da mesmice, do pragmatismo. Adorei as informações que você postou e aguardo +e+e+e+e+…Newton Santos Consultor sempre aprendiz do mercado imobiliário…

  3. William

    Muito bom o Artigo Rafael.

    Você acha que isso é válido para qualquer nicho?

    Sinceramente, imaginando alguns não vejo como poderia ser feito o vídeo, por exemplo em um nicho de moda.

  4. João Paulo Adrião

    Muito Interessante esse artigo eu já vendi produtos físicos celulares e acessórios em sites de leilão e esses eles fornecem Ótimas ferramentas eu sempre pensei em grava um vídeo do aparelho explicando sobre o produto mostrando suas funcionalidades mais como eu trabalhava num método onde o fornecedor cuida de toda a logística ficava inviável com certeza se implementa essas técnicas do vídeo real do produto impacta muita nas venda e claro pra melhor fantástico muito bom

  5. Ricardo Nobre

    Olá campeão, essa é a primeira vez que vejo uma publicação sua e espero poder aplicar na prática essas dicas uma vez que tenho um pequeno site de vendas de cursos mmd…

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *