Como Lidar com a Overdose de Informação nos Dias Modernos?

Por | junho 11, 2017

foco

Resolvi escolher este tema para o artigo de hoje da Nerd Rico por um motivo muito simples:

MUITA gente está me escrevendo pedindo orientações à respeito ou reclamando, nos grupos fechados a qual faço parte, sobre Overdose de Informações (Information Overload).

Essa overdose vai muito além de excesso de informação. É o exagero de informações que ocasionam a dificuldade na tomada de decisões. O que gera a inoperância, ou seja, você não consegue mais agir. Simplesmente trava (tipo o Windows…).

Esse termo se tornou popular pela primeira vez através do livro Future Stock, em 1970, do best seller Alvin Toffler. Como vê, isso não é um problema exclusivo do século XXI.

O problema é que, com o advento da internet, essa sensação sufocante de informações por todos os lados piorou muito. Parece que temos tudo e não temos nada.

Eu mesmo cai na armadilha. Fiquei preso neste loop infinito de informações (geralmente os perfeccionistas são as vítimas mais recorrentes desse mal) e em dado momento, travei. Não sabia mais pra onde seguir. Fiquei perdido.

Você provavelmente sabe o que é isso, não é?

Então busquei resolver esse problema antes que ele me destruísse. Comecei a estudar maneiras de me tornar mais focado e produtivo.

“Ah, Rafael, para de ser distraído que você consegue o seu foco!” – Talvez você esteja pensando isso neste momento…

A priori, é fácil falar isso. A questão é: como? Você já tentou fazer isso sem um método? É impossível. Se você tivesse esse controle de forma natural, certamente não estaria lendo esse artigo, afinal, overdose de informação NÃO SERIA UM PROBLEMA PRA VOCÊ.

E o pior, a gente acaba usando as interrupções como desculpa para procrastinar, para dar uma espairecida. Mas isso é uma grande ilusão, pois você passa a ter um falso tempo livre. Tempo livre de verdade é quando a sua mente está livre das obrigações. Enquanto você procrastina, você continua preocupado com a tarefa não realizada. E isso gera cada vez mais estresse.

Estou errado?

Visto isso, vamos à técnica que eu reservei para este artigo:

Elimine em 70% das chances de distração durante uma atividade importante

A primeira coisa é você definir o que é atividade importante. Você certamente possui diversas tarefas diárias. Umas são mais urgentes do que as outras. Então o seu primeiro passo é classificá-las.

Quando você estiver pronto para uma atividade importante, você precisa tomar algumas medidas para evitar interrupções:

– Colocar o seu celular no mudo e tirar o vibracall (se a tarefa for MUITO importante ponha em movo avião ou desligue mesmo).

– Feche o seu navegador e desative as notificações do seu tablet (principalmente essas de redes sociais).

– Ignore sua caixa de e-mails enquanto estiver concentrado na tarefa importante. De preferência feche o seu leitor de e-mails e/ou a aba onde se encontra aberto a sua conta.

– Skype ou qualquer outro aplicativo de conversa instantânea. FECHE ou ponha no invisível!

– E por último, se existem outras pessoas perto de você enquanto você faz a sua tarefa, recomendo que, se tranque em um ambiente para não ser interrompido (algumas pessoas já percebem que você não quer ser incomodado e respeitam isso).

Se não for possível essa opção ou se, mesmo se trancando em uma sala, as pessoas continuarem te interrompendo (geralmente com coisas irrelevantes e bobas para o momento), aí sugiro que comunique a sua necessidade de não ser interrompido por alguns minutos ou horas.

Não parece, mas se você registrar o tempo que você perde toda hora conferindo os e-mails recém-chegados, as notificações de mensagens e comentários do Facebook ou Twitter, SMS e ligações que você pode receber durante a produção da tarefa, enfim, você ficará BASTANTE surpreso em descobrir COMO você joga o seu tempo NO LIXO!

Bom, o artigo já está um pouco longo.

E eu gostaria de falar que estou preparando um curso completo sobre Produtividade, onde irei abordar alguns métodos que eu mesmo uso para me organizar. Tudo muito simples e bem prático.

Esses métodos estão me permitindo gerenciar melhor o meu tempo, o que me gera mais tempo livre e menos estresse. O melhor de tudo é que eu consigo ver as coisas acontecendo (parei de travar como o Windows…).

Esse curso sobre Produtividade será vendido em breve. Ainda não sei o valor, mas em breve voltarei a falar disso contigo.

A boa notícia que eu te trago é que você pode tê-lo antes do lançamento oficial, pois eu inclui esse curso na minha relação de bônus para quem quiser adquirir o mega curso Fórmula de Lançamento, do Érico Rocha.

Esse curso fechará as instruções amanhã e, assim como ele, a oportunidade de receber gratuitamente o meu curso sobre Produtividade vai chegar ao seu fim amanhã também.

Então, se você deseja obter esse meu curso sem pagar nada e de quebra comprar o MELHOR curso para novos empreendedores que eu conheço, então esta é a sua chance:

Curso Gratuito sobre Produtividade + Fórmula de Lançamento (só até dia 22/10/2013)

E talvez seja a última…

Lembrando que assim como esse curso sobre Produtividade, existem ainda mais 2 bônus para você que adquirir o Fórmula de Lançamento até amanhã:

Curso de Leitura Dinâmica (aprenda a ter até 3x mais rápido e sem perder a compreensão)

Curso Básico sobre Storytelling (Aprenda a contar histórias que aumentam suas vendas)

Todos esses cursos complementam a sua experiência ao aplicar o curso do Érico em seus lançamentos.

De vejo do outro lado.

BANNER NERD 720

7 comentários em “Como Lidar com a Overdose de Informação nos Dias Modernos?

  1. Juliano Abrahão

    Grande Rafael,

    Acompanho sempre teus artigos e e-mails cara, e aprendo muito sobre storytelling um assunto que tenho muito interesse.

    Show de bola seu artigo sobre produtividade, sem dúvida alguma que será uma mão na roda para muitos empreendedores.

    Abraços.

  2. Aldo Marques

    É isso mesmo, Rafael!! Este problema é quase que geral. Eu sofro dele. À vezes travo também e geralmente às segundas-feiras, quando me deparo com a enormidade de coisas que tenho pela frente e nem sei por onde começar.
    Mas suas dicas foram bem legais! São simples, básicas, e às vezes todos nós até sabemos que devemos cumpri-las, mesmo assim deixamos de fazê-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *