Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto em seu Site 2/3

Por | outubro 30, 2017

Opa, hoje daremos continuidade a nossa série falando sobre vídeos de alto impacto. Se você perdeu a parte 1, então volte agora para ver, antes de continuar. Clique abaixo para ter acesso a parte 1:

Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto 1/3

Bom, hoje darei algumas dicas para você criar um vídeo poderoso, que desperte a atenção dos seus contatos e ajude-o a criar uma excelente reputação junto à sua audiência.

1) Duração do Vídeo
É importante que seus vídeos sejam curtíssimos. Não use como parâmetro a duração dos programas de televisão. o expectador que está na frente do computador/tablet é muito mais ansioso e disperso do que o da TV. Então, QUALQUER coisa o distrairá e fará com o seu vídeo perca o interesse para ele. Se você passar os eu recado rápido, as chances que ele assista até o final aumentam drasticamente. A duração, obviamente, vai depender do seu conteúdo, mas se você conseguir fazer vídeos com duração entre 30 segundos a 2 minutos, você está muito bem na fita.

2) Introdução do Vídeo
A introdução corresponde aos primeiros segundos. É a sua apresentação. Muita gente esquece dessa importantíssima parte e começa a falar direto o assunto. NÃO FAÇA ISSO! Sua audiência pode não “sacar” de cara do que você está falando, ou onde você quer chegar ou, acima de tudo, como o que você está falando pode ser útil para ela. E aí, sabe o que acontece? Ela desiste do seu vídeo, afinal, se o objetivo não está claro, a pessoa perde o interesse. É um processo natural. Então, para resolver isso, é imperioso que você siga a seguinte fórmula nos primeiros segundos do vídeo:

“[Saudação], eu sou [fulano de tal], do [negócio tal] e neste vídeo eu vou [objetivo real do vídeo para o seu expectador].”, onde:

[Saudação] – Faz parte da educação. Diga um oi, opa, Olá, Bem vindo…
[fulano de tal] – Aí é onde entra o seu nome ou o seu pseudônimo.
[negócio tal] – Diga o nome do seu negócio ou marca.
[objetivo real do vídeo para o seu expectador] – Aqui você explica o que você vai mostrar/ensinar. Ex: Neste vídeo irei te ensinar como ganhar 500 Reais por hora vendendo sacolés na praia de Icaraí.

Obs: Não preciso nem falar que é extremamente importante que você CUMPRA com a promessa feita nesta parte do vídeo, senão você terá sérios problemas com a sua reputação. Então, não prometa algo que não possa cumprir.

3) Use um Tom Pessoal 
Dê preferência ao uso de um tom pessoal em suas mensagens. As pessoas criam mais conexão quando você fala em seu nome do que em nome de uma entidade jurídica. É mais fácil você relacionar com uma pessoa (um igual) do que com um negócio. Então, evite usar termos como “nós”, “faremos”, “queremos” ou qualquer termo no plural. No lugar, use termos pessoais, tais como “eu”, “irei te ensinar”, “quero” etc.

4) Opte pelo Simples
Se você quer conquistar a sua audiência, então não ostente excesso de riqueza e prosperidade. As pessoas sabem que a mensagem é falsa e a sua reputação vai para o lixo. Faça o simples. Grave seus vídeos da sua mesa, da sua varanda e apresente o lugar, dizendo que é a sua varanda e que você está gravando em sua casa, ou em seu escritório.

Evite usar chroma-key (aquela tela verde que serve para inserir digitalmente uma outra imagem no fundo do seu vídeo). Essa técnica é complicada e só recomendada para os melhores profissionais de cinema, pois as chances do seu vídeo ficar claramente falseado e artificial são enormes. Escolha o simples. É mais rápido e mais simpático para a sua audiência.

É claro que, quando falo para optar pelo simples, não estou dizendo para você ser banal e fazer de qualquer jeito. Use o bom senso. É importante que você use uma câmera razoável, que tenha uma qualidade onde as pessoas possam te ver e ouvir claramente.

Em nosso próximo artigo (o último dessa série), falarei sobre as técnicas de produção que você pode usar para finalizar e publicar seus vídeos com qualidade.

4 comentários em “Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto em seu Site 2/3

  1. Pingback: Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto em seu Site 1/3 | Nerd Rico

  2. Pingback: Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto em seu Site 3/3 | Nerd Rico

  3. lidia

    muito obrigada
    vc da dicas simples e diretas objetiva
    e disperta minha atençao pois com essa orientaçao
    estou mais confiante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *