Acumuladores de Sonhos

Por | junho 9, 2017

acumuladores

Neste artigo, você vai descobrir como que um programa de televisão me mostrou claramente os 2 tipos de empreendedores que a gente encontra no mercado.

E vai ver também como o protagonista do programa reagiu diante de um grande problema, dando uma baita lição em qualquer aspirante a empreendedor.

Ok, deixe eu te situar sobre como eu cheguei em todo esse insight:

No primeiro dia do ano, logo após o almoço, eu, me juntei ao meu tio na sala da minha casa. Ele estava assistindo ao canal Discovery Channel. Quando cheguei, estava começando um novo programa chamado “Acumuladores de carros“.

acumuladores 2

Rapidamente notei que se tratava de mais um desses programas de negociação (segundo a linha do já famoso “Trato feito”.

Mesmo assim resolvi assistir. E curiosamente era o primeiro episódio desse novo programa.

A sinopse desse programa é a seguinte:

um ex-lutador de WWE (acho que é essa a categoria) descobre que não quer continuar apanhando em troca de migalhas e resolve se dedicar a sua grande paixão: carro antigos.

Então ele convida um amigo para ser seu sócio num empreendimento cujo modelo era encontrar acumuladores de carros para oferecer a reforma do seu carro em troca de todos os carros da sua “coleção” (se é que podemos assim chamar, né…).

E este episódio que assisti conta a história da primeira negociação do Chuck (o ex-lutador).

Chuck encontra Kregg, um acumulador de carros meio possessivo com seus “velhos brinquedinhos”.

O desafio de Chuck passa a ser de convencer o acumulador a aceitar a sua oferta de reforma de uma van clássica e rara (encontrada no quintal do Kregg) em troca de todos os carros velhos dele.

O aspecto emocional dificulta as negociações e no fim, Chuck toma prejuízo em seu primeiro negócio, porém transforma a vida do seu cliente e da sua namorada.

acumuladores 3

Ao terminar de assistir esse episódio, observei 2 comportamentos típicos de empreendedores, personificados nestes 2 personagens:

O acumulador de sonhos – É o tipo de empreendedor apegado a conhecimento, que projeta sonhos e realizações, mas deixa tudo guardado em seu quintal mental, à espera do GRANDE MOMENTO, da GRANDE OPORTUNIDADE DE VIRADA.

Esses empreendedores vivem na amargura de viver a vida passar e não conquistar nada, pois falta-lhes uma atitude importante, que é a ação.

E tem o reformador de sonhos – Que é o tipo de empreendedor que entra no mercado, mesmo sem estar 100% pronto, e se organiza para realizar (ou reformar) sonhos das pessoas.

Esses empreendedores são vivos, aprendem com seus erros, para fazer melhor numa próxima oportunidade (que sempre aparece, pois eles estão sempre em movimento), se posicionam no mercado, ganham notoriedade e dinheiro.

No caso do Chuck, ele notou que teria prejuízo ao final do seu trabalho, e tomou a difícil decisão de bancar esse prejuízo com o seu dinheiro pessoal, para poder honrar a sua palavra com o acumulador (que por sua vez não honrou a dele com o Chuck).

Ele fez um cliente super feliz e grato por toda a sua vida, pois Chuck transformou a vida dele e da sua namorada (no final, ele a pede em casamento).

E aprendeu que é preciso persistir, pois em num negócio, nem sempre se ganha com seu primeiro cliente.

Mas ele estava certo que era isso que ele queria fazer da sua vida, que entendia do negócio e que era questão de tempo para ele e o seu sócio terem um negócio muito bem sucedido e lucrativo em suas mãos.

Caso queira ver com mais detalhes o desenrolar deste episódio, você pode assistí-lo aqui embaixo:

Agora eu te pergunto (responda com extrema sinceridade nos comentários aqui embaixo):

Você é um acumulador ou reformador de sonhos? Um Kregg ou um Chuck?

5 comentários em “Acumuladores de Sonhos

  1. Paulo

    E amigo eu acho que você tem rasão . a minha vida inteira eu tive boas ideias sempre guardei todas elas que acabava ate esquecendo de colocar em pratica !

  2. Cristhian

    Rafael, muito boa a sua sacada! Ela fala muito da minha vida.

    Durante muito tempo fui um acumulador de sonhos e depois de muita transformação, hoje estou na estrada dos transformadores de sonhos.

    Muito obrigado por compartilhar com a gente!

  3. Romaryw.com.br

    kkk. Loook cara! Muito bom.

    Os caras saíram ferrados no preju, mas deu pra entender o quanto fizeram a coisa bem feita e que nos próximos negócios a coisa melhora bastante.

    Vlw pelo ótimo artigo e por compartilhar este vídeo muito interessante. Fiquei inspirado. hahah

    Vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *