A Verdadeira Importância da Prova Social para o seu Negócio

Por | outubro 30, 2017

Prova Social

Eduardo Spohr sempre foi escritor. Mas nunca conseguiu que suas histórias emplacassem no mercado.

A qualidade do seu trabalho não era problema. O problema é que é muito difícil conseguir que uma editora aceite a sua obra.

E como deslanchar se o seu livro não foi acolhido por uma editora razoável?

Spohr estava enfrentando o que a maioria dos escritores em todo o mundo enfrentam: aceitação.

Foi aí que ele tentou um novo caminho.

Ele resolveu publicar o seu livro numa editora independente e iria usar o poder da internet e da autoridade de seus amigos Alexandre e Deive, do site Jovem Nerd, para vender sua história e conquistar um público.

Trabalhando em conjunto com o Jovem Nerd, Spohr arrebentou em vendas. Milhares de novos leitores passaram a consumir o seu livro “A Batalha do Apocalipse” e a falar deles nos quatro cantos desse universo.

Livro A Batalha do ApocalipseMas, mesmo assim, Spohr ainda estava no mundo underground da literatura, sendo consumido apenas por um nicho do mercado.

Esse vuco-vuco chamou a atenção das grandes editoras, que rapidamente fizeram propostas a ele.

Hoje, Spohr está em seu terceiro livro, dentro de uma grande editora, e é um dos autores brasileiros da literatura fantástica mais badalados do Brasil.

Você conseguiu perceber que, em certa altura, foram as editoras QUE O PROCURARAM? E elas resolveram ouví-lo porque ele conseguiu PROVAR que seu livro era bom e tinha público para consumir. Isso é a prova social.

Repare que, enquanto ele batia a porta das editoras, sem qualquer reconhecimento social, ninguém o ouvia. Era apenas mais um escritor.

Mas a percepção mudou quando ele passou a ter milhares de leitores e fãs da sua obra.

Pessoas falando dele e do seu trabalho. Pedindo entrevistas, fazendo matérias e reportagens sobre ele. Aí tudo mudou. Ele estava fazendo a prova social do seu produto.

 A prova social é responsável por mudar a percepção do seu negócio aos olhos das pessoas.

Tire por você mesmo. Imagine que você esteja tirando férias em Porto (Portugal). O gerente do hotel fala para você o seguinte:

– Tu precisas sentar na Ribeira e tomar um bom vinho do Porto.

Mas ele não te recomendou nenhum restaurante.

Então você vai até a Ribeira e encontra 2 restaurantes. Um está vazio e o outro está cheio e com pessoas no lado de fora aguardando para entrar.

Pergunto a você, caro leitor: qual restaurante você imagina ser o melhor para você apreciar um bom vinho do Porto? O que está vazio ou o que está lotado?

98% das pessoas normais dirão que imaginaram o restaurante que estava lotado, pois infere que, se esta cheio, é porque é melhor.

Isso é prova social.

E como você pode usar a prova social a seu favor, ou seja, para o seu negócio e para sua carreira?

Fazendo com que as pessoas falem de você (que falem bem, de preferência…), através de testemunhos sinceros.

Tendo um blog movimentado e com muitos comentários.

Perfis em redes sociais com bastante gente te acompanhando e participando das suas postagens.

Sendo citado em outros sites, revistas, programas de rádio, vídeos, eventos, enfim… as pessoas precisam falar de você. E falar bem.

Quando essas coisas acontecem, seu negócio passar a ser visto de outra maneira. VOCÊ passa a ser visto de outra maneira, e as pessoas acabem vindo até você para lhe PEDIR algum serviço ou que venda algum produto para ele.

As pessoas passam a acreditar em você e no seu potencial.

Abaixo coloquei 3 vídeos com depoimentos para você analisar o impacto que as palavras de uma pessoa tem sobre a imagem de uma OUTRA pessoa:



Entendeu como isso é importantíssimo para o sucesso do seu negócio?

720x90

Então, se a sua prova social está fraca, comece agora mesmo a mudar a situação, aumentando o número de fãs na sua página do Facebook, colhendo depoimentos de seus clientes e buscando a toda hora maneiras de provar que você existe e tem algo de qualidade a oferecer à sua audiência.

Vou encerrar este artigo com duas perguntas para você:

Você já decidiu comprar alguma coisa depois que viu o depoimento de alguém falando bem sobre o que você desejava comprar? O que foi que você comprou?

Deixe a sua resposta na zona de comentários aqui embaixo.

8 comentários em “A Verdadeira Importância da Prova Social para o seu Negócio

  1. Ricardo Cunha

    Isso aí Rafael , você estar de bem com a sociedade é tudo , e ti digo mais , quem não tem competência não se estabelece , Abraços ,

    Ricardo Cunha.

  2. Antonio Meirinho Rodrigues

    Muito bom Rafael, é interessante constatar certos princípios e
    Prova social é sem dúvida algo interessante, depois que o Erico lançou a formula de lançamento, notei muitas pessoas na internet, usando seus métodos. Infelizmente eu não pude ainda fazer o curso dele. grande abraço Rafael.

  3. Pingback: Pesquisa sobre o Seu Negócio - Curso de Email Marketing p/ Vendas - Listas de Email Marketing

    1. Rafael Autor do Artigo

      Oi Fabiano, tudo bem? Eu não tenho produto chamado Copy Express. Eu tenho o Copy Expert, mas você não é aluno dele. Acho que você se confundiu 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *