Eduardo Spohr sempre foi escritor. Mas nunca conseguiu que suas histórias emplacassem no mercado.
A qualidade do seu trabalho não era problema. O problema é que é muito difícil conseguir que uma editora aceite a sua obra.
E como deslanchar se o seu livro não foi acolhido por uma editora razoável?
Spohr estava enfrentando o que a maioria dos escritores em todo o mundo enfrentam: aceitação.
Foi aí que ele tentou um novo caminho.
Ele resolveu publicar o seu livro numa editora independente e iria usar o poder da internet e da autoridade de seus amigos Alexandre e Deive, do site Jovem Nerd, para vender sua história e conquistar um público.
Trabalhando em conjunto com o Jovem Nerd, Spohr arrebentou em vendas. Milhares de novos leitores passaram a consumir o seu livro “A Batalha do Apocalipse” e a falar deles nos quatro cantos desse universo.
Mas, mesmo assim, Spohr ainda estava no mundo underground da literatura, sendo consumido apenas por um nicho do mercado.
Esse vuco-vuco chamou a atenção das grandes editoras, que rapidamente fizeram propostas a ele.
Hoje, Spohr está em seu terceiro livro, dentro de uma grande editora, e é um dos autores brasileiros da literatura fantástica mais badalados do Brasil.
Você conseguiu perceber que, em certa altura, foram as editoras QUE O PROCURARAM? E elas resolveram ouví-lo porque ele conseguiu PROVAR que seu livro era bom e tinha público para consumir. Isso é a prova social.
Repare que, enquanto ele batia a porta das editoras, sem qualquer reconhecimento social, ninguém o ouvia. Era apenas mais um escritor.
Mas a percepção mudou quando ele passou a ter milhares de leitores e fãs da sua obra.
Pessoas falando dele e do seu trabalho. Pedindo entrevistas, fazendo matérias e reportagens sobre ele. Aí tudo mudou. Ele estava fazendo a prova social do seu produto.
A prova social é responsável por mudar a percepção do seu negócio aos olhos das pessoas.
Tire por você mesmo. Imagine que você esteja tirando férias em Porto (Portugal). O gerente do hotel fala para você o seguinte:
– Tu precisas sentar na Ribeira e tomar um bom vinho do Porto.
Mas ele não te recomendou nenhum restaurante.
Então você vai até a Ribeira e encontra 2 restaurantes. Um está vazio e o outro está cheio e com pessoas no lado de fora aguardando para entrar.
Pergunto a você, caro leitor: qual restaurante você imagina ser o melhor para você apreciar um bom vinho do Porto? O que está vazio ou o que está lotado?
98% das pessoas normais dirão que imaginaram o restaurante que estava lotado, pois infere que, se esta cheio, é porque é melhor.
Isso é prova social.
E como você pode usar a prova social a seu favor, ou seja, para o seu negócio e para sua carreira?
Fazendo com que as pessoas falem de você (que falem bem, de preferência…), através de testemunhos sinceros.
Tendo um blog movimentado e com muitos comentários.
Perfis em redes sociais com bastante gente te acompanhando e participando das suas postagens.
Sendo citado em outros sites, revistas, programas de rádio, vídeos, eventos, enfim… as pessoas precisam falar de você. E falar bem.
Quando essas coisas acontecem, seu negócio passar a ser visto de outra maneira. VOCÊ passa a ser visto de outra maneira, e as pessoas acabem vindo até você para lhe PEDIR algum serviço ou que venda algum produto para ele.
As pessoas passam a acreditar em você e no seu potencial.
Abaixo coloquei 3 vídeos com depoimentos para você analisar o impacto que as palavras de uma pessoa tem sobre a imagem de uma OUTRA pessoa:
Entendeu como isso é importantíssimo para o sucesso do seu negócio?
Então, se a sua prova social está fraca, comece agora mesmo a mudar a situação, aumentando o número de fãs na sua página do Facebook, colhendo depoimentos de seus clientes e buscando a toda hora maneiras de provar que você existe e tem algo de qualidade a oferecer à sua audiência.
Vou encerrar este artigo com duas perguntas para você:
Você já decidiu comprar alguma coisa depois que viu o depoimento de alguém falando bem sobre o que você desejava comprar? O que foi que você comprou?
Deixe a sua resposta na zona de comentários aqui embaixo.
11 comentários
Isso ai meu caro… prova social na veia, sempre fazer !
Rafael amigo, obrigado pelos seus excelentes posts.
A prova social é sem dúvida alguma o ponto chave para qualquer evolução no marketing digital.
Abraço e Sucesso.
Brancher.
Isso aí Rafael , você estar de bem com a sociedade é tudo , e ti digo mais , quem não tem competência não se estabelece , Abraços ,
Ricardo Cunha.
Muito bom Rafael, é interessante constatar certos princípios e
Prova social é sem dúvida algo interessante, depois que o Erico lançou a formula de lançamento, notei muitas pessoas na internet, usando seus métodos. Infelizmente eu não pude ainda fazer o curso dele. grande abraço Rafael.
Sim , o livro Trabalhe 4 Horas Por Semana
Ferris Timothy
[…] gostaria de saber como andam seus negócios. Quero ajudá-lo, mas antes, preciso de algumas informações. Essa rápida pesquisa não tomará […]
Sim, Erico Rocha sugeriu para me cadastrar na tua lista e, por conseguinte, comprei o teu produto Copy Express! abração
Oi Fabiano, tudo bem? Eu não tenho produto chamado Copy Express. Eu tenho o Copy Expert, mas você não é aluno dele. Acho que você se confundiu 🙂
[…] Porém ao abrir para afiliação, você deverá disponibilizar materiais que vão ajudar o afiliado na venda do seu produto, como por exemplo: criativos para anúncios e provas sociais. […]
Rafael, excelente artigo, seus posts ótimos posts.
Dede a pandemia o mercado de marketing digital mudou muito.
Um abraço!
Obrigado! Verdade, o mercado mudou e está mudando muito rápido. O que você aprendeu há 6 meses talvez já não seja tão eficaz nos dias de hoje.