Você quer e precisa aumentar as vendas da sua empresa? Confira logo abaixo, 5 técnicas de vendas que vão potencializar seus resultados.
Mas antes, vamos voltar alguns anos atrás.
Voltemos aos anos 90. TV Manchete. Lembra disso?
Isso, meu chapa, é um clássico infomercial.
Os infomerciais (que existem até hoje), são mensagens de venda de alta densidade, ou seja, são fortes, incisivas, diretas e agressivas.
Eles são assim por causa do seu formato. A empresa só tem UMA chance de fazer a venda. Um só tiro. Então a mensagem precisa ser agressiva.
Sem contar o fator custo, afinal você deve saber que anunciar na TV é bem caro e só atinge uma minoria de empresas.
Com o advento da internet, essa nova midia (a grande rede) entrou no páreo do mundo da publicidade e os custos de propaganda ficaram mais acessíveis a outra parte de empresas que não tinham como anunciar na TV.
E aí, um novo paradigma surgiu, mas que poucos conseguiram enxergar: o formato da mensagem mudou.
Com a internet, você tem a possibilidade de chegar MAIS vezes no seu potencial cliente (ou prospecto), sem precisar pagar cada vez que chegar a ele (como acontece na TV). E o segredo dessa mudança de paradigma é o relacionamento por e-mail
. Por que o e-mail? Porque até hoje (mesmo com o advento das redes sociais), o e-mail é a ÚNICA forma garantida de você se comunicar com o seu prospecto sem intermediários e de forma focada.Pra ficar mais claro: Quando você manda um e-mail para uma pessoa, é como se ela estivesse recebendo uma correspondência no conforto da sua casa. É uma comunicação direta com ela.
Por outro lado, se você tenta se comunicar com seu prospecto através de um banner em algum site ou dentro de uma rede social, NA MAIORIA DAS VEZES, é como se você estivesse tentando falar com ele num ambiente agitado (tipo uma festa ou um lugar com muitas pessoas e muita poluição visual e sonora). E a efetividade da sua mensagem vai por água abaixo.
É claro que a gente ainda vê muita gente fazendo infomercial na internet. Não faça parte disso, Saia da curva e potencialize o seu negócio centralizando toda a sua comunicação digital através do relacionamento por e-mail.
Abaixo você vai conhecer 5 poderosas técnicas de vendas usadas por mestres do marketing digital, para vender seus produtos através do e-mail marketing.
Aplique cada uma dessas 5 técnicas de vendas e veja a transformação no seus resultdos e principalmente no seu bolso.
Técnica de Venda #1 – Depoimentos e Casos de Estudo
Essa é uma das mais poderosas técnicas, pois você usa todo o poder de uma história real, com pessoas reais, para comprovar que a sua solução (produto ou serviço) traz resultados para pessoas como ele (o prospecto que está recebendo a mensagem). Ela é responsável por muitos fechamentos de vendas.
Técnica de Venda #2 – Realce o Problema
Partindo do princípio que a sua solução resolve algum problema do seu prospecto ideal (se não resolve então você precisa rever seus produtos ou seu público-alvo), você precisará realçar e destrinchar esse problema para a sua audiência, para que, em algum momento ele pense:
“Ei, isso acontece comigo. Eu tenho esse problema.”
Quando seu prospecto ou persona (como você preferir chamar)chega neste pensamento, automaticamente um novo pensamento lhe ocorre:
“E como essa empresa pode me ajudar com esse problema?”
É tudo o que você gostaria de ouvir, né? Afinal, neste ponto, você acaba de ganhar a atenção TOTAL do seu futuro cliente. Ele está aberto a ofertas…
Técnica de Venda #3 – Repetição
Quando você tem um canal de comunicação com a sua audiência que produz conteúdo relevante para ela (independente de estar vendendo alguma coisa), você pode fazer uma coisa que na TV é extremamente chato e caro: repetir a sua mensagem diversas vezes para o seu público. Isso é possível porque você pode sempre abordar o mesmo problema (que o seu produto resolve) com diferentes pontos de vista e não ser repetitivo. Afinal, cada conteúdo relevante que você produz para o seu público, sua relação com ele melhora e a sua autoridade aumenta.
Técnica de Venda #4 – Legitime a Escassez
Um dos grandes segredos da venda é a escassez do seu produto. A escassez faz aquela pessoa que só compraria amanhã (ou seja, NUNCA), comprar AGORA o seu produto.
Porém, tome cuidado para não usar falsa escassez. Você pode não perceber, mas as pessoas sentem quando você está exagerando ou simplesmente mentindo para elas.
Então, se você disse em sua comunicação que o seu curso online só tem 100 vagas, seja coerente com o seu discurso. Só venda 100 e ponto final. Nada de abrir novamente o carrinho com uma nova “desculpa” para vender mais. Isso mancha a sua autoridade e quebra a confiança que as pessoas depositam em você.
Se você não consegue segurar a tentação de fazer mais uma rodada de vendas na mesma campanha, então use da parcimônia em sua mensagem original e troque as “100 vagas” por “vagas limitadas”.
Técnica de Venda #5 – Seja claro em sua chamada para ação (call to action)
Se você quer que as pessoas cliquem no seu carrinho de vendas, que ligue para você ou que façam um cadastro, então você precisa ser CLARÍSSIMO em sua intenção e explique com exatidão COMO ela precisa fazer isso.
Isso parece um exagero, mas acredite, funciona. As pessoas precisam de uma “ordem” para sair da inércia. Diga-a o que elas precisam fazer (e como devem fazer) que uma boa parcela do seu público fará.
Pra finalizar esse artigo sobre as 5 técnicas de vendas, quero compartilhar um pensamento com vocês. Fico me perguntando se meus e-mails estão agradando a minha audiência. Se eles entregam um conteúdo relevante para você, adequado às suas aspirações enfim… Algumas pessoas me dão um feedback bem legal, mas eu queria saber de mais pessoas.
Portanto, quero convidá-lo(a) a usar o espaço de comentários aqui embaixo para me dizer se o conteúdo que eu produzo aqui está te agradando. Pode também usar esse espaço para dizer quais assuntos você mais gostaria que eu explorasse aqui no blog. Deixe o comentário aqui embaixo. Não precisa ser longo. será rapidinho. Obrigado 😉
(percebeu o call to action no último parágrafo? É um exemplo real. Pode deixar seu comentário aqui embaixo. Estou esperando.)
11 comentários
Muito bom. Suas dicas são sempre valiosas. Continue assim.
Sigo com atenção os seus posts e coloco em prática aquili que vou aprendendo aqui. Obrigada.
Suas ideias são muito boas e os textos são muito originais! Parabéns! Você fala muito sobre a questão do relacionamento com listas… Gostaria que um dia escrevesse sobre como podemos fazer aumentar a interação com a lista, ou seja, fazer a mesma abrir nossas mensagens e retorná-las…. Obrigada! 🙂
Olá Rafael, muito boas as suas dicas. Às vezes por preguiça, deixamos de lado algumas dessas orientações, e o resultado é aquilo…
Parabéns pelo seu trabalho!
Olá Rafael. Parabéns pelo blog e pelas dicas cara, conheci você assistindo o curso do FL e realmente é surpreendente seus resultados.
Me diz uma coisa, como é feita a pesquisa de que assunto tratar em cada nicho de mercado? Geralmente vejo em e-commerce, o tão conhecido boletim, que já é muito manjado, como levar essas suas técnicas pra cada nicho de mercado diferente? quais as dicas você dá? Fora as que já estão no blog, estou lendo tudo e já assinei a lista VIP.. 😉
Grande abraço!
Valeu Rafael.Tenho aprendido muito com todos vocês que aplicam a Fórmula do Lançamento.
Caro Rafael o conteúdo que você vêm postando é de uma qualidade, simplicidade e objetividade espetacular.
Tudo o que você criou, publicou, gravou vêm 100% de encontro aos meus interesses para aplicar o marketing digital ao meu negócio tradicional. Me inscrevi em todas as portas que você abriu e veja bem “CONHECI O NERD RICO” hoje. Estou acompanhando o CONAED e de lá cheguei até você.
Continue este excelente trabalho que você vêm desenvolvendo. Estarei acompanhando de perto e indicando.
Abs
Fernandes
[…] um tema diferente do que você está acostumado a ler aqui. Aliás, é bom que você saiba que marketing é uma ferramenta inerente à gestão. Logo, falarei de vez em quando sobre assuntos ligados à […]
[…] o resumo do evento para você e uma série de entrevistas que realizei com gigantes do emergente “Novo Marketing Digital”, capitaneado por Jeff Walker e, aqui no Brasil, por Érico […]
[…] pelo Twitter e pelo Linkedin, que são justamente as redes menos comentadas por quem trabalha com marketing digital. Eu particularmente adoro o twitter, mas conheço muito pouco do […]
[…] seu cliente quer ser ouvido. Quer falar sobre seus problemas. E o que é um vendedor senão um vendedor de […]