5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata

Por | outubro 10, 2017
Melhores assuntos para emails

Se a sua taxa de abertura de emails está descendo ladeira abaixo, então você precisa descobrir quais são os melhores assuntos para emails responsáveis por mudar a figura desse jogo.

Lembra das cartas?

Em 20 anos muita coisa mudou.

Há 20 anos, receber uma mensagem eletrônica (e-mail) de alguém era motivo para abrir um vinho português e comemorar com os amigos.

Já receber cartas era banal e chato. Ninguém aguentava ter que abrir mais um envelope de correspondência…

Nos dias de hoje, a situação se inverteu. Receber carta virou motivo de alegria e receber e-mails motivo de chateação.

Para quem é meu leitor, já sabe que estamos diante do gatilho da escassez. Esta técnica diz o seguinte:

tudo que é raro e mais difícil, é mais desejado.

Mas não vim aqui falar de escassez. Vim aqui te trazer uma série de técnicas comprovadas para mudar essa situação. Vamos falar dos 5 melhores assuntos para emails.

Sim, se o seu negócio depende de que as pessoas ABRAM o seu e-mail, então você precisa se destacar no mar de mensagens que o seu cliente recebe a cada hora do dia.

E a conversa de hoje é atacar o primeiro foco de atenção do seu cliente diante de um e-mail: o assunto (subject).

Sim, o título dele.

Não é pelo assunto que você toma a sua decisão de abrir ou não o referido e-mail?

Os Melhores Assuntos para Emails

Então, hoje eu vou te mostrar os 5 melhores assuntos para emails que despertam a atenção imediata e fazem o seu cliente querer abrir o seu e-mail instantaneamente. Vamos lá?

1) Assunto com Números

Essa dica é muito simples e poderosa. Não sei te explicar ao certo qual é a razão da tara que as pessoas tem por números.

O fato é que números sempre chamam atenção em qualquer situação, e se você souber usar com sabedoria, vai notar que seus e-mails serão mais abertos.

Exs:
7 Dicas para Emagrecer em 48 horas
5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata (esse título te lembra alguma coisa?)
Conheça as 8 Cidades do Mundo com Menor Custo de Vida

Reparou que eu sempre inicio a frase com um número? Aqui vai outra dica:

Mais importante do que o seu assunto ter um número em algum lugar, é o número ser a primeira coisa a ser lida na frase.

2) Uma Pergunta

Quando você faz uma pergunta no assunto do e-mail, a tendência é que a pessoa pare para pensar numa resposta.

Se ela fizer isso (ela vai fazer), essa pessoa já está dando atenção à sua mensagem. E a probabilidade dela abrir o seu e-mail é grande.

Exs:
Quer Conversar por Telefone com o Nerd Rico?
Você Costuma Acordar no Meio da Noite pra beber água?
Você já foi maltratado em algum restaurante do Rio de Janeiro?
Tem alguém na família que luta contra a Diabetes?

Fazer uma pergunta é um dos melhores assuntos para emails que você pode usar. Pois cria uma ação quase compulsiva do leitor em ter que te responder ou pelo menos saber mais sobre o teor da pergunta.

3) Assunto Curioso

Esse tipo de assunto funciona bem, porém as pessoas geralmente fazem de maneira errada e acabam não tendo o resultado esperado.

A ideia é você despertar uma certa curiosidade no seu leitor. Essa curiosidade pode ser através de um assunto meio bizarro ou criando um loop aberto (retirar uma das peças do quebra-cabeças).

As pessoas fazem errado porque elas colocam assuntos sem sentido no título do e-mail (até aí ok, vai despertar a atenção da pessoa), mas não explica no conteúdo do e-mail o porquê daquele assunto tão estranho.

Aí o leitor fica irritado e passa a ignorar os próximos e-mails daquela pessoa.

Resumindo: se vai colocar um assunto estranho, por favor, explique no conteúdo (com argumentos convincentes) o que ele significa.

Exs:
“Aghata estava certa…”
“Se a…”,
“Até que enfim, chegou segunda!”
“Eu jamais faria isso se fosse o Juliano…”
“Os 5 melhores assuntos para emails são…”

4) Assuntos Polêmicos

Essa dica é poderosa e perigosa ao mesmo tempo. Todo mundo curte uma polêmica. É incrível isso!

No entanto, se você for levantar uma, esteja certo que vai dar conta do feedback que você vai receber, pois o nível de agressividade dos leitores aumenta em temas polêmicos. É uma relação de amor e ódio mesmo.

A vantagem dessa técnica é que, se usada com inteligência, você separa o joio do trigo. Ou seja, ou a pessoa vai de amar e virar o seu maior fã, ou vai virar seu hater.

E, convenhamos… um empreendedor com 100 fãs tem uma lista muito mais qualificada do que aquele empreendedor com 1000 pessoas amontoadas numa lista.

Use isso a seu favor e veja abaixo exemplos dos melhores assuntos para emails polêmicos:

Exs:
“Adoçantes engordam, ao contrário do que se pensava”,
“A internet está com seus dias contados”.
“O tráfego orgânico morreu”
“Detesto WhatsApp”
“3 razões para você não ser um afiliado árbitro”

5) Assunto contendo o nome da pessoa

Esse aqui é um dos melhores assuntos para emails, pois é um dos que mais chamam a atenção das criaturas viventes. Dale Carnegie já disse:

“O seu nome, é o som mais doce e encantador do mundo pra você”.

E é verdade.

Experimente estar num lugar barulhento e alguém falar o seu nome…

Alto ou baixo, a tendência é que você escute e procure tem que te chamou. Mesmo que a pessoa esteja chamando uma outra pessoa com o mesmo nome que você.

Por que isso acontece? Porque o seu nome chama MUITA atenção para você. É a palavra mais importante do seu vocabulário.

E esse princípio vale para os assuntos de e-mail.

Se você tem 30 e-mails não lidos na sua caixa de mensagens, e um deles contiver o seu nome, adivinha qual vai ganhar a sua atenção INSTANTÂNEA?

Só que aqui tem um detalhe: se você manda e-mails para várias pessoas, fica meio complicado enviar manualmente cada e-mail e alterar manualmente o assunto de cada um com os respectivos nomes.

Foi para nos ajudar nisso que Deus criou os serviços de autoresponder.

Autoresponders

Eles, além de outras facetas, permitem que a gente insira uma variável que REPRESENTE o nome de cada membro da sua lista.

Assim, a sua mensagem chega totalmente personalizada para o seu cliente. Não importa se a sua lista tem 10 ou 1 milhão de cadastrados.

A maioria dos serviços decentes de e-mail marketing possuem esse recurso, mas a recomendação do Nerd Rico é para o KlickMail e o Leadlovers (serviço que eu utilizo atualmente).

Nada a reclamar dessas 2 ferramentas. Principalmente por causa do poderosíssimo sistema de tags (ambas oferecem isso) e a automação de mensagens.

Outros serviços bons são:

GetResponder
AWeber

Agora, se você quer dar um passo além e não ficar apenas nos assuntos poderosos, você precisa fazer com que seus leads cliquem em seus links e gerem vendas pra você (melhor parte dessa história kkk).

E se você ainda não estiver totalmente confiante para escrever seus próprios emails, sugiro que comece com templates, que são emails prontos para serem disparados.

Templates de Emails

Tudo o que você precisa fazer é escolher o email-template mais adequado para a sua mensagem, colocar o seu nome nele e disparar pra sua lista.

Mais fácil que isso só se eu escrever os emails pra você (mas isso tem um custo alto…).

Caso queira saber mais sobre templates de emails, prontos para conversões, que te ajudam a enviar poderosos emails pra sua lista, eu recomendo que você conheça meu pacote de 39 (!!!!!!!) templates de emails.

Custa o preço de 1 lanche no MacDonalds. Mas ao contrário do sanduba que vai por mais quilos na sua balança, meu kit vai por mais dinheiro na sua conta.

Saiba mais na página oficial do pacote de 39 templates clicando aqui.

Well, that’s all, folks!

Se gostou desse artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo. Adoro ler o feedback de todos!

Resumo
5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata
Título do Artigo
5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata
Descrição
Ninguém lê seus emails? Então tá na hora de você aprender técnicas para despertar a atenção imediata dos seus clientes com os melhores assuntos para emails
Autor
Nome do Editor
Nerd Rico
Logo do Editor

21 comentários em “5 Melhores Assuntos para Emails que Despertam Atenção Imediata

  1. Newton Santos

    Rafael, Obrigado pelas Dicas Brother, e-mail é relacionamento direto com minha audiência, e toda vez que você me envia um artigo fico antenado porque sempre é muito produtivo…Um abraço do Newton Santos – Consultor Imobiliário na Cidade de São Paulo…

  2. mmnrj

    Gostei das dicas e algumas vou colocar em prática.

    Atualmente uso o e-goi e tenho vários elogios e estou indicando para alguns colegas pelo serviço grátis até 500 emails.

  3. Pingback: 5 Dicas de E-mail Marketing que Você Precisa Conhecer - Curso de Email Marketing p/ Vendas - Listas de Email Marketing

  4. Pingback: 5 Dicas de E-mail Marketing que Você Precisa Conhecer - Curso de Email Marketing p/ Vendas - Listas de Email Marketing

  5. Fernando

    olá, já faz algum tempo que tenho acompanhado seus e-mails, procuro aprender como chamar a atenção das pessoas através de palavras ou imagens que desperte sua atenção para o produto no qual venho trabalhando.
    O mercado imobiliário esta hoje cheio de concorrentes, são milhares de corretores disputando vendas neste nicho de possibilidades.
    Gosto das dicas que me passa, mesmo que sejam pequenas, espero em breve estreitar este contato, para quem sabe desenvolver estes gatilhos.
    Obrigado.

  6. tiago sanches

    Ja testei todos esses métodos, a do nome eu tive mais abertura, porém a que mais fez com que abrissem foi quando coloquei no assunto: Preciso de sua Ajuda

    Ja testei: Fulano, você pode me ajudar?

    ja testei: Fulano, quando falamos em tal coisa….

  7. Pingback: Como Fazer um Vídeo de Alto Impacto em seu Site 2/3 - Nerd Rico

  8. Sergio

    Bom artigo! Sugiro que façam testes com “emojis”, em alguns testes consegui um aumento de até 30% nas aberturas de email apenas incluindo emojis no final do Assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *