Sabe aqueles emails que ninguém abre e muito menos clica? Hoje eu separei 5 dicas sobre e-mail marketing pra resolver esse problema e criar envolvimento e interesse em seus assinantes.
Você precisa muito conhecer essas dicas antes de iniciar suas campanhas para seus clientes.
Vamos a elas:
#1 – Escreva uma Mensagem Simples
Se você está acostumado a mandar e-mails cheio de papagaiada (layout com cara de site, cheio de imagens, coisas piscando…), então esqueça tudo isso.
Se você quer chamar a atenção, só precisa ser simples.
O que é um e-mail simples?
Um e-mail com a mensagem em texto e, no máximo 1 ou 2 links direcionando o seu contato para algum lugar que você deseje.
Nada mais.
No caso de emails oficiais de ecommerce, como newsletter semanais e ofertas, então vale um trabalho de layout nestes emails, para ganhar uma credibilidade oficial.
#2 – Use um Tom Pessoal
Estatísticas comprovam que as pessoas reagem melhor a um e-mail com tom pessoal do que a um e-mail com tom profissional. Ou seja, as pessoas recebem com mais simpatia e abertura uma mensagem pessoal do que uma impessoal.
Não sabe a diferença? Vejamos:
E-mail profissional:
Prezado cliente,
A nossa empresa possui 5 anos de experiência no mercado e a cada dia trabalha para melhor atender nossos clientes. Temos os melhores produtos e os planos sob medida para você.
Quantas vezes você já recebeu um e-mail assim?
Percebe o tom genérico e desinteressado da mensagem pela pessoa que a lê?
Faz parecer que a empresa faz tudo pelos seus clientes. Mas isso tudo é muito superficial para atender ao contato que lê esse e-mail.
O que interessa a esse contato é que a dita cuja resolva o SEU PROBLEMA.
Ele está pouco se importando com os seus demais clientes, o tempo de mercado que você tem, se você é bonito ou feio…
Agora vamos a um e-mail com tom pessoal:
E-mail com Tom Pessoal:
Olá Marcelo,
preparei uma oferta que vai resolver definitivamente a sua dificuldade em conseguir mais clientes para o seu negócio.
Essa oferta não é para todo mundo, pois você sabe que nem todo empreendedor tem a atitude adequada para levar o seu negócio para um novo patamar.
Se você é do tipo que tem a atitude e quer mudar o cenário do seu negócio, então recomendo fortemente que acesse o link abaixo para conhecer o que preparei para você.
Convenhamos, não é uma oportunidade de se jogar fora:
[link]
Percebeu a diferença?
Veja que eu:
– chamei meu cliente pelo nome;
– frisei no início do e-mail que eu tinha uma oferta que resolveria um problema ESPECÍFICO dele;
– fiz questão de separá-lo da maioria dos empreendedores sem atitudes e, o tempo todo eu usei pronomes pessoais em primeira pessoa.
O uso de pronomes pessoais serve para realçar que a mensagem era MINHA pra ELE.
E não uma mensagem de um monte de gente de uma empresa que ele não tem conexão alguma com ele. Isso não gera empatia.
#3 – Peça uma Resposta e dê uma Razão
Resposta é simplesmente uma ação contrária. Ou seja, pedir para ela clicar num link, responder a algum questionamento feito no e-mail, deixar um comentário em algum artigo que você escreveu etc.
Por que isso é importante?
Porque cria envolvimento com seus contatos, melhora o relacionamento com ele e o faz ficar mais aberto a futuras propostas suas.
Um contato passivo a tudo tem poucas chances de se tornar um cliente seu. E como vou forçar a pessoa a dar esse retorno?
Você NUNCA irá forçar ninguém a nada.
Por favor NÃO FAÇA ISSO.
O que você vai fazer é dar a ela uma razão racional para que ela faça aquilo.
Exemplo:
Após ler esse artigo, por favor deixe a sua opinião. Seu feedback é importante para que eu saiba quais são suas dificuldades e possa escrever novos artigos explicando melhor para o seu entendimento pleno.
Isso funciona?
MUITO! Mas se quer uma resposta prática, basta ir agora para a rua e observar os pedintes e seus resultados.
Você vai reparar que o ambulante que pede dinheiro e dá uma boa razão para isso (preciso comer, estou sem dinheiro para voltar para casa, minha filha está doente etc) tem muito mais sucesso em sua empreitada do que aquele que simplesmente quer o seu dinheiro sem razão alguma aparente.
O nome disso é Marketing de Resposta Direta (Direct Response Marketing).
#4 – Torne o E-mail mais Agradável
Tenha cuidado na formatação da mensagem que enviar para o cliente.
Deixe o texto fluido e com leitura fácil e agradável. Nada de textos-tijolos (aqueles que parecem até uma página de livro).
O ideal é escrever parágrafos pequenos, em linhas curtas. Usar um bom espaçamento entre parágrafos também é fundamental.
Veja um exemplo:
E-mail com Leitura Agradável:
Olá FULANO,
Eu pus minhas mãos neste
relatório Especial pra você.
Ele revela os SEGREDOS para
ganhar uma renda fantástica.
Algo diferente.
Confere só:
LINK
Rafael
P.S. Você esta recebendo isso porque
é meu cliente.
#5 – Desperte a Curiosidade do seu Prospecto
O primeiro objetivo de qualquer campanha de e-mail marketing é fazer o contato ABRIR o e-mail enviado.
Se ele não abrir o e-mail, você não o atinge e, consequentemente não vende o seu peixe. Para que você consiga atingir esse objetivo, é necessário que você desperte a curiosidade dele.
Uma das formas mais poderosas de você conseguir isso é através de um “assunto” intrigante.
O assunto da mensagem é o primeiro filtro de interesse que o contato tem para abrir ou não o seu e-mail.
E uma maneira de você despertar essa curiosidade é colocar um assunto curto e incompleto, seguido de uma reticência.
Ex: Sabia que os Gorilas…
Uma outra maneira é colocar um assunto inusitado.
O seu contato não espera receber algo do tipo de você e vai querer saber o que você está falando.
Obviamente você precisa explicar o título daquele e-mail, senão sua reputação vai por água abaixo.
Uma terceira maneira é você usar assuntos curtíssimos e desconcertantes.
Ex:
Desculpe… , Ajuda… , Eu errei…
E na primeira linha do seu e-mail você dá continuidade ao assunto e explica-o.
Ex:
Assunto: Ajuda…
Oi Marcelo,
preciso da sua ajuda para descobrir quais são os principais obstáculos enfrentados por candidatos de mestrados nas universidades públicas brasileiras. Você pode me ajudar?
Estou fazendo uma pesquisa para obter essa informação e ficaria muito agradecido se eu tiver a sua colaboração. São apenas 4 perguntas, não tomará mais do que 1 minuto do seu tempo. Aqui está o link da pesquisa:
[link]
Pronto para Aplicar as 5 Dicas de E-mail Marketing?
Bom, espero que essas 5 dicas de e-mail marketing possam te esclarecer melhor quanto a forma correta de preparar suas campanhas de e-mail marketing.
Agora chegou a hora de você começar a aplicar na prática o que você aprendeu aqui. Te juro que não dói. Vai na fé que seus resultados serão incríveis!
Se você teve alguma dúvida com relação às 5 dicas ou conhece outras técnicas comprovadas que ajudam nos resultados dos e-mails, por favor deixe um comentário aqui embaixo.
Venda Mais por Email
Acesse meus super templates de emails com storytelling para vender sem estar vendendo!
15 comentários
Artigo show de bola!
E que o lado rico da força nos acompanhe!
Cara, muito obrigado pelo seu artigo.
Vc respondeu praticamente todas as minhas perguntas sobre como montar um email pra uma lista que eu tenho. Meu blog é sobre treinamento na área de desenvolvimento pessoal voltado ao trabalho e estava me batendo pra deixar claro o interesse por ajudar para as pessoas.
Virei fã do seu site.
Obrigado.
Poxa, adorei a sua resposta, Robson! Obrigado pelas palavras. Estou preparando uma série de entrevistas sobre marketing digital que você vai gostar e vai te ajudar a clarear ainda mais as suas ideias. Fique atento ao blog e aos meus e-mails. Abraço!
Excelente…
Parabens bens Rafael pelo blog e por este excelente post. Cheguei ate voce pesquisando no google por Erico Rocha e o nome do seu blog me chamou atenção e depois fiquei encantado com o conteudo!
Continue assim!
Muito obrigado pela força, Márcio e seja bem vindo!
Muito bom esse post! Estratégia, confiança, testes, testes e mais testes! O ABC do E-mail Marketing. Por isso eu uso Doppler, aplicação que me proporciona tudo isso!
[…] atualmente o e-mail marketing é uma importante engrenagem do seu negócio, então é essencial que você não vacile na hora de […]
[…] já deve ter observado a presença massiva dos vídeos em campanhas de marketing digital. Isso não é modinha. Os videos trazem resultados concretos para os […]
[…] atualmente o e-mail marketing é uma importante engrenagem do seu negócio, então é essencial que você não vacile na hora de […]
[…] umas 3 semanas que recebi um e-mail de uma pessoa dizendo que tinha uma história de sucesso pra me contar. Como moramos em cidades […]
Olá! Bom artigo, muito obrigado. A propósito, para armazenar e compartilhar os documentos importantes, é recomendável usar salas de dados virtuais que garantam a confidencialidade
Rafael, como sempre na frente dos demais, você é incrivelmente um dos melhores na minha opnião, obrigado por sempre me incluir em sua lista.
Grande Tadeu. Muito obrigado pela consideração! Procuro sempre entregar o melhor para meus seguidores. Independentemente se o conteúdo é pago ou grátis.
[…] Use o conteúdo PLR como novo conteúdo de blog e geradores de ideias para sua newsletter e e-mail marketing. […]