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10 coisas a se fazer Antes de Enviar um E-mail para a sua Lista

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Se atualmente o e-mail marketing é uma importante engrenagem do seu negócio, então é essencial que você não vacile na hora de disparar um e-mail para os seus prospectos e clientes.

E é bem comum nos depararmos com e-mails “descuidados” por aí. E-mails com erros de digitação, de português, com variáveis desconfiguradas etc.

Isso acontece porque os empreendedores não cumprem certas regrinhas antes de enviar a mensagem para  a a sua lista.

E e-mails “descuidados” podem arruinar a sua reputação, prejudicando as suas vendas.

Se você faz parte deste grupo ou simplesmente quer se prevenir destes problemas na hora de disparar o seu e-mail, então tome nota das 10 coisas a se fazer antes de enviar um e-mail para a sua lista:

1) Escreva o Rascunho do E-mail em Tópicos
Use o bloco de notas ou um editor de texto qualquer para colocar os principais pontos que você pretende abordar em seu e-mail (saudação, gancho, história, mensagem principal, call to action

…).

2) Escreva o E-mail usando Frases Curtas
Baseado em seu rascunho por tópicos, você irá agora escrever o e-mail, do jeito que o seu leitor irá ler. Durante a construção do seu texto, preocupe-se em escrever frases curtas. Daqui a pouco você vai entender porque é importante ter um texto com frases curtas.

3) Faça a Primeira Revisão
Acabou de escrever o seu e-mail? Então é hora de fazer a primeira revisão. Aqui você vai buscar e corrigir possíveis erros de digitação, erros de gramática, ortografia, concordância…

4) Otimize os Parágrafos
Agora, você precisa tornar a leitura mais agradável aos olhos do seu leitor. E para isso você precisa usar a regra das 3 linhas, que consiste em quebrar o seu texto em pequenos parágrafos de no máximo 3 linhas. Isso deixa a leitura muito mais suave e agradável.

Essa otimização fica mais fácil quando você tem frases curtas ao longo do seu texto. Aí está a importância das frases curtas.

5) Revise de Novo
É comum alguns erros ficarem “invisíveis” em nossa primeira revisão. Além do mais, pode acontecer de novos erros aparecem depois que você terminar a otimização dos parágrafos.

6) Configure a Mensagem na sua Ferramenta de E-mail Marketing
Com o texto pronto, você pode fazer login na sua conta no Klickmail (ou no serviço de sua preferência) e fazer as configurações necessárias para preparar o envio para a sua lista. No Klickmail, essa configuração é bem simples e rápida.

7) Escolha o Assunto do E-mail
O assunto precisa ser interessante e chamativo, para justamente atrair a atenção do seu leitor e fazer que ele tenha vontade de abrir e ler a sua mensagem.

8) Defina qual Lista receberá a sua Mensagem
Se você tem mais de uma lista, você pode esbarrar nas seguintes opções: enviar a mensagem para apenas uma das listas, ou enviar para mais de uma lista.

Se você quer enviar para apenas uma das listas, então fique atento para marcar a lista certa. Depois que você envia o e-mail não tem mais como desfazer o envio!

Se você quer enviar para mais de uma lista, verifique se a mensagem está adequada para estas listas, pois se você tem mais de uma lista, então é provável existam interesses distintos em cada uma delas.

Então tome cuidado para não mandar uma mensagem para uma lista errada e não ser taxado como spammer.

9) Faça um Teste de Envio
Sempre faça um teste de envio ANTES de disparar a sua mensagem. Esse teste precisa ser feito para algum e-mail a qual você tenha acesso, para poder simular o recebimento do e-mail e ver se está tudo ok. O Klickmail possui o recurso de envio de teste.

10) Envie o E-mail num Horário adequado
Essa é uma dica que pode aumentar em pelo menos 16% a sua taxa de abertura de e-mails. Muitas pessoas não se ligam nisso, mas existe hora para mandar um e-mail.

E os melhores períodos para envio são no início da manhã (7h ás 9h) e início da noite (19h às 21h). Evite enviar e-mails nos finais de semana e feriados. Os resultados sempre são muito ruins.

Seguindo esse checklist, certamente seus e-mails ficarão melhores e te trarão mais resultados.

Se você gostou deste artigo ou se o seu checklist inclui mais itens, por favor compartilhe comigo usando o espaço de comentários aqui embaixo.

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73 comentários

  1. O Getresponse tem um recurso bastante interessante. Ele mostra uma prévia (imagem) do email em diversos provedores de email, como gmail, outlook ….

    Assim fica fácil saber como ficará seu email..

  2. Rafael,
    Bom dia.

    Ha muito tempo, venho investigando um boa maneira de enviar um bendito email, que faça o cliente, retornar desesperadamente.
    Já escrevi para o Candeloro da Venda Mais, para o Frazão, etc.
    Vou imprimir estes 10 conselhos e experimentar.
    Trabalho com imóveis. O retorno de meus emails é péssimo.

    Depois, envio resultados.

    Ivanor

  3. Quero agradecer de coração, pois, toda informação é supra importância para pessoas que realmente procura caminhos para trabalhar com a internet. Muito obrigado e fique com Deus.

  4. Realmente, como o dinheiro está na lista, temos que nos esmerarmos cada vez mais para enviarmos emails que sejam chamativos e agucem a curiosidades de nossos leitores.
    Boas dicas.

  5. Quando vi seu mail de hoje pensei, bolas. 10 coisas, nem tenho tempo de as ler, quanto mais de as fazer, este hoje vou passar…
    Depois fiquei com problemas de consciência… pois sou leitora assídua do seu blog e reabri o mail…

    Sabe que costumo fazer isso que você diz, só que aqui está mais organizado, claro. No último e-mail que enviei foi em cima da hora, e passei o passo do teste…

    Conclusão, tive maior percentagem de remoção de sempre na minha mini lista, 2%… e sei que foi porque não estava tudo ok…

    Rafaell, obrigada porque só hoje é que percebi que o problema foi esse…

    Tudo de bom, até próxima segunda 🙂

  6. Olá Rafael Cruz…

    Dicas excelentes. Por coincidência eu estava procurando informações sobre email marketing, e suas dicas serviram como uma luva.

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Abraço e sucesso.

  7. Parabéns pelo artigo Rafael ele está ótimo.
    Só queria saber de quanto em quanto tempo você costuma enviar seus e-mail para seus prospectos?

    • O padrão é enviar 1x por semana. Mas dependendo das novidades que apareçam, posso enviar até 4x por semana. Evito enviar mais que isso para não saturar a lista.

  8. Nerd. Bom dia. Muito obrigado por essas informações tão valiosas, não só para mim, mas também para milhares de pessoas no mundo. Parabéns e continue sempre com esse coração bondoso ajudando as pessoas.

  9. […] calcule o impacto que uma mensagem tua terá sobre a sua lista, quando você falar o que ela quer […]

  10. Muito interessante, Rafael.
    Essa lista de procedimentos tem uma importância muito grande, não só por indicar um caminho racional, para elaboração de emails, assim como – e eu destaco isso – por alertar para a necessidade do uso correto do Português.
    Quantos emails nos chegam com verdadeiras barbaridades, como por exemplo “poço”, quando seria “posso”.
    E assim por diante…
    E o que falar dos parágrafos sem pontuação, muitas vezes enormes, o que quase lhes tira o sentido. Ao redigir, a pessoa faz pausas mentais, mas não consegue aplicar no texto, provavelmente por não saber mesmo. Lastimável.
    O fato é que, imagino, quanto pior o texto, maior a descrença do leitor no que o redator pretende convencer.
    Abraço
    Jóbson de Barros

  11. Uma tarde abençoada a vc querido Rafael.

    Com certeza, o hábito de ler entre as pessoas já é precário, e se alguns que gostam de ler, se deparam com erros básicos, logo desistem da leitura,ficam insatisfeitos e muitos param de ler!!
    Então meus parabéns a você por ser impecável e compartilhar com todos nós!!

  12. Oi, Rafael

    Muito interessante o que vc falou , sobretudo sobre os horarios ….
    Pensei sempre em nao enviar emails nas primeiras horas como vc indica , p;ois a pessoas geralmenet tem varos emails acumulados e assim daria menoa atenção ao email.

    Vc testou isto ?? Fez um SPLIT test de horarios ou algo parecido ??

    Obg

    • Oi Adriano, sim testei. E o melhor horário é o da manhã. Justamente pelo motivo que você expos. As pessoas tiram a primeira hora do dia produtivo para ler seus e-mails. Depois começam a trabalhar e não olham mais para o seu inbox. Por isso os melhores resultados são os e-mails enviados entre 7h e 8h.

  13. Obrigada, as dicas forma muito úteis! Aprendendo a como me relacionar com a lista!! Tenho dificuldade em ligar o assunto de um email a outro…. fazer um encadeamento dos emails… estou indo.. na tentativa e erro!! rsrs

    • Oi Barbara, verdade. Não é algo fácil, mas existem técnicas que facilitam. Em breve falarei disso. Abraço!

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