Eu adoro o jogo de xadrez.
Certa vez, jogando contra um profissional deste jogo, eu iniciei de forma consistente. Tomei a iniciativa, fui pra cima e, até certa altura da partida, eu estava muito bem.
De repente o jogo virou contra mim. Fui perdendo espaços, minhas peças mais importantes começaram a perder a força de ataque e defesa. O meu adversário estava anulando meus pontos fortes. Resultado. Fiquei acuado e perdi a partida.
Ao final, ele percebeu que eu fiquei um pouco confuso com o resultado (não esperava perder daquela maneira), e aí ele me disse:
– Você perdeu porque você não tinha um plano de jogo.
E aí eu aprendi uma lição muito importante para a minha vida: Não tem como você esperar por uma conquista, se você não tem um ótimo plano estratégico para guiar seus moviment os.
E essa lição serve para qualquer coisa, até para negócios.
Não é a toa que cursos como o Fórmula de Lançamento, do Érico Rocha e o Atraia 10 mil Fãs no Facebook, da Academia Social são um sucesso absoluto na internet. Esses cursos ensinam um plano estratégico vencedor aos seus alunos.
É um plano vencedor porque funciona e traz resultados concretos. Basta ver as centenas de depoimentos dos alunos desses cursos.
Bom, uma vez entendido a lição que o colega enxadrista me deu, uma nova questão se apresentou na minha cabeça:
– Ok, e como se cria um plano estratégico, Rafael?
A partir dessa pergunta, eu fiz o que qualquer nerd faria em meu lugar: fui estudar.
Recorri a livros, e a cursos (como os acima citados). Percebi que existe uma “regra” geral para se ter um plano. E essa regra (vamos assim chamar essa descoberta rs) diz que, para você ter um plano, você precisa:
1) Saber QUEM você é;
2) Saber COM QUEM deseja se relacionar;
3) Saber O QUE você quer;
4) Saber AONDE você quer chegar;
5) Saber QUAIS opções você tem para chegar onde deseja;
6) Escolher QUAL opção é a melhor para a conquista do seu objetivo.
Como disse anteriormente, você pode adquirir um plano estratégico vencedor pronto e apenas colocá-lo em prática (dá menos trabalho e perde-se menos tempo. Vale o investimento, acredite…), como os planos oferecidos por cursos como o Fórmula de Lançamento ou o Atraia 10 mil Fãs no Facebook, ou investir algum tempo num trabalho mental para a construção de um plano estratégico do zero.
Só poderemos chamá-lo de vencedor quando você comprovar que ele realmente funciona mais de uma vez.
Para facilitar, vamos recorrer a um exemplo.
Imagine que o Manoel seja um universitário. Ele precisa de um plano para a sua futura carreira no mercado. Vamos usar a regrinha acima para ver o que descobrimos:
1) QUEM sou eu: um Graduando em Medicina
2) COM QUEM desejo me relacionar: Com pacientes
3) O QUE eu quero: Tornar-me médico
4) AONDE eu quero chegar: Chefe da Emergência do Hospital
5) QUAIS opções eu tenho para chegar onde desejo: 1: Terminar a faculdade, residência e buscar entrevistas de emprego no hospital da cidade; 2: Terminar a faculdade, residência e prestar concurso público para conseguir uma vaga num hospital.
6) QUAL opção é a melhor para a conquista do meu objetivo: A primeira opção, pois a segunda opção requer certa interferência política em cargos de chefia, e isso não dependerá de mim.
Obs: repare que no item 2 (COM QUEM desejo me relacionar), eu já eliminei uma opção para o Manoel. Ele poderia dizer que gostaria de se relacionar com alunos, e isso abriria uma nova opção de plano para ele, que seria a de seguir carreira acadêmica para se tornar um professor.
Isso, é o esboço de um plano estratégico. Manoel já sabe o que ele precisará fazer para chegar onde deseja.
As chances de sucesso aumentam quando você consegue ter uma visão geral (o que os americanos chamam de BIG PICTURE) do seu negócio/carreira.
E se você conseguir imprimir um sentido para o seu plano (algo que mexa com suas emoções), seu plano estratégico ficará ainda mais poderoso.
Por hoje é só.
O que você gostaria que eu abordasse no meu próximo artigo da Nerd Rico?
Deixe o seu comentário aqui embaixo. Ele me ajudará a definir o tema do próximo artigo.
Até mais!
8 comentários
Como sempre ótima percepção Rafael, boa dica.As vezes o simples plano pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso!!!abraços!
Excelente post Rafael. Para termos sucesso em qualquer coisa na vida, precisamos de um plano. Com certeza, aprender com quem ja fez e deu certo é muito fácil.
Boa Rafael… parece tão simples quando se termina de ler, mas faz toda a diferença: saber aonde se quer chegar se conhecendo! Ótimo post! Abraço e sucesso!
Muito bom! E quais são os próximos passos? após se ter um plano do seu negócio on line, como iniciar? Poderia nos relatar sobre isso? Abraço.
muito bom seu artigos. estou deixando de ser um ignorante digital
estou acompanhando vc e os demais que vc cita em seu artigos.
realmente tenho que começar do zero, estou com grave problema financeiro mas isto e passageiro…. brevemente estarei
comprando suas soluções por que vc e os demais passam confiabilidade e isto e bom . muito obrigado pelas informações e
tambem estou me relacionando quebrando as ignorancia e praticando. muito obrigado mesmo.
zenilton nunes;
florianopolis.
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