A contação de histórias é uma prática milenar (e poderosa!) para envolver pessoas na transmissão de uma mensagem.
Foi assim que o ser humano aprendeu a aprender. Ou seja, é como começamos a absorver e passar conhecimento adiante.
Mas o que é storytelling? Você sabe dizer?
É a arte de gerar relevância para um determinado assunto, tema, pessoa, serviço ou produto…
… fazendo uso desse conceito milenar de contarmos história uns aos outros.
Nesse artigo, além de mostrar para você o que é storytelling.
Vamos te mostrar como você pode usar algo aparentemente tão simples como uma forma de divulgação poderosa para a sua marca.
Quando entender o que é storytelling, com certeza você vai querer mergulhar de cabeça nesse universo.
E no final desse artigo você terá uma oportunidade imperdível de fazer um curso gratuito para aprender a usar essa estratégia.
Então mantenha sua atenção nas próximas linhas, e descubra!
A história da história
Muito embora você saiba o que é história, você sabe me responder a primeira pergunta deste artigo: você conhece a história da história?
Muito mais do que saber o que é storytelling, é fundamental que saibamos o que é história.
Afinal, o primeiro passo de quem trabalha com storytelling é entender muito sobre ela.
O termo história deriva-se das palavras “sabedoria” e “conhecimento”.
Ou seja, quem conta história detém determinado conhecimento, e com isso gera notoriedade ao que é transmitido.
Não há um registro específico da primeira história contada na humanidade.
E os relatos de conhecimento público caminham com a história da comunicação.
Homens das cavernas se comunicavam com pinturas rupestres.
Posteriormente surgiram os hieróglifos e a comunicação, tanto oral, quanto escrita, evoluiu com o tempo e chegou até o que é storytelling.
O que é storytelling?
Basicamente, storytelling é a prática de informar e vender uma ideia contando uma história.
Sabendo que o ser humano nasce instintivamente com a capacidade de prender-se a histórias, é possível para uma empresa ou marca utilizar-se disso para apresentar e vender o seu produto ou serviço.
A ideia central sobre o que é storytelling está justamente em fazer o seu público envolver-se na história.
Envolver-se de tal forma com ela que buscará fazer parte da mesma, e você o dará essa condição.
E é aí, na hora de fazer parte da história, que o storytelling trabalha com a principal arma de toda comunicação: a emoção.
O intuito é utilizar-se das palavras como matéria-prima para criar o gatilho emocional.
Gatilhos emocionais
Você sabe porque somos tão envolvidos por histórias?
Esse envolvimento dá-se justamente pelos gatilhos emocionais.
Nós, seres humanos, somos movidos por emoções, que vão além da nossa racionalidade.
Ou seja, dificilmente percebemos quando os gatilhos emocionais são ativados em nós.
E quando falamos sobre emoções, não estamos falando de um determinado sentimento…
… mas sim de nossa capacidade de nos despertarmos emocionalmente em diversas esferas: alegria, tristeza, raiva, humor etc.
Os gatilhos emocionais variam da pessoa que tem contato com a história.
O que significa que para uma empresa usar o storytelling como ferramenta de divulgação ela precisará conhecer muito bem o seu público-alvo.
Afinal, ela precisa saber como ativar a emoção certa para prendê-lo e levá-lo a uma ação.
Quando um bom storytelling leva o seu público a fazer algo, na prática, quer dizer que o trabalho foi um sucesso.
A audiência que recebe
A sua audiência é o público que irá ouvir ou ler a sua história.
O público é uma peça-chave para que você entenda o que é storytelling. É nele que você deve pensar o tempo inteiro.
Por isso que você precisa conhecer muito bem o seu público.
Primeiramente, a história a ser contada precisa gerar uma empatia com ele.
Quando você conhece o seu público na prática, saberá qual é o perfil predominante dele.
Por isso é importante saber analisar os feedbacks desse público.
E até mesmo usar as redes sociais para estreitar o relacionamento com o seu público e conhecê-lo bem.
A partir do momento em que você sabe o que chama a atenção do seu público, então você cria seu storytelling.
Isso vai trazer um primeiro impacto a ele. Aí, o próximo passo é pensar em como prender a atenção dele.
Muito embora o assunto gere uma empatia com o seu público, ela não vai se sustentar por muito tempo se você não o prender.
Só até aí, então, foram ativados dois gatilhos emocionais: da empatia e da atenção.
Mantendo o seu público envolvido com a história, a cartada final está no último gatilho: a chamada para a ação.
É aí que você vai depender muito do conhecimento do seu público.
A emoção que será despertada no decorrer até o desfecho da história é o que irá direcionar a ação do seu público.
O sucesso do storytelling
Você quer saber o que é storytelling na prática? Então leia romances e veja filmes.
Quando você começar colocar em prática as técnicas de storytelling em seus conteúdos, você vai começar antever as situações dos grandes filmes de heróis da Marvel e D.C, por exemplo.
Com dissemos antes, histórias mexem com emoções. E o cinema é uma indústria de sucesso que nos prende justamente nisso.
Agora, juntar o seu conhecimento empresarial com a capacidade de contar histórias envolvendo o seu público, não é perfeito?
Você vai mostrar à sua audiência quem ela é, num universo que ele ainda não notou que se encontra.
Vai mostrar uma série de problemas que o impedem de romper determinada fronteira…
… mas dará uma solução (que geralmente o seu produto ou serviço).
E no final, a sua audiência será impactada por uma emoção de colocar essa solução em prática o mais rápido possível.
Seja um grande contador de histórias
Agora, você deve estar empolgado para ver filmes e ler romances de formar a lhe ativar a habilidade de contar histórias, né?
Saiba que não é da noite para o dia que você se tornará um grande contador de histórias em prol a sua marca.
Essa habilidade exige atividades práticas constantes.
Basta saber quais são essas práticas para você começar a treinar.
Para te ajudar com isso, estamos disponibilizando um curso gratuito sobre storytelling.
Se você realmente ficou interessado no tema e acredita que essa estratégia tem tudo para gerar resultados para a sua marca, garanta logo a sua vaga neste curso.
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