Entender o conceito e como criar a persona e o público-alvo pode mudar definitivamente a forma como você se comunica com os seus clientes.
Eu costumo dizer que antes de qualquer forma de comunicação com seus leads ou leitores é preciso criar a persona e conhecer a sua persona.
A comunicação é a principal ferramenta para gerar relacionamento com os seus clientes, para criar conexão e vender mais.
Para criar uma comunicação clara e objetiva é preciso entender a diferença entre persona e público alvo.
A diferença entre um marketing que não gera resultados e o marketing que gera resultados está apenas no direcionamento.
O Marketing Direto são estratégias de marketing focadas em promover produtos ou serviços usando ações diretas para um público específico.
Existem duas formas de especificar o público, uma delas é definir quem é o público-alvo e a outra é a definição da persona.
Ambas as formas de definição são importantes para o seu negócio.
O que é público alvo?
Público-alvo é uma parcela da sociedade que consome os seus produtos e serviços.
Geralmente o público-alvo traz informações como:
Faixa etária:
Formação:
Localização:
Gênero:
Profissão:
Estado Cívil:
Hábitos de compra:
O público alvo fornece informações mais gerais e menos precisas do seu tipo de cliente ideal.
Grandes empresas hoje em dia no mercado vem buscando informações cada vez mais específicas em relação ao seu cliente ideal. Devido a isso o público-alvo tem caído em desuso como um direcionador para as ações de Marketing.
Quando usar o público-alvo?
Apesar de não ser tão usado hoje em dia, o público alvo não pode ser descartado em sua estratégia de Marketing. Através das informações obtidas do público-alvo você poderá ter um panorama geral sobre o seu cliente ideal.
Exemplos de público-alvo
Para ter uma visão geral sobre o que é o público-alvo aqui vai alguns exemplos:
- mulheres, de 40 a 60 anos, formação superior, renda anual entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, mães, casadas, moradoras do Estado de São Paulo que tem interesse em produtos de saúde natural.
- homens, de 30 a 50 anos, ensino superior, casados, com renda entre R$ 5000 a R$ 10.000 mensais, moradores do Rio de Janeiro, com interesses em investimentos em imóveis e renda variável.
- empresas de fabricação de peças para turbinas a gás, grande porte, situadas em todo o mundo.
Para descobrir o seu público alvo comece mapeando, dados demográficos, geográficos, sociais, econômicos, interesses, hábitos de compra.
Você também pode fazer pesquisas entre o seu público (se você já tiver uma base de cliente, se não tiver, aprenda aqui como criar uma lista altamente lucrativa.). Você pode enviar e convidar o público a preencher algum formulário com informações que vão te dar a direção para descobrir seu público-alvo.
Reúna todas as informações que defina seu público-alvo. Depois de feita a definição do seu público alvo ficará mais fácil descobrir o seu cliente ideal.
Descobrindo seu cliente ideal
Após esse apanhado de informações você já pode ter uma visão geral do seu público-alvo. Você terá uma noção razoável dos seus interesses e hábitos de consumo.
Partindo dessas informações já podemos ir para o pŕoximo passo, que é criar a sua persona.
O que é e como criar a persona?
A persona é a representação do seu cliente ideal. A persona é um perfil fictício que você pode criar a partir do seu público-alvo. O objetivo é que através da persona você obtenha informações mais detalhadas sobre seu cliente.
Depois de ter sua persona definida você pode criar uma comunicação que gere mais conexão e empatia com o seu cliente.
Ao criar a sua persona considere as seguintes informações:
- dê um nome para seu cliente fictício.
- conte uma história sobre a sua vida e rotina
- conte como seria o dia perfeito do seu cliente
- quais lugares, sites ele mais costuma comprar.
- quais são seus hobbies
- quais são os maiores problemas que ele busca resolver
- quais são suas ambições
Ao criar a persona você terá um direcionamento mais específico para você e sua equipe de trabalho.
As vantagens e benefícios de usar a persona são:
- comunicação mais eficaz
- melhores assuntos para abordar
- formato de conteúdo ideal para criar
- você pode “falar a mesma língua” do cliente
- melhor momento para oferecer um produto ou serviço
Diferente do público-alvo, a definição da persona pode te fazer economizar dinheiro em campanhas e estratégias de marketing.
Aqui vai alguns exemplos de persona
Aqui nós teremos informações mais completas e objetivas de algumas personas que definimos.
- Marília, é formada, especialista em linguagens de programação Java, C, JavaScript, C++, trabalha em uma grande empresa de tecnologia e é desenvolvedora de softwares. Ganha entre R$ 5000 e R$ 7000 por mês, tem interesse em investir em fundos imobiliários com uma pequena parte do seu salário. Costuma comprar livros de História na Amazon, é apaixonada por cultura Nerd, é fã de Star Wars e Naruto, acompanha canais no YouTube como Nerd Rico, Jovem Nerd, Nerdologia entre outros. Sua maior dificuldade é encontrar o melhor fundo de investimento para aplicar seu dinheiro. Mora em Belo Horizonte e é caseira e aos finais de semana fica em casa vendo filmes e seriados.
- Julia, tem 27 anos é empreendedora, tem o seu salão de beleza e estética, ganha entre R$ 15 e R$ 20.000 por mês, menos o salário dos seus 2 funcionários e as despesas com produtos para o salão. Julia gosta de séries como, Eu, a Patroa e as Crianças e Todo mundo odeia o Chris. Aos finais de semana costuma ir para o pagode com as amigas, é solteira e independente. Acessa sites como AliExpress, Ebay, Amazon e lê blogs de beleza e estética na internet. Mora na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Sua maior dificuldade é criar campanhas no Facebook ads para
divulgar os serviços do seu salão de beleza.
- Pedro tem 31 anos, acorda às 5:00 da manhã todos os dias, toma banho, toma café da manhã e lê por pelo menos duas horas por dia. Às 8h sai para o trabalho. Pedro é analista em uma corretora de investimentos. Sua maior dificuldade é falar com o cliente de forma que eles possam entender o mercado de economia e investimentos. Ao chegar no trabalho Pedro abre os principais sites de notícias do país. Pedro tem interesse em cavalos de corrida e aos fins de semana vai para a fazenda do pai no interior de São Paulo. É casado, pai, e já investe para o futuro dos dois filhos.
Como é possível perceber, há uma grande diferença entre a persona e o público-alvo do seu negócio.
Para criar a persona, a primeira coisa que você precisa saber é que a persona não deve ser baseada em achismos.
Apesar de ser uma representação fictícia, para criar a persona você deve ter como base dados reais dos seus clientes.
Esses dados podem ser levantados por meios de pesquisas com o seu público.
Para criar a persona você precisa de dados como:
- quais são as maiores dores e dificuldades que seu produto irá resolver?
- quais seus maiores medos?
- como sua persona lida com seus problemas?
- o que ela faz que não funciona?
- quais são seus hábitos na internet?
- que tipo de conteúdo ela consome na internet?
- quais os seus objetivos de vida?
- quais os seus sonhos?
- Como é o seu estilo de vida?
Depois de criar a persona, com esses dados em mãos você consegue criar uma comunicação mais efetiva que gera conexão e empatia com seu cliente.
Com a persona definida você poderá criar campanhas e estratégias de marketing mais assertivas e vender mais seus produtos e serviços.
Como você pode ver, criar a persona é uma das ferramentas de marketing mais poderosas que pode melhorar significativamente sua comunicação entre você o seu cliente.
Comece hoje mesmo a reunir informações e comece já a criar a persona do seu negócio.
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Que a Força Nerd Esteja com Você.
Um comentário
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