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Aprenda a Criar a Persona e Entenda a Diferença entre Persona e Público alvo

Entender o conceito e como criar a persona e o público-alvo pode mudar definitivamente a forma como você se comunica com os seus clientes.

Eu costumo dizer que antes de qualquer forma de comunicação com seus leads ou leitores é preciso criar a persona e conhecer a sua persona.

A comunicação é a principal ferramenta para gerar relacionamento com os seus clientes, para criar conexão e vender mais.

Para criar uma comunicação clara e objetiva é preciso entender a diferença entre persona e público alvo.

A diferença entre um marketing que não gera resultados e o marketing que gera resultados está apenas no direcionamento.

O Marketing Direto são estratégias de marketing focadas em promover produtos ou serviços usando ações diretas para um público específico.

Existem duas formas de especificar o público, uma delas é definir quem é o público-alvo e a outra é a definição da persona.

Ambas as formas de definição são importantes para o seu negócio.

O que é público alvo?

Público-alvo é uma parcela da sociedade que consome os seus produtos e serviços. 

Geralmente o público-alvo traz informações como:

Faixa etária:

Formação: 

Localização: 

Gênero: 

Profissão: 

Estado Cívil: 

Hábitos de compra: 

O público alvo fornece informações mais gerais e menos precisas do seu tipo de cliente ideal.

Grandes empresas hoje em dia no mercado vem buscando informações cada vez mais específicas em relação ao seu cliente ideal. Devido a isso o público-alvo tem caído em desuso como um direcionador para as ações de Marketing.

Quando usar o público-alvo?

Apesar de não ser tão usado hoje em dia, o público alvo não pode ser descartado em sua estratégia de Marketing. Através das informações obtidas do público-alvo você poderá ter um panorama geral sobre o seu cliente ideal.

Exemplos de público-alvo

Para ter uma visão geral sobre o que é o público-alvo aqui vai alguns exemplos:

  • mulheres, de 40 a 60 anos, formação superior, renda anual entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, mães, casadas, moradoras do Estado de São Paulo que tem interesse em produtos de saúde natural.
  • homens, de 30 a 50 anos, ensino superior, casados, com renda entre R$ 5000 a R$ 10.000 mensais, moradores do Rio de Janeiro, com interesses em investimentos em imóveis e renda variável.
  • empresas de fabricação de peças para turbinas a gás, grande porte, situadas em todo o mundo.

Para descobrir o seu público alvo comece mapeando, dados demográficos, geográficos, sociais,  econômicos, interesses, hábitos de compra.

Você também pode fazer pesquisas entre o seu público (se você já tiver uma base de cliente, se não tiver, aprenda aqui como criar uma lista altamente lucrativa.). Você pode enviar e convidar o público a preencher algum formulário com informações que vão te dar a direção para descobrir seu público-alvo.

Reúna todas as informações que defina seu público-alvo. Depois de feita a definição do seu público alvo ficará mais fácil descobrir o seu cliente ideal.

Descobrindo seu cliente ideal

Após esse apanhado de informações você já pode ter uma visão geral do seu público-alvo. Você terá uma noção razoável dos seus interesses e hábitos de consumo.

Partindo dessas informações já podemos ir para o pŕoximo passo, que é criar a sua persona.

O que é e como criar a persona?

A persona é a representação do seu cliente ideal. A persona é um perfil fictício que você pode criar a partir do seu público-alvo. O objetivo é que através da persona você obtenha informações mais detalhadas sobre seu cliente.

Depois de ter sua persona definida você pode criar uma comunicação que gere mais conexão e empatia com o seu cliente.

Ao criar a sua persona considere as seguintes informações:

  • dê um nome para seu cliente fictício.
  • conte uma história sobre a sua vida e rotina
  • conte como seria o dia perfeito do seu cliente
  • quais lugares, sites ele mais costuma comprar.
  • quais são seus hobbies
  • quais são os maiores problemas que ele busca resolver
  • quais são suas ambições

Ao criar a persona você terá um direcionamento mais específico para você e sua equipe de trabalho.

As vantagens e benefícios de usar a persona são:

  • comunicação mais eficaz
  • melhores assuntos para abordar
  • formato de conteúdo ideal para criar
  • você pode “falar a mesma língua” do cliente
  • melhor momento para oferecer um produto ou serviço

Diferente do público-alvo, a definição da persona pode te fazer economizar dinheiro em campanhas  e estratégias de marketing.

Aqui vai alguns exemplos de persona

Aqui nós teremos informações mais completas e objetivas de algumas personas que definimos.

  • Marília, é formada, especialista em linguagens de programação Java, C, JavaScript, C++, trabalha em uma grande empresa de tecnologia e é desenvolvedora de softwares. Ganha entre R$ 5000 e R$ 7000 por mês, tem interesse em investir em fundos imobiliários com uma pequena parte do seu salário. Costuma comprar livros de História na Amazon, é apaixonada por cultura Nerd, é fã de Star Wars e Naruto, acompanha canais no YouTube como Nerd Rico, Jovem Nerd, Nerdologia entre outros. Sua maior dificuldade é encontrar o melhor fundo de investimento para aplicar seu dinheiro. Mora em Belo Horizonte e é caseira e aos finais de semana fica em casa vendo filmes e seriados.
  • Julia, tem 27 anos é empreendedora, tem o seu salão de beleza e estética, ganha entre R$ 15 e R$ 20.000 por mês, menos o salário dos seus 2 funcionários e as despesas com produtos para o salão. Julia gosta de séries como, Eu, a Patroa e as Crianças e Todo mundo odeia o Chris. Aos finais de semana costuma ir para o pagode com as amigas, é solteira e independente. Acessa sites como AliExpress, Ebay, Amazon e lê blogs de beleza e estética na internet. Mora na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Sua maior dificuldade é criar campanhas no Facebook ads para 

divulgar os serviços do seu salão de beleza.

  • Pedro tem 31 anos, acorda às 5:00 da manhã todos os dias, toma banho, toma café da manhã e lê por pelo menos duas horas por dia. Às 8h sai para o trabalho. Pedro é analista em uma corretora de investimentos. Sua maior dificuldade é falar com o cliente de forma que eles possam entender o mercado de economia e investimentos. Ao chegar no trabalho Pedro abre os principais sites de notícias do país. Pedro tem interesse em cavalos de corrida e aos fins de semana vai para a fazenda do pai no interior de São Paulo. É casado, pai, e já investe para o futuro dos dois filhos.

Como é possível perceber, há uma grande diferença entre a persona e o público-alvo do seu negócio.

Para criar a persona, a primeira coisa que você precisa saber é que a persona não deve ser baseada em achismos.

Apesar de ser uma representação fictícia, para criar a persona você deve ter como base dados reais dos seus clientes.

Esses dados podem ser levantados por meios de pesquisas com o seu público.

Para criar a persona você precisa de dados como:

  • quais são as maiores dores e dificuldades que seu produto irá resolver?
  • quais seus maiores medos?
  • como sua persona lida com seus problemas?
  • o que ela faz que não funciona?
  • quais são seus hábitos na internet?
  • que tipo de conteúdo ela consome na internet?
  • quais os seus objetivos de vida?
  • quais os seus sonhos?
  • Como é o seu estilo de vida?

Depois de criar a persona, com esses dados em mãos você consegue criar uma comunicação mais efetiva que gera conexão e empatia com seu cliente.

Com a persona definida você poderá criar campanhas e estratégias de marketing mais assertivas e vender mais seus produtos e serviços.

Como você pode ver, criar a persona é uma das ferramentas de marketing mais poderosas que pode melhorar significativamente sua comunicação entre você o seu cliente. 

Comece hoje mesmo a reunir informações e comece já a criar a persona do seu negócio.

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