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Os 6 Estágios de Sucesso que Todo Empreendedor deveria Conhecer

6 Estágios do Sucesso

Eu percebo um certo desânimo em muitas das pessoas que me escrevem pedindo orientação.

E imagino que esse desânimo se dê pelos esforços que elas empregam para ter um sucesso que ainda está longe de ser alcançado.

Aí elas vêem um grupo de pessoas comemorando seus ótimos resultados e pensam:

Ah… bom pra ele. Mas eu tô aqui. Faço o mesmo que ele, mas não saio do lugar…

É o seu caso, caro leitor(a)?

Se for, então esse artigo foi escrito pensando justamente em você.

Ele vai te ajudar a esclarecer certos pontos que não ficam visíveis para todos. São os 6 estágios dos empreendedores de sucesso.

Esses 6 estágios são:

Acreditar, aprender, plano de ação, aliados, realização e avaliação do resultado

Todo mundo com sucesso passou por eles. Sem exceção.

E se você está empacado com o seu negócio, “pensando” que está fazendo tudo que esses caras fazem e mesmo assim os resultados não chegam, talvez você não conheça ou esteja negligenciando um destes 6 estágios.

Então, quer vir comigo nesta jornada e conhecer os 6 estágios que podem mudar hoje mesmo a sua atitude em relação ao seu negócio?

Nota: esses estágios não estão necessariamente em ordem cronológica. Ou seja, você pode estar em mais de um estágio simultaneamente ou em ordem diferente a da sequência abaixo.

Estágio #1 – Acreditar
A fé move o mundo. Se você não acredita em alguma coisa, você tem meta de da sua força de realização. E eu não estou falando de religião.

A fé é um recurso que transcende dogmas religiosos. É aquilo que você verdadeiramente acredita. E isso vale tanto para divindades quanto para valores, causas, cura, sucesso profissional, no seu potencial, no seu produto, nas suas habilidades etc.

Quer ver? Faça uma pausa de 1 minuto e pense em 3 coisas distintas:

1) Algo que você discorda
2) Algo que não faz diferença para você
3) Algo que você defende

Preste atenção aos pensamentos que acompanham cada uma dessas 3 coisas que você pensou.

Eu aposto o que você quiser, que foi exatamente isso que passou pela sua cabeça:

O que você discorda – predominância de pensamentos negativos sobre isso.
O que não faz diferença para você: predominância de pensamentos positivos sobre isso, porém nada conectado e tudo sem foco e sem inspiração.
O que você defende: alta carga emotiva. Animação só em pensar nisso, visão clara, objetiva e verdadeira de tudo que rodeia isso.

Sabe o que provoca essa mudança de vibração mental? A motivação construtiva. No primeiro caso, a sua motivação é destrutiva, ou seja, você quer destruir aquilo que você discorda. No segundo caso não existe motivação, afinal, tanto faz como tanto fez pra você. A indiferença predomina.

E no terceiro caso, o seu desejo verdadeiro é de realizar alguma coisa. Fazer aquilo que você realmente acredita. É o seu porque. O seu Dharma (o sentido da vida, para os espiritualistas), o seu destino, enfim, como quiser chamar. É aquilo que te move. Que te faz sair do lugar. É a motivação construtiva. Que é um braço da fé.

Uma vez encontrado o seu porque, chegou a hora de partir para o estágio 2.

Livro para Empreendedores

Estágio #2 – Aprender
Quando a gente nasce, a nossa memória vem praticamente zerada e formatada. Não sabemos muitas coisas. Por isso precisamos aprender para poder viver no mundo dos adultos.

Considerando que você não seja um alien, um cylon* ou qualquer espécie não-humana de vida, então você é como eu. E precisa aprender algumas coisas antes de sair por aí fazendo o que você acredita.

Esse aprendizado vai te munir de conhecimento para fazer o que precisa ser feito, minimizando os riscos de um fracasso. Eu disse MINIMIZANDO.

O problema é que muita gente (muita mesmo) entra neste estágio e por lá fica. Nunca mais sai. Passa o resto da sua vida estudando, estudando, descobrindo coisas novas se estudando mais um pouco.

Sabe o que acontece com essas pessoas?

Elas não tem resultados. Só conhecimento acumulado.

Talvez seja falta de coragem ou de um empurrão amigo, mas o fato é que essas pessoas SEMPRE tem desculpas muito bem elaboradas para justificarem a sua permanência no estágio de aprendizado.

E a dica para não cair nesta armadilha é você aprender algo novo e colocar em prática, imediatamente, pelo menos 25% do que aprendeu. Respeitando o seu plano de ação (assunto do tópico seguinte).

Independente de achar que você não esteja pronto ou que não está seguro se vai dar certo. Simplesmente vai lá e faz alguma coisa.

Estágio #3 – Plano de Ação
Aqui a gente se depara com 2 tipos de empreendedores: aquele que tem horror a qualquer coisa que necessite de planejamento e o que NUNCA finaliza seus planos.

No primeiro caso, essa pessoa sai fazendo de qualquer jeito. Ela aprende algo novo e já quer colocar a mão na massa, sem antes fazer um suave planejamento dos seus passos.

O segundo caso é justamente o extremo oposto do primeiro. A pessoa fica tão preocupada em planejar todos os detalhes, da forma mais perfeita possível que, no fim das contas, o seu planejamento nunca é finalizado, afinal, nunca está bom o suficiente para ela.

A questão aqui é: um planejamento das suas ações é importante, mas sem preciosismo.

O plano de ação é a ponte, sinalizada e organizada, que fará a ligação entre o que você aprendeu e a realização das tarefas necessárias dentro do seu negócio para que se tenha algum resultado.

E dentro do seu plano de ação devem constar, pelo menos, os seguintes elementos:

– Objetivo da sua missão
– Prazo final para concluir a missão
– Tarefas
– Prazo para cada Tarefa
– Pessoas envolvidas

Não é para você fazer disso um livro. Esses elementos podem estar anotados na sua agenda, no seu caderno de anotações, no seu bloco de notas do computador, num aplicativo de gestão de tarefas (aliás, é o que eu recomendo).

Cara, vou te falar, esse artigo ficou maior do que eu esperava. E pra não ficar cansativo para você, eu estou decidindo agora (durante a primeira revisão), em dividí-lo em duas partes.

Sendo assim, os outros 3 estágios eu publicarei na próxima segunda-feira, ok?

Se você gostou do que leu até aqui, por favor deixe um comentário aqui embaixo. Sua opinião é importante para eu saber se estou no caminho certo ou se preciso mudar algo.

* categoria de robôs criados por humanos no universo da série Battlestar Gallactica 

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29 comentários

  1. Sou um daqueles que está estudando, mas já comprei alguns cursos. A bem da verdade mesmo, achei muito relevante o tema proposto aqui, pois eu mesmo ainda estou cheio de dúvidas a respeito de como devo iniciar meu projeto. Só sei que é na linha do marketing de afiliados, pelo menos inicialmente. Esse vídeo, poso afirmar, foi de grande ajuda. Parabéns!

  2. boa nerd mas estou tomando as precauções necessárias para o caso tenho as ferramentas mas não os aplico ainda por questão de dim dim mas meu bom deus vai me ajudar nesta caminhada falta pouco

  3. E, por falar em fé, existe esta definição; “fé é a certeza do que se espera e a convicção daquilo que não se vê”.

    Excelente e lúcido material. Didático e necessário. Parabéns. Aguardo o da próxima segunda-feira.

  4. Já tem algum tempo que acompanho seu trabalho e o que vejo é um aprimoramento contínuo.
    Melhor do que este artigo só se for a continuação dele, pois está simplesmente fantástico, Parabéns!
    GXavier

  5. Muito bom, já de inicio dá pra perceber claramente que você analisou a fundo o assunto e verdadeiramente está chamando o empreendedor a analisar seu negocio e achar as falhas que atrasam seu sucesso.

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