“Oi lindos e lindas, meninos e meninas. Tudo bem com vocês?”
Se você leu essas frases de um jeito peculiar, que a gente sabe qual é, você, com certeza, conhece alguns digitais influencers.
Com a massificação da internet nos dias atuais, muitas pessoas utilizaram-se dela para ganharem fama e, por tabela, tornaram-se digitais influencers.
O que coloca o digital influencer numa condição à parte da fama, simplesmente é a forma com que a internet instituiu relevância social à essas pessoas.
Em um passado não tão distante o influenciador digital era o ator da novela ou apresentador da televisão.
A sua forma de passar relevância para determinado produto ou ação que interferisse de forma social era participar de alguma campanha publicitária:
- propagandas de TV
- rádio
- banners
- outdoors etc
Hoje em dia, o digital influencer pode gerar essa relevância a ações e marcas por meio de apenas um clique, e de forma totalmente orgânica.
Ou seja, nem todo famoso é um digital influencer, mas todo digital influencer é uma pessoa famosa.
Ok, tudo bem, mas você pode estar pensando que só existem meia dúzia de digital influencer. Tais como:
- Whindersson Nunes
- Felipe Castanhari
- Natália Arcuri
- Gabriela Pugliesi
- PC Siqueira, enfim…
Mas é aí que você se engana, pequeno gafanhoto, o digital influencer pode ser você.
E para isso, basta você ter uma mentalidade de nerd rico.
Nerd rico? Sim! Você não sabe o que é!? Acompanhe todo o artigo que no final eu tenho certeza que você vai entender direitinho.
Como o conceito digital influencer surgiu…
Lembra quando falamos que a forma das pessoas famosas criarem a sua relevância social antes da internet era com campanhas publicitárias?
Então, o conceito digital influencer apenas aproveitou as facilidades da internet para alavancar isso.
Hoje, ela gera uma difusão maior das figuras públicas para empresas e marcas.
Ok, não ficou muito claro, né!? Vamos dar alguns exemplos.
Lá para 2010, o Orkut estava bombando e os primeiros youtubers começaram a fazer sucesso na plataforma.
Hoje, por exemplo, o PC Siqueira que começou a postar vídeos nessa época possui mais de 10 horas de conteúdo publicado e 2,3 milhões de inscritos.
Ele tornou-se um precursor do conceito digital influencer no Brasil, que sobreviveu por um longo tempo e faz sucesso por aqui.
E essa relevância social das pessoas que usaram da internet para publicar conteúdos só cresceu daí por diante.
Grandes nomes de diversos segmentos surgiram
E as marcas, que não são bobas nem nada, aproveitaram-se dessa oportunidade para gerar parcerias com elas.
Por serem figuras de influência digital (por isso digital influencer, sacou!?), mas marcas resolver apostar nelas.
Tá aí a grande diferença entre as campanhas anteriores e a era digital influencer.
Para que os famosos na era pré-internet fossem socialmente relevantes, eles precisavam que as campanhas nos veículos de comunicação de massa mais influentes à época emplacassem.
Contudo, ainda nesses casos, o conteúdo não era perene e caía facilmente em esquecimento após algum tempo.
Com o conceito digital influencer, esses influenciadores utilizam-se da sua influência social de forma orgânica, sem cara de propaganda, sabe?!
Vídeos onde o influenciador digital utiliza o produto em seu cotidiano em suas redes sociais é um exemplo disso.
É uma situação onde as empresas são favorecidas de forma orgânica apenas por um comportamento do digital influencer.
E com isso, o alcance da relevância torna-se muito maior do que em qualquer outra era.
Ferramentas utilizadas pelo digital influencer
As redes sociais estão a cada dia mais em voga.
No início da era digital influencer, o YouTube era a plataforma que os abrigava em predominância.
Como funcionava?
O digital influencer:
- postava os seus conteúdos em vídeo em seu canal no YouTube
- Ganhava relevância social
- As pessoas que o seguiam também passavam o acompanhar, à época, no Orkut, Fotolog, enfim, as redes sociais daquele momento.
Hoje em dia, o YouTube segue firme e forte como uma plataforma para postagem de conteúdos audiovisuais…
Mas agora o Facebook, o Twitter e o Instagram, embora migre seguidores do YouTube, passaram a ser, também, plataformas de geração de conteúdos.
E isso está fazendo com que alguns digitais influencers nascessem dessas plataformas.
Digitais influencers e nichos de mercado
Vai muito do conteúdo que o digital influencer posta e do público que ele alcança.
As empresas procuram fazer parcerias com digitais influencers que têm a cara da sua marca.
Por exemplo, uma loja de brinquedos quer um digital influencer que trabalhe com conteúdos infantis para falar sobre os seus produtos.
Já uma loja de suplementos esportivos precisa de uma digital influencer como a Gabriela Pugliesi, que fala sobre saúde e bem-estar, por exemplo.
Digital influencer e a sua influência nas marcas
O YouPix é uma plataforma criada justamente para discutir a cultura da internet.
Ela, em conjunto com a GfK e a AirStrip, realizou uma pesquisa em 2017 que divulgou que os digitais influencers são responsáveis por 7,2 bilhões de interações.
A forma que a internet dá impressão de se estar “perto” do influenciador digital, algo que os demais veículos de comunicação e entretenimento não faziam, gera uma proximidade muito maior entre ele e o público.
Logo, há o aumento de empatia e um interesse em tomar atitudes semelhantes, entre elas, a utilização das marcas recomendadas pelo digital influencer.
Lados positivos e negativos de ser um digital influencer
Positivos
- Liberdade de agenda;
- Liberdade em publicar o que quer;
- Acessos a grandes eventos e experiências.
Negativos
- Pouco tempo;
- Falta de privacidade;
- Possibilidade de calotes;
- Críticos ofensivos (haters).
Quanto ganha um digital influencer
Essa é a pergunta que não quer calar.
Mas antes dessa pergunta ser respondida, é importante que falemos sobre as possibilidades que um digital influencer tem de ganhar dinheiro.
Você sabia?
Embora o YouTube, o Facebook e o Instagram deem possibilidade de ganho por meio da produção de conteúdo nas plataformas, não são elas a maior fonte de lucro de um digital influencer?
Olha só as outras formas que os digitais influencer podem lucrar em cima da produção dos seus conteúdos:
- Palestras;
- Posts patrocinados;
- Cursos online;
- Participação em eventos;
- Anúncios;
- Programas de afiliados.
Além das empresas verem no digital influencer um meio de usar a sua influência no canal digital, elas estão utilizando os digitais influencers como figura social.
Como em propagandas em TV, banners, outdoor, rádio, como os artistas pré-internet já faziam para gerar relevância social.
Agora, respondendo a tal pergunta que não quer calar, vamos usar uma pesquisa encomendada pela Época Negócios.
No Brasil, um grande digital influencer ganha cerca de 50 a 150 mil Reais com campanhas no Youtube, de acordo com a pesquisa.
Ainda segundo a Época Negócios, um digital influencer de menor audiência recebe uma média 1 a 5 mil reais por campanha na plataforma.
Além disso, uma pesquisa encomendada pela Forbes trouxe uma média do valor que grandes digitais influencers podem ganhar em outras plataformas, como o Facebook e Instagram: cerca de 340 mil dólares.
Isso é o que eles recebem só pelas plataformas. Ainda existem as outras fontes de renda que citamos anteriormente.
O nerd rico e o digital influencer
Lembra do nerd rico que falamos lá em cima?
Então, você vai ver como ele e o digital influencer conversam entre si.
O nerd sempre tem algum tipo de conhecimento para produzir e transmitir conteúdo.
E o nerd rico sabe capitalizar em cima desse conhecimento.
Uma das grandes formas do nerd rico viver de acordo com o seu conhecimento é ser um digital influencer.
Ter uma boa oratória, didática e cativar o seu público de acordo com o que você tem a transmitir é fundamental para que você seja um bom digital influencer.
Se você chegou até a esse ponto do texto, você, com certeza, já tem um pouco das duas mentalidades, do nerd rico e do digital influencer.
E pensando em você, estamos com uma lista vip, apenas de pessoas que possuem essa mentalidade.
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