Se você acabou de comprar e não sabe como usar o Klickmail para segmentar sua lista, então este tutorial é pra você.
Conforme vimos no artigo passado, o sistema de tags é o recurso mais avançado para criar segmentação da lista de emails.
Com ele podemos criar mensagens super específicas, focadas no real interesse das pessoas. O que, certamente, favorece e muito o aumento das conversões de vendas.
E agora que você já entendeu o que é o sistema de tags e como ele funciona, vamos ver neste artigo como usar o Klickmail para criar mensagens super segmentadas.
Dividi este tutorial em 3 situações muito comuns no dia a dia de um empreendedor digital. E para cada uma dessas situações, tem um passo a passo de como configurar tudo no Klickmail. Vamos lá?
1. QUANDO O CONTATO SE INTERESSA POR UM ASSUNTO ESPECÍFICO
Digamos que você venda óculos escuros de diversas marcas. Com o tempo, você identificou que um grupo segmentado de clientes tem interesse em óculos Rayban.
Você quer aproveitar esse interesse para oferecer ofertas de óculos Rayban
para estes contatos e ter mais chances de vendas, certo?Para que você consiga atingir este objetivo, você vai precisar:
- Rastrear um link que leve a ofertas de óculos Rayban;
- Disparar um e-mail de relacionamento contendo este link;
- Configurar uma sequência de e-mails exclusiva para quem clicou no link rastreado. Oferecendo incentivos para a compra (benefícios, bônus, provas sociais…) ou até mesmo melhores condições para compra (promoções, garantia…).
Dentro do Klickmail, o recurso que você usa para rastrear um link é chamado de LINK INTELIGENTE. Você precisa criar um link inteligente para que o Klickmail possa rastreá-lo.
Siga os passos abaixo das imagens para criar um link inteligente:
Para disparar mensagens automáticas exclusivas para quem clicou no link rastreado:
Tudo o que você precisa fazer é definir a tag deste link na hora de configurar o disparo do seu e-mail, que é feito na tela abaixo:
2. QUANDO O CONTATO NÃO ABRE O SEU E-MAIL
Um dos macetes que muitos empreendedores usam para aumentar a sua taxa de abertura de mensagens, é fazer o reenvio do e-mail disparado horas depois ou no dia seguinte.
Alguns usam até mesmo uma artimanha de colocar o “Re:” no assunto da mensagem, para dar a entender que é uma resposta dele para você.
Particularmente eu não gosto dessa técnica simplesmente porque se trata de uma enganação. Ele não está te respondendo coisa alguma. Está apenas te reenviando uma mensagem que você não viu.
Caso você insista em usar esta técnica, eu recomendo que você seja muito habilidoso com as suas palavras. Saiba usar sabiamente a técnica do “Re:”. Por isso não recomendo para iniciantes.
Enfim, voltando a ideia original. Para você conseguir enviar uma mensagem segmentada específica para quem não abriu uma de suas campanhas, você precisa:
- Enviar um e-mail (campanha ou automático, tanto faz)
- Criar um novo disparo (campanha ou automático, tanto faz). E selecionar TODOS que receberam a mensagem e EXCLUINDO TODOS que abriram a mensagem
Se você limita um disparo a todos que receberam um e-mail, mas exclui todos que abriram ele, quem sobra?
Quem recebeu o e-mail e não o abriu.
Dentro do Klickmail, essa configuração é feita assim:
A tag verde é o que estamos incluindo no disparo e a tag vermelha é o que estamos excluindo.
3. QUANDO O CONTATO NÃO CLICA NO LINK QUE VOCÊ ENVIOU
O princípio é o mesmo da explicação anterior. A diferença é que agora estamos falando de cliques e não de aberturas. Ficaria assim no Klickmail:
Estas são apenas algumas das maneiras de como usar o Klickmail para criar super segmentações baseadas no interesse e comportamento dos seus contatos.
Como usar o KlickMail para Melhorar suas Conversões
Caso você esteja interessado em aprender as funcionalidades do Klickmail de forma que consiga criar passo a passo estas segmentações…
… eu te recomendo que conheça o meu treinamento KlickMail Express.
Este treinamento é composto de 13 tutoriais simples e passo a passo, que mostra o funcionamento dos recursos essenciais do Klickmail. Para que você possa configurar o seu autoresponder de forma que ele trabalhe automaticamente para você.
Inclusive, dentro do treinamento você encontrará explicações mais detalhadas para as segmentações acima e para outros tipos de segmentação, como para:
Quando o contato chega até a página de vendas, mas não compra;
Quando o contato vira cliente.
E muito mais!
O treinamento faz parte do DigFlix, meu QG do Empreendedor Digital. E está acessível a todos os membros desta comunidade.
Caso queira conhecer o DigFlix e saber o que mais você vai ter ganhar ao participar da minha comunidade, então visite a página oficial do DigFlix para saber mais detalhes.
Enquanto isso, adoraria ouvir o que você achou deste tutorial. Compartilhe seus comentários comigo e com a nossa comunidade pelo formulário abaixo.
8 comentários
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Texto muito elucidativo e interessante.
No entanto não utilizo o klick.
Adquiri o LeadLovers
Então esse curso não serve pra você, Roseli. Ele é voltado para o Klickmail.
Tudo isso e mais facil quando voce segmentar a sua lista e se concentrar nos interesses de um segmento especifico. Segmentacao de e-mail ajuda voce a descobrir um potencial inexplorado em sua lista e tirar proveito dela.
[…] Aprenda a Segmentar Emails com o KlickMail […]
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Olá! Será que consegue me ajudar, por favor… Adquiri o Klickmail, mas me decepcionei porque pelo o que entendi e pesquisei não consigo integrar as páginas feitas no meu site do WordPress com ele. Acho que só as páginas do Klickpages integram com o WordPress , correto? Eu queria o contrário: páginas no WP e e-mail mkt no Klickmail…
Oi Larissa, tudo bem? Olha, normalmente os autoresponders tem a ferramenta de FORMULÄRIO, ou seja, você gera um formulário padrão dentro dela e ela te passa um código. Com esse código você consegue inserir dentro do seu WordPress. Quando eu usava o KlickMail (há alguns anos) eu lembro que dava pra fazer isso. Se não mudou, entoa você consegue sim integrar seu WP com o KlickMail