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Como Criar Lista de Email: 5 Dicas para sua Página de Captura

criar lista de email

Se você está começando um negócio na internet, é muito importante que você crie uma página de captura. Mas o que essa página tem a ver com as suas vendas? Simples:

A página de captura é criada com o objetivo de coletar mais informações sobre os possíveis consumidores do seu produto ou serviço, assim você consegue criar lista de email com pessoas que realmente têm algum interesse no que você oferece. 

A lista de email é a parte principal dessa página e o ponto chave para determinar o sucesso da sua estratégia de marketing digital e do seu negócio online.

É a partir desses contatos, que chamamos de leads (contatos qualificados), que você consegue montar ações e, finalmente, vender seus produtos ou serviços no mundo digital.

E aí? Quer saber como criar lista de email para começar a ganhar dinheiro? Ou   já tem um negócio digital, quer aumentar a conversão de leads da sua página de captura e não sabe mais o que fazer?

Então você está no lugar certo! Porque hoje eu vou te dar 5 dicas valiosas para construir uma página de captura irresistível, que será a porta de entrada para conquistar novos leads.

Mas antes, vamos falar rapidamente sobre a lista de emails!

Criar Lista de Email Pode Salvar seu Negócio

Muitas pessoas se empolgam com a internet e com os sucessos passageiros, e com isso acabam apostando todas as suas fichas naquele canal no Youtube que está bombando, ou naquele perfil do Instagram que está explodindo de seguidores.

Claro, você tem que estar no mesmo lugar que seu público, então não está errado em seguir essas tendências. Mas o problema é outro…

Infelizmente, o que essas pessoas não sabem (ou esquecem) é que elas não possuem controle algum sobre a audiência que esses canais obtêm.

Ou seja, se o Youtube ou o Facebook (dono do Instagram) resolverem mudar as regras e os algoritmos de uma hora pra outra, você pode perder grande parte ou toda a sua audiência da noite para o dia.

E acredite, isso já aconteceu com diversos influenciadores digitais e youtubers (até mesmo com o Ícaro de Carvalho – mais de uma vez inclusive). De forma prática, isso acontece porque: 

Você está construindo um negócio dentro do terreno dos outros!

Você provavelmente deve estar pensando agora “tá bom, mas o que tudo isso tem a ver com a tal lista de emails?”. Pois bem, ter uma lista de email no seu negócio na internet é a única forma que pode te garantir ter 100% do controle da sua audiência.

Aconteça o que acontecer, você SEMPRE terá como contatar seus leads por email para passar sua comunicação. Uma lista de email não depende da entrega do algoritmo (como acontece no Instagram, por exemplo), depende apenas da sua persuasão.

Dito isso, a dica ZERO deste artigo, e a primordial para qualquer empreendedor digital, é a seguinte: Aprenda a criar lista de email o mais rápido possível.

Se você ainda está com o pé atrás, então aqui vai: da faixa etária adulta online, quase 100% deles possui uma conta de email ativa, afinal que pessoa que usa a internet e não possui um email? E não consigo lembrar de ninguém.

Vai por mim, apostar na lista de email como principal meio de comunicação com seus leads e clientes é o que vai fazer a grande diferença para garantir que a roda gire e faça com que a sua carteira fique cheia.

É importante ressaltar também que não basta criar lista de email de forma qualquer.

Você precisa ter uma promessa clara na página de captura para que o público realmente interessado preencha os dados. Do contrário, você pode atrair o que chamamos de “público desqualificado”, que é aquele que não vai comprar o seu produto e nem se conecta com ele.

É sobre isso que vou falar agora.

Aumentando a Performance da sua Página de Captura

A Página de Captura tem como intuito conseguir o email do visitante do seu artigo em troca de algo que ele queira. Vamos supor, por exemplo, que você quer vender um treinamento de empreendedorismo feminino…

Antes de tentar vender para essa pessoa, você tem que gerar valor; ela precisa ver que vale a pena investir e que é disso que ela precisa. A melhor maneira de fazer isso é dando uma amostra gratuita do conteúdo.

Para isso, você pode fazer 4 dias de evento gratuito, ensinando o básico, mas que realmente transforma a vida da empreendedora. 

Só que, para receber o link do convite do treinamento, ela precisa deixar o email, nome e telefone; assim, ela recebe o acesso no dia do evento, pode ver o conteúdo gratuito transformador e você pode usar os dados para ofertar o produto completo pago.

Então, sim, essa é uma das ferramentas fundamentais no marketing online, já que é aqui que você vai construir sua audiência. Mas, como qualquer outro instrumento, ele precisa ser feito da maneira certa para gerar bons resultados.

Para isso, é importante que você conheça alguns fatores que são determinantes na hora de transformar visitantes em leads -> leads em clientes.

Veja agora as 5 dicas que, em toda a minha jornada como empreendedor, sempre aumentaram minhas conversões de leads, criando uma lista cada vez mais qualificada de emails e, assim, gerando mais vendas.

1 – Uma Poderosa Headline

A primeira coisa que o seu visitante vai bater os olhos é a chamada principal, ou título, que chamamos de HEADLINE.

Quanto mais magnética for essa chamada, mais atenção e interesse você terá do visitante.

Isso porque, engajar o usuário logo “de cara” é o que vai motivá-lo a continuar navegando na sua página.

Para isso, deixe sua ideia posta de forma clara e persuasiva, desperte o interesse dos visitantes daquela página. Caso isso não aconteça, as chances deles abandonarem o seu post são grandes.

Aqui vai uma fórmulazinha simples e prática que gosto de passar para meus clientes e parceiros:

Resultado ideal + período de tempo + quebra de objeção
Ex.: Fique fluente em Inglês em 8 semanas sem precisar pisar numa escola de idiomas

Desse jeito, você cria um título bem atrativo, que resume sua oferta de forma simples e objetiva.

Um dos melhores métodos para criar um título atrativo é usar esses pilares:

  • Ultra Específico
  • Urgente
  • Único
  • Útil

2 – Cadastro em 2 Passos

Em todos os meus testes e de outros profissionais da área, concluímos que aumentamos em pelo menos 20% a conversão de uma página quando usamos um cadastro do tipo “2 passos”, ou seja, o formulário não fica visível na página em que o visitante está.

No lugar dele, temos apenas um botão que, quando clicado, abre um modal com o formulário.

Isso acontece porque, a ação de clicar num botão que confirma que você quer alguma coisa cria o gatilho do micro comprometimento na pessoa.

Ou seja, agora ela está se comprometendo que ela realmente quer aquilo que você está oferecendo. Dessa forma, ela toma uma ação consciente e não mais automática de cadastro.

Pode parecer complexo, mas na verdade é fácil, considerando que agora temos construtores poderosos que te ajudam com templates praticamente prontos.

Se seu produto está na Hotmart, existe o Klickpages. Se está na Eduzz, tem o Orbit Pages. Além desses, existe também o ActiveCampaign, que pode ser integrado a todos.

Essas são as que eu considero como melhores ferramentas de construção de páginas atualmente.

3 – Crie um Call to Action poderoso

O CTA ou Call to Action (“Chamada Para Ação” em Português) é outro passo fundamental para a construção de uma landing page de qualidade. 

Ele descreve exatamente o que ocorrerá após o preenchimento do formulário, gera urgência e apresenta os benefícios que o visitante terá ao completar aquela tarefa. 

Desse modo, seu futuro cliente não vai querer desistir ou adiar o preenchimento do formulário. 

Por isso, o CTA deve conter instruções de ação diretas e claras. O usuário deve entender na hora o que ele deve fazer.

Uma dica muito boa para um Call to Action poderoso é fazer testes de diferentes mensagens de CTA para saber qual delas converte melhor.

Aqui vão algumas ferramentas que você pode utilizar para fazer esses testes:

  • Optimizely – É a ferramenta de testes multivariados e A/B, a mais conhecida no mundo atualmente. Essa plataforma torna bastante simples executar os testes e medir os resultados. O bom é que não é necessário saber sobre programação para utilizá-la. É realmente bem simples, basta pôr um código Javascript em seu site.
  • Visual Website Optimizer – É outra plataforma bem famosa e utilizada por diversas marcas para executar testes A/B  em seus sites, aplicativos e produtos. É bem parecida com a Optimizely, mas ligeiramente mais barata. Também é bem fácil de usar, vale a pena testar.
  • Google Analytics Content Experiments – É uma ferramenta do Google, um pouco mais complexa do que as anteriores. Mas a parte boa é que ela é gratuita e dá pra medir os resultados de seus experimentos direto pelo Google Analytics.

Tenha a certeza que sua Página de Captura terá um bom CTA para conseguir fazer com que os visitantes de tornem leads. Assim, você pode criar lista de email qualificada e aumentar suas vendas.

4 – Disponibilize um material atraente a seus visitantes 

O passo que vou te mostrar agora é sobre definir qual incentivo vai fazer com que o visitante preencha o seu formulário e compartilhe as informações dele com você.

A dica é: ofereça materiais gratuitos e atraentes, sempre que possível, como por exemplo um material rico em informações, que o ajude a solucionar uma dúvida ou problema relacionado ao seu nicho. 

Isso ajudará a aumentar sua taxa de conversão, já que o visitante vai receber algo de valor e vai se sentir impelido a retribuir de alguma maneira.

Você pode oferecer materiais como estes:

Aperitivos de conteúdos

Se você vende, por exemplo, um ebook ou videoaula, é uma ótima ideia disponibilizar algum ou alguns capítulos, umas prévias. Assim, a pessoa que preencher o formulário terá a chance de experimentar uma espécie de degustação, chamada também de free trial. 

A intenção dessa estratégia é impressionar seu lead pela qualidade de seu produto e consequentemente gerar mais vendas.

Dentro da própria plataforma de infoproduto, você consegue liberar essa oferta. Assim, seu cliente consegue acessar por alguns dias e, após o período de teste, é cobrado automaticamente pelo serviço.

Newsletters

Outra boa ideia é criar uma newsletter, que funcionará como um canal direto com seus potenciais clientes.

Nela, devem conter dicas e conteúdos interessantes sobre o assunto que são de interesse dos seus clientes. A newsletter deve ter uma frequência bem definida – pode ser mensal, semestral, semanal…

Essa é uma estratégia que eu acho genial, pois irá promover o que chamamos de nutrição de leads. 

Isso quer dizer que, conforme você envia o material aos seus prospects, mais informados eles ficam a respeito do assunto que seu negócio aborda; logo, eles também ficam mais propensos a comprar seus produtos ou serviços.

5 – Download

As pessoas possuem uma compulsão por baixar coisas da internet. Para elas, existe a sensação de que vão perder algo (o conteúdo do download) e nunca mais terão acesso caso não façam o download naquele momento.

Por conta disso, sempre, em todos os meus testes, em que eu coloco as palavras DOWNLOAD, BAIXAR, BAIXE AGORA ou algo do gênero, minha conversão dispara.

Então, uma boa estratégia é colocar alguma destas palavras chaves no CTA da página – e você pode até usar essa mesma estratégia para quem já é seu lead e está na sua lista. 

Por exemplo: “Faça o Download de tudo o que eu sei”

Eu aposto que você dobrará a sua taxa de abertura e clique, isso, desde que você realmente tenha algo a oferecer para download na sua lista, é claro.

Além destas coisas, é possível que você tenha outra preocupação…

Ok, e como eu crio páginas de capturas bonitas e com esses elementos de conversão?

Para responder essa pergunta, eu trouxe estas 3 opções:

1) Contratar alguém que faça pra você

Contratar alguém que faça esse trabalho para você talvez seja a opção menos recomendada, pois a longo prazo, sairá mais caro. 

Corre o risco de não ficar do jeito que você deseja e, quando precisar fazer atualizações ou criar novas páginas, é necessário pagar ao profissional novamente.

2) Contratar uma ferramenta própria para isso

Contratar uma ferramenta própria para o serviço é a solução mais simples e de custo mediano.

Existem diversas ferramentas no mercado que trazem templates super completos, onde você só precisa arrastar elementos pra lá e pra cá, além de possuírem dezenas de recursos de persuasão, prontos para uso.

As ferramentas que eu recomendo que você conheça e compre (se achar que é pra você) são as seguintes:

criar lista de email

segmentacao da lista de emails

criar lista de email

3) Instalar um Plugin de Landing Pages no WordPress

Gosto da ideia de instalar um plugin de landing pages no WordPress por ser uma solução bem mais econômica. 

No entanto, é necessário que você saiba usar o WordPress, nesse caso. Existem duas opções, a opção gratuita, e outra premium.

A gratuita é o plugin ELEMENTOR. É bem simples e intuitiva para usar, mas não traz todos os elementos ideais nessa versão, porque eles deixam essas funções disponíveis na paga.

criar lista de email

Mas, caso você vá comprar, eu recomendo o Thrive Architect, que é consideravelmente melhor e mais eficiente que o Elementor. 

O Thrive Architect é o plugin premium e o que eu uso em vários projetos que eu toco, por isso recomendo com segurança.

Vale ressaltar que esse é um programa da mesma empresa que criou o excelente plugin de geração de leads Thrive Leads (que eu também uso rs).

Uma vantagem de comprar este plugin é que o preço é único, diferente das outras ferramentas, nas quais você paga uma mensalidade para ter acesso aos recursos.

Veja abaixo alguns exemplos de landing pages que já fiz com o Thrive Architect:

criar lista de email

Criar lista de email

 

Criar lista de email está fácil agora!

Bom, depois de receber todas essas dicas extraordinárias de como montar uma página de captura irresistível é hora de colocar em prática, criar lista de email e alavancar as suas vendas.

E, para turbinar mais ainda os seus conhecimentos e as suas vendas, preparei um vídeo incrível, recheado de dicas valiosas, no meu canal do Youtube.

Tenho certeza que aplicando tudo o que te passei aqui e também no vídeo, você vai conseguir aquele sonhado lead que precisa para aumentar as vendas.

Ah, e tem mais uma coisa: se você já tem leads e quer melhorar as conversões, deixei um vídeo gratuito no Nitro Lista te ensinando os 7 pilares dos emails que vendem múltiplos dígitos (e nem precisa deixar os seus dados pra assistir). 

Então, depois de criar sua página de captura, vale a pena assistir esse aulão e aproveitar melhor os leads que vierem de lá. Clique aqui para acessar a aula com 7 pilares dos emails de alta conversão!

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