Você tem problemas para gerar mais leads e — por tabela — não consegue aumentar as vendas do seu negócio online?
Fazer sua lista de e-mails crescer de forma qualificada tem demandado muito esforço e, mesmo assim, você tem poucos resultados?
Então, este conteúdo exclusivo de hoje vai ser perfeito para você solucionar este problema.
Nas próximas linhas deste conteúdo você vai descobrir:
- O que são os leads em essência e sua importância em um negócio;
- Como eles podem ser usados para impulsionar vendas de um negócio digital;
- Algumas formas para gerar esses leads, com qualidade, entre outras questões.
Agora, sem mais delonga, vamos começar.
O que são os leads, como conquistá-los e qual a sua importância para um negócio
Os leads são, na perspectiva do marketing digital, potenciais clientes consumidores de um produto ou serviço.
São potenciais porque demonstraram interesse em um certo produto ou serviço, mas ainda não realizaram uma compra.
Ou seja, eles podem ser entendidos como oportunidades de negócio para uma empresa.
Geralmente, os leads são pessoas que se cadastram em uma lista de contato.
Eles fornecem com alguns dados importantes para estabelecer uma comunicação mais próxima, como nome, e-mail e número do celular
E é por essa comunicação que, em algum momento do relacionamento com o lead, será realizada uma oferta de valor.
A qual poderá ser um produto ou serviço da empresa que conquistou este lead.
A importância dos leads está na proximidade de comunicação que estabelecem através do chamado “marketing de permissão”.
Entenda, um lead é alguém que, por exemplo, viu o conteúdo publicado no blog da sua empresa e enxergou valor nele.
Artigos, e-books, infográficos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo, realmente o ajudam e tiram dúvidas pertinentes e relevantes.
E por conta disso, as pessoas decidem se inscrever em sua lista de contatos, para garantir acesso a mais conteúdos de qualidade.
E futuras soluções que você possa trazer para sua audiência.
Por isso, é fundamental trabalhar seu negócio online com o devido cuidado para criar e expandir sempre uma base de leads.
Agora, é preciso saber também que existem leads que estão em um estágio mais avançado na comunicação e na jornada de compra.
Leads qualificados
Os leads qualificados são pessoas que já identificaram qual é o seu problema, e estão em busca de soluções.
Um lead qualificado é alguém que já está disposto a comprar algo para sanar suas dores e tratar seus problemas com um produto ou serviço.
E por isso esses leads qualificados são tão desejáveis para um negócio.
Eles facilitam o trabalho da empresa na comunicação e na realização de vendas.
Como gerar leads em um negócio digital
Agora que você acaba de aprender o que são leads, é hora de darmos um passo à frente.
Você pode gerar leads em uma estratégia de marketing de conteúdo, usando a metodologia Inbound.
Como dissemos no tópico anterior, uma das maneiras de se conseguir leads é por meio de conteúdo de valor disponibilizado gratuitamente.
No entanto, é necessário planejar bem como distribuir esse conteúdo, com o cuidado de obter os dados de contato da pessoa antes que ela receba o conteúdo.
Usando o conteúdo como moeda de troca, é possível conseguir que o visitante de um site forneça os seus dados de contato voluntariamente.
E torne-se assim um lead.
E esse incentivo pode ser feito por meio das chamadas iscas ou recompensas digitais.
Ou seja, se trata de oferecer algo que será de rápida e gratuita aquisição.
Tendo como contrapartida apenas a transmissão de alguns dados de contato.
Um exemplo de recompensa digital muito conhecido são os e-books de um blog, disponíveis gratuitamente em troca de alguns dados.
Esses dados geralmente são nome, e-mail e algumas informações sobre a profissão, que tipo de negócio tem, a graduação, etc…
Agora, é preciso deixar claro que os ebooks não são a única maneira de gerar leads em um negócio.
Você pode usar como recompensa digital uma aula gravada em vídeo sobre um tema pertinente para a sua audiência.
Infográficos, whitepapers e até mesmo podcasts também são formas de recompensa digital eficiente para gerar leads.
O uso de landing pages de conversão também pode ser uma forma de gerar um lead para o seu negócio online.
Também é possível oferecer webinars, templates, ferramentas e séries de conteúdo como recompensas digitais.
Agora, não basta apenas conhecer e aplicar técnicas para gerar leads. É preciso cuidar bem deles; em outras palavras, saber como nutrir seus leads.
Gestão e nutrição de leads: porque fazer e como isso deve ser feito para vender mais em seu negócio
Depois de conseguir formar uma lista inicial de leads, é preciso nutrí-los.
Uma forma de fazer essa nutrição dos seus leads é por meio da entrega de conteúdos exclusivos, periodicamente.
É preciso que seja periódico para que o lead não desanime e desista na jornada de compra.
Um lead precisa ser alimentado para que ele avance nas etapas seguintes dessa jornada.
E deixe de ser um cliente em potencial, e se torne um consumidor dos produtos ou serviços da sua empresa.
E essa nutrição precisa ser feita de acordo com um procedimento adequado.
Quer dizer, não é bom ficar mandando a todo momento um e-mail para os seus leads com conteúdos e ofertas de produtos ou serviços.
Isso pode causar saturação no seu lead, pode parecer pedante demais se mandar mensagens o tempo todo.
Isso pode fazer com que ele desista na sua jornada de compra, da mesma forma como seria caso não fosse nutrido.
E todo esse processo de gestão e nutrição de leads pode ser feito de forma simples e controlada.
Usando ferramentas de automação de relacionamento com seus leads, como o Lead Lovers por exemplo, fica bem mais fácil estabelecer e manter esse processo de nutrição.
Aqui no nosso site, você encontra uma série de conteúdos contando tudo sobre essa ferramenta e como ela pode ser eficaz para o trabalho de gerar e nutrir leads;
Para conferir estes conteúdos é só clicar no link abaixo.
Um comentário
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