Se você é um empreendedor digital, blogueiro, afiliado, ou tem uma empresa que usa a internet para vender…
com certeza já se deparou com um fato recorrente.
Entra ano e sai ano e muitos “gurus do marketing digital” afirmam, sem o menor traço de dúvidas em seus vídeos e artigos, o seguinte:
“O Email Marketing está morto e você precisa desta sacada/estratégia ‘matadora’ para manter suas conversões e vendas…”
E muitas vezes, estas alegações fazem com que vários iniciantes no mercado digital, e às vezes até gente um pouco experiente, abandonem o uso desse poderoso canal de marketing.
O que é um erro potencialmente fatal para os seus negócios online.
No entanto, não basta apenas dizer que abandonar as suas ações de e-mail marketing é um grande erro, é preciso comprovar.
E nas próximas linhas deste conteúdo vou te mostrar em detalhes e com dados reais por que não utilizar esta ferramenta de marketing direto pode ser uma das piores decisões para o sucesso do seu negócio.
Então preste atenção nas próximas linhas desta página e confira.
Primeiramente: por que algumas pessoas afirmam que o email marketing está morto?
Vamos começar esclarecendo o porquê de alguns marqueteiros digitais e “gurus da internet” afirmarem que o e-mail marketing morreu.
E a resposta é, em geral, bem simples.
O email marketing não entregou resultados para a pessoa em questão.
Ela pode ter conseguido prospectar clientes em maior quantidade e facilidade por outros meios.
Como por exemplo, pelo Whatsapp, por uma conta no Instagram, um canal no Youtube, etc…
Essa pessoa também pode ter se aplicado e investido em ferramentas de automação de marketing digital, como a Leadlovers por exemplo, mas não executou corretamente o marketing feito com e-mail.
E por isso, teve poucos resultados em suas conversões e vendas.
Agora, é preciso entender que esses resultados fracos geralmente vem de um uso errado do e-mail marketing.
Como por exemplo, utilizar essa ferramenta com a única intenção de vender, sendo que qualquer marketing digital efetivo precisa de mais do que isso.
E não pelo fato de que o e-mail marketing não seja efetivo.
Muito pelo contrário, essa ferramenta de marketing direto é muito poderosa desde sua criação.
E eu tenho algumas estatísticas e dados importantes que mostram essa força na prática.
O que o email marketing realmente tem a oferecer em resultados: alguns números para “matar” a idéia de que essa ferramenta morreu
Você sabia que, por ano, são enviados mais de 74 trilhões de e-mails?
Para você ter idéia, são mais de 8.445 bilhões de e-mails enviados por hora e mais de 140 milhões de envios por minuto.
E esse número, já monstruoso, faz parte de uma estatística que vem crescendo cerca de 28% ao ano, segundo os relatórios do Communicator Email Benchmark Report.
Só isso já deveria ser capaz de mostrar que o uso do e-mail como ferramenta de marketing não está morto.
Na verdade, muito pelo contrário, apresenta uma tendência de crescimento cada vez maior.
Mas se ainda precisa de mais provas, vamos lá.
A taxa de entrega de e-mails é de aproximadamente 98%, segundo o benchmark do DMA Insight.
De acordo com um estudo do Grupo Radicati, apenas 17,3% desses e-mails são classificados como SPAM.
Já no campo de email marketing, é interessante saber que os e-mails automáticos personalizados possuem uma taxa de abertura 75% maior do que os não-personalizados.
E que 78% dos usuários de equipamentos mobile entre 18 a 44 anos de idade consultam e abrem e-mails de seus aparelhos de smartphone.
Esse último dado é especialmente interessante para quem tem e-commerce.
Pois o número de pessoas que compram por dispositivos mobile em lojas online aumenta a cada ano.
Agora que sabe que o email marketing vive e passa bem, descubra mais razões para não deixar de fazê-lo
Eu acredito que agora você não possui mais dúvidas sobre se o e-mail marketing morreu ou não.
Então vamos passar para um próximo ponto importante.
Que é o de entender por quais razões você não deve deixar de fazer uso desse tipo de marketing direto.
Assim, eu separei algumas delas para mostrar que esse marketing não só vive e cresce, mas que é indispensável para qualquer um que queira aumentar os resultados de seus negócios.
Usar o email marketing não é muito caro
Os serviços de email marketing são plataformas de automatizar e personalizar envios de e-mails.
São também uma forma barata de fazer o marketing da empresa.
Esses serviços não exigem muito do orçamento do negócio destinado para a publicidade e marketing.
É um custo muito menor do que outros serviços de marketing digital como, por exemplo, o Google Adwords.
E ainda tem mais uma vantagem aqui: o email marketing consegue converter e vender mais, com um investimento menor.
Personalização de acordo com a audiência
Quando se cria uma lista de e-mails, é interessante notar que existe um público-alvo e um nicho em vista.
E para comunicar-se melhor com os membros dessa lista, se conectar melhor, é possível personalizar mensagens a serem enviadas por e-mail.
Isso acaba gerando valor para a sua audiência em um nível maior do que com outras formas de marketing direto.
É uma forma mais rápida de trabalhar seu marketing
O email marketing pode ser executado em um tempo proporcionalmente menor do que outras ferramentas e serviços.
O que otimiza o seu tempo para usar outros canais de marketing, ferramentas, ou trabalhar em seus conteúdos e produtos.
Mensuração de resultados
Em marketing digital, ter meios de medir ou não os resultados de suas estratégias pode ser um fator determinante para ter condições para continuar empreendendo.
Agora, isso não é problema ao se fazer uso do email marketing.
Pois é possível utilizar recursos presentes nos serviços de automação de e-mails que medem a taxa de abertura do e-mails, a taxa de cliques nos links enviados nos textos, etc…
Agora, para aproveitar todas essas vantagens é preciso ter um bom serviço de email marketing.
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