“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.” Lao Tsé.
Essa citação ilustra uma curta história no meu tempo de faculdade:
Em 2009, a minha vontade de construir um negócio próprio pela internet me fez entrar “informalmente” no curso de Publicidade da UFF. Digo informal porque, na ocasião, eu era aluno de Cinema desta universidade e eu tinha direito a me inscrever em matérias externas a fim de coletar créditos para a minha formatura.
Então resolvi me inscrever em todas as matérias dos semestres iniciais do curso de Publicidade. A ideia era concluir o curso quando eu me formasse em Cinema. Assim com mais 1 ou 2 anos de estudo eu estaria me graduando em Publicidade (um curso com 4 anos de duração), ganhando tempo.
Tudo estava perfeito. Fiz amigos incríveis, conheci professores fantásticos, mas eu percebi que eu estava no lugar errado. O curso de Publicidade da UFF é uma referência no Brasil em matéria de qualidade, mas ele prepara o aluno para ser um profissional bem sucedido dentro de agências de publicidade
.Epa… não era esse o meu objetivo. Queria ter o meu próprio negócio e não ser preparado para ser empregado. Então percebi que, ao invés de estar ganhando tempo. Eu iria era perder tempo. E deixei o curso para estudar por conta própria. Foi a minha melhor decisão.
E é onde entra o artigo de hoje, pois a base da minha formação começou com a leitura de alguns desses fantásticos livros que trago para você. Os que eu ainda não li estão na minha lista de espera, pois foram recomendados por empreendedores amigos meus de muito sucesso na internet. Vamos a eles:
- Os 8 Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho Esta obra é bastante conhecida e está entre os melhores livros sobre marketing no Brasil. Atualmente o autor (Conrado Adolpho) disponibilizou gratuitamente em uma página, alguns dos conceitos abordados neste livro. Qualquer pessoa pode ter acesso. Só não sei até quando esse material ficará disponível na internet. [+Acesse o Conteúdo Gratuito]
- As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini Na mesma linha do “Previsivelmente Irracional” (que está nesta relação), Cialdini, recorre à metodologia científica para estudar porque pessoas são influenciadas a dizer Sim e mostra na prática as técnicas usadas por grandes influenciadores. É um livro excelente para quem precisa aprender a vender um produto, serviço ou uma ideia. [+Conheça o Livro]
- O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard Conheci Brendon no Youtube, através de ótimas micro-palestras que ele dá. Adorei a sua maneira simples e motivada de ensinar.Num belo dia de sol, descubro que esse individuo é autor de livros! Recomendo fortemente. Para nossa sorte, esta obra já está em português. [+Conheça o Livro]
- A Cauda Longa – Chris Anderson Com um dos livros mais aclamados da geração da web 2.0, Chris Anderson desmistifica o poder da rede, explicando o resultado da ressonância daquilo que você produz na internet.
.
Leitura indispensável. [+Conheça o Livro] - A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres Esse foi um dos primeiros livros sobre marketing digital que eu li.Foi uma excelente preparação para outros estudos que vieram em seguida. O livro de Cláudio é bastante didático, super organizado e com uma visão bem profunda que cada elemento do marketing. Não conheço livro que tenha a melhor base do que esse.. [+Conheça o Livro]
- Inovação: A arte de Steve Jobs – Carmine Gallo Este livro traz 7 princípios simples do “Pense Diferente” que farão você ter uma nova visão de tudo que faz ou PENSA.São ensinamentos inspiradores deste que foi, sem dúvida alguma, um dos maiores gênios da tecnologia no mundo.
[+Conheça o Livro] - O que o Google Faria – Jeff Jarvis Imagina poder aplicar todas as regras ditadas pelo Google no seu negócio?É com essa proposta que Jarvis discursa em seu livro, mostrando como o Google way of Business pode ser interpretado e aplicado em diferentes negócios.
[+Conheça o Livro] - Wikinomics – Don Tapscott e Anthony D. Williams Este é um dos livros mais interessantes desse artigo, pois ele mostra (e prova) um conceito que até há alguns anos parecia impossível: o mercado de colaboração transformando o mundo. É o que eu chamo de socialismo digital. Wikinomics é um dos livros mais importantes sobre o conceito de economia colaborativa e mostra como você fazer MUITO MAIS com a força da coletividade auto-organizada e motivada. [+Conheça o Livro]
- The Writers Journey – Christopher Vogler Você pode estar estranhando esse livro aqui. Mas essa é uma sacada ENORME que estou te dando. A Jornada do Escritor é um livro bem conhecido entre roteiristas e escritores e que é muito importante para quem pretende trabalhar com marketing digital, pois ele te dará uma base fantástica para você contar boas histórias e envolver seus clientes. [+Conheça o Livro]
Se você acha que faltou algum livro nesta relação, por favor diga nos comentários abaixo qual o livro você sentiu falta e porque.
5 comentários
Bom Dia Rafael ! Valeu pelas indicações de leitura direcionado para o seguimento do marketing digital, pra mim esta sendo de grande utilidade, pois estou determinado a absolver cada vez mais esse novo mundo e disposto a pô em prática.
Valeu Rafael chará! Muito bom esse post e vai ser de grande ajuda, pois estou nesse barco navegando rumo a uma vida melhor e próspera! Abraços.
Rafael, seu blog seus posts estão cada vez melhor, realmente tem sido de uma relevância grande !!! Sou fâ de carteirinha das suas publicações.
Obrigado amigo e Sucesso !!!
Pow leke, se ta se superando a cada artigo! E me criando bons problemas, pois minha lista de livros pra ler esse ano deu uma engordada bacana hehhehe. Parabéns leke abração.
[…] antes é bom que você saiba que livros de marketing estão longe de serem livros de […]