Quando temos uma ideia, não imaginamos como criar um plano de negócios seria uma das primeiras coisas que devemos pensar.
Por isso, hoje falarei sobre um tema diferente do que você está acostumado a ler aqui.
Aliás, é bom que você saiba que marketing é uma ferramenta inerente à gestão. Logo, falarei de vez em quando sobre assuntos ligados à gestão de negócios.
Enfim, quero começar essa conversa fazendo uma pergunta a você…
… A sua empresa tem um plano de negócios?
Se não tem, é bom começar a se preocupar com isso…
Existe uma estatística bastante conhecida do SEBRAE onde diz que 90% das empresas quebram em seu primeiro ano de vida.
E, das que sobram, 95% quebram nos próximos 2 anos de vida.
O que você acha que isso significa?
Que montar um negócio é muito difícil? Não necessariamente.
Isso mostra que falta PLANEJAMENTO ao se montar um negócio. Quando você não planeja, você não consegue prever movimentos do mercado, não consegue estabelecer um negócio sustentável etc.
Bom, e o que é um Plano de Negócios?
O plano de negócios é o que eu chamo de espinha dorsal da uma empresa.
É um documento onde você reúne o seu objetivo, metas, missão, produtos, publico-alvo, parceiros e fornecedores, estudo de mercado e da concorrência, plano financeiro e de marketing.
É uma espécie de bússola que orienta a suas decisões estratégicas.
Muitos não sabem, mas é possível ter mais de um plano de negócios para a sua empresa.
Você pode ter um plano de negócios geral e, ao passo que a sua empresa vai se consolidando, você pode criar planos específicos para novos produtos.
No entanto, se você fizer uma pesquisa no Google, vai encontrar um monte de modelos de planos GIGANTES e COMPLEXOS.
Não é isso que eu quero ensinar para você hoje.
Como Criar um Plano de Negócios Simples de 1 Página
O que eu vou te mostrar é como criar um plano de negócios simples e prático, que permita, em apenas 2 minutos, mostrar todo o seu negócio, com organização e fluidez. Em apenas 1 página.
Esse conceito é conhecido como Bussiness Model Canvas e serve para traçar um panorama prático e sem muito detalhe sobre o seu negócio. Veja um exemplo:
Este método de construção de um plano de negócios especifica os elementos-chave do seu negócio, que são:
1) Valores Propostos (Offer)
Onde você define qual é a missão da sua empresa e quais são os valores que você quer passar aos seus clientes.
Aqui você também insere a oportunidade que a sua empresa pretende explorar e define qual é o seu produto, ou o conceito dele.
2) Público-Alvo (Customer Segments)
Aqui você define qual é o seu público-alvo e quais são os avatares (perfis) dentro desse público.
Exemplo: Público-alvo: Universitárias. Perfil 1: Estudantes que são mães, trabalhadoras, na cidade do Rio de Janeiro.
3) Relacionamento com Cliente ou Vantagens Competitivas (Customer Relationships)
Neste espaço você pode optar por um ou pelo outro. Depende do seu negócio.
Na primeira opção, você define como irá se relacionar com seus clientes (e-mails, seminários, palestras, Facebook…).
Já na segunda opção, você define quais são as vantagens competitivas que o seu negócio tem no mercado que deseja entrar.
4) Canais (Channels)
Este item define os canais que você usará para fazer o seu negócio. Ou seja, usará o seu próprio site ou um site de terceiros para vender o seu produto, usará o telefone para vender e se relacionar com seus prospectos e clientes etc
5) Parceiros e Fornecedores (Key Partners)
Quem serão seus parceiros dentro do negócio? Você terá fornecedores? Aqui você precisa listar cada um desses parceiros e fornecedores que o seu negócio terá.
6) Atividades-chaves (Key Activities)
Certamente o seu negócio terá uma ou outra atividade fundamental para que tudo funcione e entre dinheiro na empresa.
O que é? Criação de websites, compra de artigos no mercado chinês e venda no mercado brasileiro, fabricação de sapatos…
7) Recursos-Chaves (Key Resources)
É o elemento fundamental da sua empresa.
A engrenagem.
Pode ser a equipe de vendas, os equipamentos para a fabricação de sapatos…
8) Modelo de Negócio ou Monetização (Revenue Streams)
Quais são as formas de ganhar dinheiro ou de ganhar mercado que a sua empresa tem?
Pode ser revenda de eletrônicos chineses, venda de sapatos no atacado, plano de assinatura de internet banda larga, ou até mesmo um serviço grátis, desde que esse “grátis” faça parte da sua estrategia de adquirir mais clientes para um outro serviço pago.
Obs: Vale dizer que aqui você não está preso a apenas 1 modelo de negócios. Sua empresa pode ter várias formas de ganhar dinheiro.
9) Estrutura de Custos (Cost Structure)
Quanto custa toda essa brincadeira? Relacione cada despesa que serão necessárias ao funcionamento do seu negócio.
Exemplo de como criar um Plano de Negócio Canvas
Olhe na imagem abaixo um exemplo de plano de negócios:
Bom, com essas dicas, você já tem condições de planejar (ou re-planejar) o seu negócio.
Agora aqui vai a dica final:
existe um site que te ajuda a criar um plano de negócios no esquema Bussiness Canvas Model. E o melhor: ele é de graça!
É o LeanStack – https://leanstack.com/is-one-page-business-model
Uma outra dica é baixar o APP gratuito do SEBRAE para criar facilmente Planos de Negócios de 1 página (o Business Canvas). Procure na Play Store ou na Apple Store por Sebrae Canvas.
Bom proveito e até a próxima semana.
5 comentários
Obrigado, sou inventor independente.
gostei da apresentação deste plano mais eu pretendo ter um plano de negocio de venda de bebidas ou seja de cerveja agua mineral e outros um pequeno armazém eu estou em angola
Elisangela, você pode aplicar o Bussiness Model Canvas para qualquer negócio, inclusive para o seu de venda de bebidas. Experimente pensar o seu negócio dentro do seu modelo. Ficará bem mais fácil.
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