O que é Storytelling e como ele pode aumentar suas vendas?

storytelling

A contação de histórias é uma prática milenar (e poderosa!) para envolver pessoas na transmissão de uma mensagem.

Foi assim que o ser humano aprendeu a aprender. Ou seja, é como começamos a absorver e passar conhecimento adiante.

Mas o que é storytelling? Você sabe dizer?

É a arte de gerar relevância para um determinado assunto, tema, pessoa, serviço ou produto…

… fazendo uso desse conceito milenar de contarmos história uns aos outros.

Nesse artigo, além de mostrar para você o que é storytelling.

Vamos te mostrar como você pode usar algo aparentemente tão simples como uma forma de divulgação poderosa para a sua marca.

Quando entender o que é storytelling, com certeza você vai querer mergulhar de cabeça nesse universo.

E no final desse artigo você terá uma oportunidade imperdível de fazer um curso gratuito para aprender a usar essa estratégia.

Então mantenha sua atenção nas próximas linhas, e descubra!

A história da história

Muito embora você saiba o que é história, você sabe me responder a primeira pergunta deste artigo: você conhece a história da história?

Muito mais do que saber o que é storytelling, é fundamental que saibamos o que é história.

Afinal, o primeiro passo de quem trabalha com storytelling é entender muito sobre ela.

O termo história deriva-se das palavras “sabedoria” e “conhecimento”.

Ou seja, quem conta história detém determinado conhecimento, e com isso gera notoriedade ao que é transmitido.

Não há um registro específico da primeira história contada na humanidade.

E os relatos de conhecimento público caminham com a história da comunicação.

Homens das cavernas se comunicavam com pinturas rupestres.

Posteriormente surgiram os hieróglifos e a comunicação, tanto oral, quanto escrita, evoluiu com o tempo e chegou até o que é storytelling.

O que é storytelling?

storytelling

Basicamente, storytelling é a prática de informar e vender uma ideia contando uma história.

Sabendo que o ser humano nasce instintivamente com a capacidade de prender-se a histórias, é possível para uma empresa ou marca utilizar-se disso para apresentar e vender o seu produto ou serviço.

A ideia central sobre o que é storytelling está justamente em fazer o seu público envolver-se na história.

Envolver-se de tal forma com ela que buscará fazer parte da mesma, e você o dará essa condição.

E é aí, na hora de fazer parte da história, que o storytelling trabalha com a principal arma de toda comunicação: a emoção.

O intuito é utilizar-se das palavras como matéria-prima para criar o gatilho emocional.

Gatilhos emocionais

storytelling emoção

Você sabe porque somos tão envolvidos por histórias?

Esse envolvimento dá-se justamente pelos gatilhos emocionais.

Nós, seres humanos, somos movidos por emoções, que vão além da nossa racionalidade.

Ou seja, dificilmente percebemos quando os gatilhos emocionais são ativados em nós.

E quando falamos sobre emoções, não estamos falando de um determinado sentimento…

… mas sim de nossa capacidade de nos despertarmos emocionalmente em diversas esferas: alegria, tristeza, raiva, humor etc.

Os gatilhos emocionais variam da pessoa que tem contato com a história.

O que significa que para uma empresa usar o storytelling como ferramenta de divulgação ela precisará conhecer muito bem o seu público-alvo.

Afinal, ela precisa saber como ativar a emoção certa para prendê-lo e levá-lo a uma ação.

Quando um bom storytelling leva o seu público a fazer algo, na prática, quer dizer que o trabalho foi um sucesso.

A audiência que recebe

A sua audiência é o público que irá ouvir ou ler a sua história.

O público é uma peça-chave para que você entenda o que é storytelling. É nele que você deve pensar o tempo inteiro.

Por isso que você precisa conhecer muito bem o seu público.

Primeiramente, a história a ser contada precisa gerar uma empatia com ele.

Quando você conhece o seu público na prática, saberá qual é o perfil predominante dele.

Por isso é importante saber analisar os feedbacks desse público.

E até mesmo usar as redes sociais para estreitar o relacionamento com o seu público e conhecê-lo bem.

A partir do momento em que você sabe o que chama a atenção do seu público, então você cria seu storytelling.

Isso vai trazer um primeiro impacto a ele. Aí, o próximo passo é pensar em como prender a atenção dele.

Muito embora o assunto gere uma empatia com o seu público, ela não vai se sustentar por muito tempo se você não o prender.

Só até aí, então, foram ativados dois gatilhos emocionais: da empatia e da atenção.

Mantendo o seu público envolvido com a história, a cartada final está no último gatilho: a chamada para a ação.

É aí que você vai depender muito do conhecimento do seu público.

A emoção que será despertada no decorrer até o desfecho da história é o que irá direcionar a ação do seu público.

O sucesso do storytelling

Você quer saber o que é storytelling na prática? Então leia romances e veja filmes.

Quando você começar colocar em prática as técnicas de storytelling em seus conteúdos, você vai começar antever as situações dos grandes filmes de heróis da Marvel e D.C, por exemplo.

Com dissemos antes, histórias mexem com emoções. E o cinema é uma indústria de sucesso que nos prende justamente nisso.

Agora, juntar o seu conhecimento empresarial com a capacidade de contar histórias envolvendo o seu público, não é perfeito?

Você vai mostrar à sua audiência quem ela é, num universo que ele ainda não notou que se encontra.

Vai mostrar uma série de problemas que o impedem de romper determinada fronteira…

… mas dará uma solução (que geralmente o seu produto ou serviço).

E no final, a sua audiência será impactada por uma emoção de colocar essa solução em prática o mais rápido possível.

Seja um grande contador de histórias

Forrest Gump storytelling nerd rico

Agora, você deve estar empolgado para ver filmes e ler romances de formar a lhe ativar a habilidade de contar histórias, né?

Saiba que  não é da noite para o dia que você se tornará um grande contador de histórias em prol a sua marca.

Essa habilidade exige atividades práticas constantes.

Basta saber quais são essas práticas para você começar a treinar.

Para te ajudar com isso, estamos disponibilizando um curso gratuito sobre storytelling.

Se você realmente ficou interessado no tema e acredita que essa estratégia tem tudo para gerar resultados para a sua marca, garanta logo a sua vaga neste curso.

Preencha o formulário abaixo e faça parte do nosso time de contadores inteligentes de história.

➥ Quero fazer o curso gratuito de storytelling:

[thrive_leads id=’8977′]

Entre para a Discussão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR

COMPARTILHE ESTE POST

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Artigos Relacionados

dicas de trafego pago

10 Dicas de Tráfego Pago Para Infoprodutores Que Você Nunca Ouviu Falar

Neste artigo, fornecemos algumas das melhores práticas para ajudar você a impulsionar o crescimento do seu negócio online com dicas de tráfego pago. Desde a escolha da plataforma de anúncios correta até a criação de anúncios atraentes e otimização de landing pages, essas dicas podem ajudar você a obter o máximo de retorno sobre o investimento em publicidade online.

logo nerdrico fundo escuro-alpha

Criada em 2010, a Nerd Rico é uma das marcas pioneiras do novo marketing digital brasileiro, reconhecidamente uma das empresas mais criativas e com um dos melhores históricos de conversão da internet.

Copyright 2024 © Nerd RICO