Talvez você não saiba, mas ser confiável é essencial para se manter um bom relacionamento com seus clientes e com a sua lista.

Agora é importante que você conheça a sutil diferença entre você achar que é confiável e realmente transmitir confiança às pessoas.

Mas antes de te mostrar isso, quero que você conheça uma história que vai fazer você entender como isso funciona.

Bem, ontem eu estava parado em frente a casa da senhorita Nerd Rico, quando fui rendido por 4 assaltantes, que levaram o nerdcar e o meu estimado iPhone 4s.

Mas não se preocupe, estamos bem.

O fato é que hoje, passei o dia executando a rotina de um pós-assalto (bloquear telefone, ligar para seguradora, delegacia…).

No entanto, o que mais me preocupava era o iPhone. Ele tinha tudo meu lá. Acesso às redes sociais, anotações, fotos, acesso a e-mail, meus contatos etc.

E agora tudo isso estava em posse de bandidos. Que vontade eu tive de voltar no tempo e “formatar” o aparelho antes de entregar ao bandido.

Só que isso, por enquanto, não é possível.

Aí a magia da Apple bateu à minha porta. Eu lembrei que o iPhone é capaz de ser bloqueado remotamente e ou formatado. Gente, era tudo o que eu queria!

Mas como fazer isso? Eu não sabia.

Fui a Google, tentei fuçar sozinho o iCloud, mas tudo sem sucesso.

Até que eu decidi acionar o suporte da Apple e tentar a sorte. Pensei: será que funciona?

Peguei o telefone e disquei pra lá. 8 minutos de espera e um atendente bastante descontraído e normal me atendeu (sim, porque a gente sempre espera uma pessoa chata e robótica como atendente).

Era o Lucas. Era como se eu tivesse ligado para um amigo que manjasse muito de iPhone e ele me orientasse até eu resolver o problema, com empatia e informalidade.

E foi o que aconteceu. Bastaram 6 minutos para o atendente resolver o meu problema, me dar dicas de uso e me ajudar a não apenas bloquear o aparelho, mas também a formatar tudo que estava lá dentro.

Nenhum vestígio do Nerd Rico sobraria naquele iPhone.

Olha que massa! O Lucas ganhou a minha confiança. Consequentemente, a Apple ganhou ainda mais a minha confiança, pois me livrou de uma dor de cabeça enorme!

Afinal, se você já foi assaltado e teve seus dados pessoais roubados, então você sabe o que é viver tenso, sem saber se terá a sua conta corrente violada, o seu cartão de crédito usado, ou ter parentes seus recebendo ligações dos bandidos.

Aí aconteceu a segunda mágica da Apple. Todos (eu disse TODOS) os meus dados: as minhas fotos, contatos, agenda, jogos salvos, aplicativos, enfim, TUDO que eu tinha naquele iPhone, está guardado no iCloud (serviço de armazenagem em nuvens gratuito da Apple).

O iCloud é um serviço que funciona de forma automática no seu aparelho, fazendo backup a todo momento de tudo o que você tem num disco protegido só seu na internet. E que eu posso recuperá-lo a qualquer momento.

Basta eu comprar um novo iPhone e tudo que eu tinha no velho aparelho estará são, salvo e restaurado em questão de minutos no meu novo aparelho.

Aí eu te pergunto: depois de tudo isso, você acha que algum dia eu vou me animar a ter um telefone que não seja da Apple?

Isso é o que eu chamo de poder da confiabilidade. Se você conseguir passar confiança para o seu cliente, ele nunca mais te trocará por outro.

E não pense você que a Apple faz isso com a gente porque ela é  toda poderosa. Você também pode fazer isso dentro do seu negócio, dentro da sua lista, se souber entregar o que seus prospectos/clientes esperam de você.

E o que eles esperam? Que você resolva seus problemas sem dificuldades.

Essa é a única maneira de você ser confiável aos olhos do seu cliente. Se você se diz confiável, mas está olhando só para o seu umbigo, então você estará sendo confiável apenas PARA VOCÊ.

E lembre-se: não é VOCÊ que põe dinheiro no seu negócio. São seus clientes.

Então, a minha mensagem de hoje é essa: Seja confiável aos olhos do seu cliente. Resolva seus problemas com empatia e simplicidade.

Fazendo isso, você verá o poder da confiabilidade operando bem debaixo do seu nariz.

Se você gostou do texto de hoje e quer deixar a sua opinião, eu te convido a deixar a sua mensagem aqui embaixo, na zona de comentários.

Até a próxima!

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39 comentários

  1. Confiabilidade tem a ver com conhecimento daquilo que você abraçou para se tornar sua ferramenta de trabalho. Quanto maior o conhecimento melhor preparado cada um estará para solucionar os problemas relacionados ao seu empreendimento.

  2. Rafael, mto boa a sua matéria.
    Realmente a confiança do seu cliente é tudo no seu negocio. Cliente que confia é cliente fidelizado.
    E apenas fazendo um acrescimo, eu costumo dizer que o meu maior produto é o meu atendimento.
    Devemos pensar nisso.

    Abraço

  3. Rafael, isso foi uma licao muito boa e que de fato faz parte da minha realidade. É exatamente o que eu faco com meus clientes. Mas nesse momento que vos falo, coincidencia ou nao, ocorreram situacoes que eu meio que desapontei as espectativas do meu cliente. Estou tentando ao maximo contornar a situacao e ja planejando algo q eu possa oferecer “a mais” pra meio que me “redimir” com o cliente. Temos um lema na empresa que nao queremos apenas agradar o cliente mas sim maravilha-lo (se é que essa palavra existe) com os nossos servicos!
    Alguma nerd-dica para tal situacao?

  4. Espero que tudo esteja bem com a família Nerd.

    A dica de hoje caiu que nem ginjas para meu novo projeto! Obrigada Rafael Nerd. Mas a dica que tirei do seu post de hoje não é a que você escreveu… desculpe-me lá isso. É muito importante a que você escreveu sim!!! Mas a que EU recebi foi outra:
    Não importa as contrariedades, você cumpre o que promete! Você é de confiança!

    Obrigada pela lição e por estar aqui para nós. Sem a desculpa, oje não escrevo porque afinal fui assaltado e …

  5. Um fato não tão semelhante, porém, mostrou o poder da confiabilidade.
    Vendi um imóvel para um cliente. Foi necessário uma espera de noventa dias para que ele movimentasse sua conta bancária, e assim comprovasse sua renda. Durante este período eu ligava quinzenalmente para o proprietário, informando nosso acompanhamento da evolução dos depósitos e saques do cliente. No dia que enviamos toda a documentação para o banco, tivemos uma surpresa. Crédito negado. O cliente omitiu uma compra de um carro que comprometia sua renda.
    Em outras circunstancias o proprietário teria executado a mim e a imobiliária em praça pública.
    Porém o fato de eu ter contato com ele rotineiramente, mostrou que a culpa não era minha nem do escritório.
    Confiabilidade, se mostra por gestos, atitudes e até pelo silêncio.

    Um abraço,
    Ivanor

  6. Corretíssima a sua colocação e vale a máxima, faça para os outros em dificuldade o que for possível, tal qual você gostaria de receber se fosse com você.

  7. fique feliz pois neste momento tenho que mostrar a um grupo de amigos que sou confiavel. eu montei uma rifa que nao deu muito certo.mais tenho certeza que com esta minha atitude terei total transparencia de minhas intençoes .e como se fala popularmente e melhor perder um pouco mais ter a certeza de na frente avitoria e certa.um grande abraço

  8. Realmente a Aple é uma empresa diferenciada e a confiança é um bem que se conquista através de um processo, uma relação de respeito a palavra dada, seja ela pessoal, profissional. Devemos cuidar com muito carinho, pois uma vez perdida fica muito difícil readquiri-la.
    Fico feliz em saber que você está bem.
    Abraços.

  9. MUITO INTERESSANTE O SEU DEPOIMENTO DESSA INFELIZ EXPERIÊNCIA,MAS QUE VALEU PELO LADO BOM DE TODAS AS SUAS INFORMAÇÕES ARMAZENADAS NO SEU IPHONE DA APPLE ESTA GUARDADO, PELA QUALIDADE DO PRODUTO QUE VOÇÊ ADIQUIRIU E ISTO LHE TROUXE A CONFIABILIDADE DESTE PRODUTO QUE SALVOU ESSAS INFORMAÇÕES TÃO IMPORTANTE PARA SEU NEGÓCIO E VIDA PESSOAL.

  10. Realmente é uma ótima lição, embora eu não goste muito da Apple parece que o sistema em nuvens veio para ficar e os que não se adaptarem a isso vão ficar para trás.

    Ótimo artigo Rafael, seu blog é muito bom, parabéns.

  11. É isso aí Rafael. Confiança e capacitação estão ligados. E aí a Apple deixa também a lição da importância do investimento em treinamentos. Um atendente extremamente capacitado deu a você a confiança necessária para continuar com a marca! Que bom que nada de mais grave aconteceu com vocês!

  12. Gostei muito da matéria, fico feliz quando alguém do outro lado se propõe em nos ajudar. Muito obrigado

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