O Poder da Antecipação nos Negócios

Descubra como a antecipação é uma das mais poderosas técnicas de vendas que existe. E saiba qual empresa brasileira faz isso na sua cara e você nem percebe.

Neste artigo, eu quero te mostrar a importância que tem a antecipação quando você precisa lançar algo importante para  sua audiência.

Quero te mostrar como ela é capaz de potencializar os resultados de qualquer ação que você faça dentro do seu negócio.

Mas antes, uma breve história…

Maio de 2013…

Em maio de 2013, eu estava indo para a minha segunda participação em campanhas de lançamento como afiliados.

Era estreante e essa segunda campanha era enorme. Reunia grandes nomes do marketing digital, como Conrado Adolpho, Rogério Job, Victor Damásio, João Pedro do Hotmart entre outros.

Nessa campanha, eu acabei surpreendendo a todos, pois fiquei entre os 10 melhores vendedores (feito super difícil).

Entrei no radar do Erico Rocha e gerei mais de R$ 12.000,00 de comissões em 3 semanas de campanha.

O detalhe que chocou todo mundo foi quando eu relevei que a minha lista, que gerou esses R$ 12k de comissões pra mim, tinha apenas 348 pessoas.

Óbvio que todo mundo queria saber tim tim por tim tim tudo o que eu havia feito para chegar nesse resultado.

Afinal, se existia uma estratégia que gerava R$ 12k em 3 semanas numa lista de 348 pessoas, o que essa estratégia seria capaz de gerar numa lista de 1.000 pessoas? De 3.000? de 5.000?

Mas eu não revelei tudo. Na verdade até hoje eu nunca revelei exatamente o que eu fiz. Passo a passo. Ninguém sabe.

Mas hoje, eu vou abrir pra você apenas um elemento que eu eu usei nesta campanha. Um elemento que trouxe muito poder à minha oferta.

E esse elemento é a ANTECIPAÇÃO.

O Poder da Antecipação

A antecipação não é um segredo. Mas muita gente não sabe usá-la.

E pra você entender bem o que é isso, eu vou te dar o exemplo da empresa que mais usa a antecipação para vender seus produtos: a poderosa Rede Globo.

Sim, ela mesmo. Você não percebe, mas ela faz isso O TEMPO TODO com você, caro espectador da toda poderosa.

O produto onde ela mais explora a antecipação é a novela. Vamos analisar isso:

Sempre que uma novela está para estrear, tipo 3 semanas antes, a Globo começa a criar a antecipação, fazendo as chamadas na TV com flashes da próxima novela e apresentando alguns personagens centrais.

Até aí tudo bem, pois isso é fácil de identificar como antecipação. Afinal é uma propaganda direta.

Aí caminhamos para a 2ª semana antes da estreia. Podemos observar que alguns programas da Globo começam a falar do assunto que será tema da novela.

O Exemplo de Salve Jorge

Exemplo, a novela “Salve Jorge” tratou do tema “exploração sexual de brasileiras na Turquia”.

Aí, há duas semanas da estreia, o Globo Reporter fez um programa especial sobre exploração sexual de mulheres no exterior.

O Jornal Nacional arrumou um jeito de incluir, em sua pauta, notícias relacionadas a isso também.

Já um outro programa resolveu falar das belezas da Turquia (veja você que conveniente rs).

Programas de esporte começam a falar dos times da Turquia etc

Faltando uma semana para a estreia, a parada fica mais agressiva.

Os comerciais sobre a novela se intensificam, os programas que antes falavam do problema da exploração (tipo o JN) agora já fazem uma chamada direta e pessoal (vide William Bonner) para que as pessoas assistam ao primeiro capítulo da novela, que irá ao ar no dia tal.

Nos programas de variedades, tipo VideoShow, Esquenta (esse, graças a Odin, acabou!), Altas Horas etc, adivinha quem são as pessoas convidadas para participar?

Acertou se você pensou: os atores da novela que vai estrear.

Exatamente isso.

Os atores aparecem para as pessoas irem se acostumando com eles. Para lembrarem daqueles atores que estão mais afastados da TV e, óbvio, para eles falarem um pouco sobre seus personagens.

Tudo isso, de forma encadeada, cria uma antecipação brutal nas pessoas. Até mesmo aquelas que não são fãs de novelas, ficam com vontade de ver os primeiros capítulos para poder ver tudo aquilo que lhes foi antecipado acontecer na trama.

É por isso que o episódio de estreia das novelas bate sempre as mais altas taxas do ibope (audiência televisiva).

Esse é o verdadeiro poder da antecipação

E você pode e deve usar essa tática em seus lançamentos próprios ou como afiliados.

Ou, simplesmente criar antecipação para um email importante que você pretenda enviar para sua lista.

Foi o que eu fiz na tal campanha dos R$ 12.146,00 em 3 semanas.

Gerei antecipação por 2 semanas, antes do primeiro vídeo de pré-lançamento (que também é uma antecipação) ser liberado pelo produtor.

E o resultado dessa minha campanha foi isso aqui:

erico rocha e nerd rico - vitoria da antecipação

Eu explico em detalhes o que eu fiz nesta campanha bem sucedida e em outras campanhas, no DigFlix, que é a minha comunidade de empreendedores digitais. Mais informações sobre ela aqui:

SAIBA MAIS SOBRE O DIGFLIX

Antecipação na Prática

Existe um treinamento, dentro do DIGFLIX, onde eu mostro passo a passo tudo o que eu fiz para gerar mais de R$ 12.000 em comissões (R$ 52.000 em vendas) como afiliado iniciante, promovendo para uma lista de apenas 248 pessoas.

Esse treinamento já foi vendido por R$ 297 e hoje não está mais disponível para venda ao público. :/

MAS…

… se você for um assinante do DIGFLIX, então poderá acessar livremente este treinamento e conhecer tudo o que eu fiz para atingir este resultado em apenas 3 semanas.

Se você ainda não for assinante do DIGFLIX, então entre para a lista de espera para aguardar uma nova oportunidade para entrar para a comunidade e ter acesso a este treinamento e outras dezenas de treinamentos e orientações essenciais para você se tornar um expert no mercado digital.

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51 comentários

  1. Rafael,
    Uma brilhante comparação do Poder da Antecipação. Vou falar que seu texto foi o melhor que já li sobre o assunto e melhor ainda ver o efeito DUPLO: despertar desejo pelo seu curso e já trabalhar a antecipação para o que vai acontecer daqui a exatas 3 semanas!
    Um abraço,
    Bruno Juliani.

    • Grande Bruno, que bom te ver por aqui! Obrigado pelo reconhecimento. Foi um momento de boa inspiração. E vem lançamento por aí. 🙂 Abraço!

  2. O exemplo que você deu da Globo é bem perceptivo. Há anos que não vejo TV, mas deu pra lembrar a bem orquestrada estratégia que eles usam há anos. Lembro como minha mãe ficava vidrada em todos esses acontecimentos, novela após novela, sem se dar conta. O método é muito eficaz. Você é muito inteligente. O que eu quero mesmo dizer é que você usa bem, exercita bem sua inteligência e ela fica bem aguçada, bem dotada Muito obrigada por compartilhar.

    • Oi Celeste, pois é. Crescemos recebendo essas antecipações. Mas nunca percebemos. Obrigado pelo comentário!

  3. Rafael “Nerd Rico”, pode acreditar, não perco nenhum dos seus artigos, porque sempre me inspiram e me dão dicas valiosas. Desse jeito, vai ser muito difícil não adquirir o seu curso. Aliás, como estou começando no MD, como afiliado e também com meu primeiro produto, acredito que será muito útil para o meu trabalho. Abraços e sucesso!

  4. Muito interessante esta tecnica do poder de antecipação, estou ainda engatinhando no mercado online e espero aprender muito com você.

  5. Adorei , está muito bem explicado e exemplificado. Mas diga-me o poder da antecipação também funciona para vender produtos de afiliados sem ser em lançamentos?
    Muito Obrigado

  6. Wow, feitos impressionantes e muito legal a dica, Rafael!
    Mais bacana ainda é ver que você realmente coloca em prática tudo o que ensina.

    Ou seja, além de aprender com os seus conteúdos em si, também dá pra aprender muito observando como você põem tais ensinamentos em prática.

    Um abraço!
    Fábio Escanfella

    • Oi Fábio, pois é, de que adianta falar e não fazer? Tenho que dar o exemplo. Obrigado pelo comentário!

  7. Excelente (Rafael) Nerd Rico! E ainda mais que estou perto das semanas de pré lançamento do Conaedfipe e tantas coisas acontecendo no Brasil que você me deu uma excelente idéia para criar antecipação para o congresso. Você sempre com “Grandes DICAS”.
    Obrigada amigo.

  8. parabéns pelo seu conteudo , sempre com novidades , mas percebo que seus artigos são mais voltados á afiliados e produtores com uma certa experiencia , tu tens materiais pra pessoas que estão começando nesse mercado digital ?

  9. `É, diz o ditado, quem chega na frente, bebe agua limpa. Achei de muita competência seu trabalho, e meresceu o resultado. PARABENS. Sempre leio o q vc escreve, acho exelente seus conteudos.

  10. Parabéns Rafael ótima sacada e continue postando um pouco mais dos seus conhecimentos para nós que somos novos no ramo é de suma importância conteúdos ricos como os seus.
    Abraço e sucesso

  11. muito interessante, mas como saber quando um curso bom vai ser lançado? como saber qual o melhor curso? e qual o custo desse investimento? muito boa a a tática parabéns!

  12. O horário nobre, na verdade, é o horário rentável. Décadas e décadas de novelas que, menos que entreter, vendem. Todo mundo tem sua fórmula de gerar dinheiro e esta é a maneira das redes de televisão. Centenas de milhões de pessoas assistem comerciais diariamente, achando que a finalidade primária da TV é entreter. Realmente as redes televisivas são grandes mentores de marketing a que devemos prestar muita atenção.

  13. Muito interessante. Cada dia que passo aprendo mais. São tantas novidades que ao mesmo tempo que aumenta meus conhecimentos sobre o assunto também aumenta o número de assuntos a ser conhecido.

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